10/04/2024 às 10:53

Grupo de emagrecimento é criado no Hospital Regional de Santa Maria

Objetivo é ajudar pacientes a perder peso de maneira saudável; encontros serão quinzenais durante três meses

Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger

Com a alta demanda por atendimento nutricional no Ambulatório do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), a equipe decidiu criar um grupo de emagrecimento, voltado para pacientes que precisam perder peso, com qualidade de vida e restabelecendo uma relação positiva com a alimentação. Os encontros ocorrem quinzenalmente às sextas-feiras, com uma turma pela manhã e outra à tarde, cada uma com dez pacientes, podendo se estender até 15 por turma, e duram cerca de 2h30.

Durante três meses, os pacientes vão se encontrar para acompanhamento e debates em grupo, troca de experiências sobre a alimentação e estilo de vida saudável e avaliação com bioimpedância | Foto: Jurana Lopes/IgesDF

“Reconhecemos a importância de oferecer uma abordagem ainda mais abrangente e eficaz para este público, por isso decidimos prestar os atendimentos em grupo, proporcionando um ambiente acolhedor e motivador para nossos pacientes”, explica a gerente do Ambulatório do HRSM, Raiane Alves.

O grupo de emagrecimento terá três meses de duração. O critério de seleção dos pacientes a fazerem parte levou em consideração obesidade de maior grau, comorbidades e dificuldade de perder peso. Nesse período, os pacientes vão se encontrar para acompanhamento e debates em grupo, troca de experiências sobre a alimentação e estilo de vida saudável, com avaliação com bioimpedância no início e ao final do período de três meses.

“Após os três meses ,os pacientes serão reavaliados, farão outros exames e aí a nutricionista vai definir a condução de novas estratégias para auxiliar no processo de perda de peso. Agora, a meta é formar um grupo de emagrecimento infantil, tendo em vista que há muitas crianças acima do peso sendo acompanhadas no HRSM”, afirma Raiane.

Abordagem

A nutricionista Laryssa Paz está à frente do projeto, levando uma abordagem inovadora para os pacientes. “Com um foco especial no aspecto comportamental, queremos ajudar a construir uma relação de paz e harmonia com a alimentação, promovendo o comer sem culpa e incentivando o equilíbrio”, explica.

Além do grupo de emagrecimento, os atendimentos a novos pacientes continuam sendo prestados individualmente nas consultas, onde são utilizados métodos avançados como a bioimpedância para analisar os compartimentos corporais, quantidade de tecido muscular e adiposo, água e taxa metabólica basal. Com base nessas análises, são traçadas as metas nutricionais personalizadas para estruturar a alimentação saudável de acordo com a rotina de cada paciente, garantindo uma melhor adesão às orientações nutricionais.

“Nosso time de nutricionistas está mais completo e engajado do que nunca. Juntos, estamos construindo um caminho sólido rumo a uma vida mais saudável com maior qualidade de vida”, afirma Raiane Alves.

*Com informações do IgesDF