08/04/2024 às 16:20, atualizado em 09/04/2024 às 10:22

Carro da Vacina leva mais de 41 mil doses para a população do DF

Criado em 2022, o projeto também oferece testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e orientações gerais de saúde

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

O Carro da Vacina completou mais de 41 mil doses de imunizantes aplicadas desde a sua criação, em 2022 – desse total, mais de 17 mil foram contra a covid-19. O projeto itinerante da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) foi inicialmente criado para apoiar a campanha contra a covid-19 em Ceilândia. Posteriormente, foi replicado em outras regiões administrativas, com ações em Planaltina, Gama, São Sebastião, Sol Nascente, Água Quente, Guará e Plano Piloto.

Carro da Vacina passou pelo Setor O neste sábado (6), levando vacinas e testes de detecção rápida de infecções sexualmente transmissíveis | Foto: Alexandre Álvares/Agência Saúde-DF

Desde o início do projeto, foram 41.321 doses de vacina aplicadas, sendo 17.613 contra a covid-19 e 23.708 de outros imunizantes na Região de Saúde Oeste – que engloba Brazlândia, Ceilândia, Pôr do Sol e Sol Nascente.

“O Carro da Vacina existe há mais de dois anos e foi idealizado para ampliar a cobertura vacinal. Inicialmente, a ideia era trazer as vacinas contra a covid-19, mas hoje nós vamos fortalecer a campanha contra a influenza”, salienta a chefe da vigilância epidemiológica e imunização (NVEPI) da Região de Saúde Oeste, Zildene Bitencourt.

Na porta de casa

No último sábado (6), mais uma edição do Carro da Vacina foi realizada no Setor O, em Ceilândia, quando 98 doses foram aplicadas. Foram 58 doses de combate à influenza, 25 contra a covid-19, 15 vacinas de rotina e 72 testes rápidos para detecção de infecções e doenças sexualmente transmissíveis (ISTs).

O balconista Ivanildo Ferreira fez testes rápidos para detecção de ISTs e aprovou a iniciativa da Secretaria de Saúde: “É muito importante estar com tudo em dia, saber se está tudo certo” | Foto: Alexandre Álvares/Agência Saúde-DF

O Carro da Vacina ofereceu todas as vacinas do calendário adulto e infantil, exceto dengue e BCG. Além disso, o projeto também levou para o Setor O testes rápidos para detecção de ISTs, como hepatite, HIV e sífilis, entre outras. Em caso de resultado positivo para alguma enfermidade, o paciente era encaminhado para atendimento médico.

O atendimento começou por volta das 8h, durou o dia todo e movimentou o comércio local. Os comerciantes ficaram motivados a participar da ação, como o balconista de farmácia Ivanildo Ferreira, que fez os testes rápidos e aprovou a iniciativa da SES-DF. “É muito importante estar com tudo em dia, saber se está tudo certo. É uma ótima oportunidade para a população aqui do Setor O e região, para fazer esse check-up e garantir a vacina no braço”, afirma.

O gestor da Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Ceilândia e coordenador do Carro da Vacina na Região Oeste, Henrique Queiroz, orientou a equipe e destacou a popularidade da iniciativa de vacinação itinerante. “O Carro da Vacina já é característico aqui da região, a população já conhece o nosso trabalho. Em alguns territórios, muitas pessoas aguardam a visita do projeto, que chega na porta de casa”, completa o coordenador.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal