06/04/2024 às 19:34, atualizado em 06/04/2024 às 19:56

Campanha de combate ao assédio e à violência é destaque na final do Candangão

Iniciativa do GDF, “É Direito Delas Dizer Não” estava presente nos uniformes dos jogadores de Ceilândia e do Capital, que disputaram a final do campeonato. No campo, o Ceilândia venceu nos pênaltis e levou a taça

Por Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

A final do Campeonato Brasiliense de Futebol de 2024, o Candangão, neste sábado (6), entre Ceilândia e Capital, foi marcada por uma importante ação do Governo do Distrito Federal (GDF). A campanha da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), que visa combater a violência e o assédio contra qualquer cidadão, entrou em campo e os slogans da iniciativa foram estampados nas mangas dos uniformes de todos os jogadores.

“Ver os atletas dos dois times entrarem em campo com o selo é uma confirmação de que estamos no caminho certo com nosso trabalho. O assédio, o preconceito e outras formas de violência são inadmissíveis e isso foi evidenciado no gramado do estádio de futebol da capital do país”

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

Para a titular da Sejus, Marcela Passamani, essa iniciativa é uma forma de dar visibilidade à campanha e demonstrar que a conscientização e o respeito devem estar presentes em todos os espaços. “Ver os atletas dos dois times entrarem em campo com o selo é uma confirmação de que estamos no caminho certo com nosso trabalho. O assédio, o preconceito e outras formas de violência são inadmissíveis e isso foi evidenciado no gramado do estádio de futebol da capital do país”, destaca Passamani.

A campanha de conscientização foi possível com a parceria do Banco de Brasília (BRB), patrocinador oficial do campeonato.

Pedro Bambu, capitão do time do Ceilândia, aponta a campanha da Sejus em destaque na manga da camisa | Foto: Jhonatan Vieira/Ascom Sejus-DF

A campanha tem como objetivo combater o assédio, a importunação sexual e a violência em todas as áreas e espaços do Distrito Federal. De acordo com a pasta, a ideia é romper com o ciclo de violência e promover a conscientização sobre os direitos. A Sejus planeja realizar ações em diversos eventos da capital para ampliar a discussão e dar visibilidade à campanha, inclusive participando do show do DJ Alok no aniversário de Brasília.

Candangão

No campo, a final do Candangão BRB 2024 foi decidida nos pênaltis pelo segundo ano consecutivo. O Ceilândia sagrou-se campeão ao derrotar o Capital em uma tarde movimentada. No jogo de ida, houve um empate em 1×1, deixando o jogo de volta em aberto, que acabou em 0 a 0 no tempo normal, levando a decisão para as penalidades máximas. Com muitas cobranças perdidas, o goleiro Thiago Santos se destacou com quatro defesas, garantindo a vitória do time de Ceilândia por 4 a 3 nos pênaltis, para festa da torcida presente na Arena BRB Mané Garrincha.