05/04/2024 às 17:16

EnCena: Inscrições abertas para projeto sobre educação fiscal

De 8 a 28 de abril, professores e estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública podem se candidatar

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

As inscrições para o novo projeto do Programa de Educação Fiscal do Distrito Federal, o EnCena, começam na segunda-feira (8) e vão até 28 de abril. O público-alvo são professores e estudantes do 4º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Nesta edição, o programa será levado a 100 escolas da rede pública.

O projeto é fruto da parceria das secretarias de Economia e Educação, além da Controladoria-Geral do DF (CGDF) e da Receita Federal. “Com um enfoque voltado para o estímulo à cidadania fiscal, o protagonismo estudantil e o desenvolvimento artístico, o Projeto Educação Fiscal EnCena representa um compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, democrática e participativa”, avalia o professor Diego Wannucci, membro do Grupo de Educação Fiscal do DF.

Arte: Seec-DF

Segundo ele, o projeto reforça a prática da cidadania. “Ao capacitar estudantes e professores para serem agentes de mudança em suas comunidades e promover uma cultura de responsabilidade fiscal, este projeto está preparando as futuras gerações para os desafios, oportunidades e transformações da nossa sociedade”, complementa.

De acordo com o regulamento publicado no site da Secretaria de Economia, a proposta pedagógica integra um aplicativo gamificado, mídias digitais, produção audiovisual, capacitação de professores e uso de metodologias ativas para gerenciamento dos processos de ensino e de aprendizagem.

“Nosso objetivo é levar a educação fiscal para os estudantes de uma maneira leve e lúdica, aproveitando assuntos do dia a dia em sociedade”, explica uma das coordenadoras do projeto, Celeste Gusmão, servidora da Assessoria de Educação Fiscal.

Entre os objetivos descritos estão o de estimular o interesse da comunidade escolar em conteúdos fiscais por meio do uso interativo de ferramentas tecnológicas; incentivar a cidadania; e desenvolver os conteúdos da Educação Fiscal de forma lúdico-pedagógica.

As escolas interessadas em participar podem se candidatar por meio deste link.

*Com informações da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF)