09/04/2024 às 16:32

Concurso Comida di Buteco 2024 inicia busca pelo melhor petisco do DF

Competição regional, que conta com apoio do GDF, tem a participação de 42 estabelecimentos e conhecerá vencedor em 15 de maio; o campeão nacional será decidido em São Paulo, no mês de julho

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A capital do Brasil recebe a nona edição do tão aguardado festival gastronômico Comida di Buteco, que promete aguçar os paladares mais exigentes. O concurso começou na sexta-feira (5) com o lema “Somos Todos Buteco” e reúne 42 estabelecimentos participantes, cada um apresentando seu petisco exclusivo por um preço fixo de R$ 35.

“O festival também é um atrativo para os moradores e visitantes, uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura e a gastronomia do DF, movimentando a economia, gerando empregos e renda”

Cristiano Araújo, secretário de Turismo

O concurso não é apenas uma oportunidade para os apreciadores de boa comida explorarem novos sabores, mas também uma competição acirrada entre os bares do Distrito Federal em busca do título de melhor petisco. Os critérios de avaliação abrangem não apenas o sabor do prato, mas também aspectos como atendimento, higiene e a temperatura das bebidas servidas.

O concurso conta com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Turismo (Setur-DF). “O festival também é um atrativo para os moradores e visitantes, uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura e a gastronomia do DF, movimentando a economia, gerando empregos e renda”, afirma o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.

O Comida di Buteco não é apenas uma competição, mas também uma celebração da diversidade gastronômica e da cultura dos botecos brasileiros, que representam um importante cenário para a socialização e o convívio entre amigos e familiares | Foto: Ana Carolina/Setur-DF

A Setur-DF realizará, nesta terça-feira (9), a visita de embaixadores de diversos países a alguns dos botecos participantes. A ideia é apresentar a cultura dos bares e restaurantes envolvidos para o mundo.

Sobre o concurso

Os votos são distribuídos entre o público e uma comissão de jurados, e o petisco em si possui o maior peso na nota final, representando 70% da pontuação total. Os outros 30% são divididos igualmente entre atendimento, higiene e temperatura da bebida. O voto do público valerá 50% do peso total e os votos dos jurados, os outros 50%.

A primeira etapa do concurso é regional, onde tanto o público quanto os jurados locais têm a chance de eleger seus favoritos. Os resultados serão anunciados e os vencedores premiados em uma cerimônia marcada para 15 de maio, em Brasília.

Após a consagração dos campeões de cada região, uma nova fase se inicia com a visita de um grupo seleto de jurados que avaliará os melhores petiscos, culminando na escolha do “Melhor Buteco do Brasil”. A final ocorrerá em julho, durante uma festa realizada na cidade de São Paulo.

O Comida di Buteco não é apenas uma competição, mas também uma celebração da diversidade gastronômica e da cultura dos botecos brasileiros, que representam um importante cenário para a socialização e o convívio entre amigos e familiares. Conheça os participantes do festival gastronômico Comida di Buteco.

*Com informações da Setur-DF