07/04/2024 às 10:26

Manutenção arbórea emergencial: saiba como e quando acionar esse serviço

A Novacap disponibiliza contato que prioriza casos emergenciais, em que a arborização coloque a população em risco iminente

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

As árvores presentes nas áreas públicas do Distrito Federal crescem livremente, sem necessidade de intervenção. Algumas situações, no entanto, exigem uma conduta emergencial. Quando há risco de queda de árvores ou galhos grandes, capazes de causar danos às estruturas como veículos e residências, obstruir vias e passeios, ou causar perigo iminente à população, a ação deve ser imediata.

Em casos extremos como esses, o cidadão deve entrar em contato pelo telefone 3403-7426 para notificar a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

A comunidade deve entrar em contato com a Novacap (de segunda a sexta) ou com o Corpo de Bombeiros para notificar árvores com risco de queda | Foto: Divulgação/Novacap

Após esse horário, e durante os finais de semana e feriados, a comunidade deve acionar o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). Também é importante registrar oficialmente a solicitação via Ouvidoria do Governo do Distrito Federal (Disque 162) ou pelo site Participa-DF.

A Novacap explica que essas situações prioritárias e intempestivas são causadas, em sua maioria, por fenômenos meteorológicos, como a ocorrência de tempestades.

Manutenção

Os serviços de manutenção arbórea contemplam todas as regiões do Distrito Federal, de forma rotineira. “Priorizamos as ordens de serviços com parecer técnico para corte, remoção de árvore morta ou poda drástica, e cuja situação apresente ameaça pelo risco de queda ao local em que se encontra”, explica o chefe do Departamento de Parques e Jardins, Raimundo Silva.

Antes de qualquer intervenção, todas as solicitações são previamente vistoriadas para especificação do serviço a ser executado, identificando o grau de prioridade quanto ao risco. No caso de demandas que apresentem o mesmo impacto, é atendida a mais antiga delas.

A Novacap, por meio do Departamento de Parques e Jardins, monitora todas as regiões e conta também com o apoio da população para agir rapidamente em casos emergenciais. O Distrito Federal tem mais de 100 espécies diferentes de árvores e uma arborização de cerca de 5,5 mil indivíduos.

*Com informações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap)