11/04/2024 às 16:21, atualizado em 11/04/2024 às 16:31

Ação contra a dengue vistoria residências e comércios de Água Quente

Equipes da Vigilância Ambiental, SLU, bombeiros e DF Legal visitaram imóveis e estabelecimentos da cidade a fim de identificar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti

Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

A cidade de Água Quente recebeu, nesta quinta-feira (11), mais uma ação conjunta de órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) no enfrentamento à dengue. Pela manhã, equipes percorreram endereços da região administrativa para inspecionar residências e estabelecimentos comerciais a fim de identificar e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

A força-tarefa contou com a participação de servidores da Vigilância Ambiental, do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) e Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), sob coordenação da Administração Regional de Água Quente | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Desde o início do ano, a cidade com pouco mais de 30 mil habitantes registrou 196 casos de dengue. Em todo o DF, já são mais de 201,3 mil notificações de infectados, sendo 191 mil casos prováveis e 205 óbitos em decorrência da doença. Os dados são da Secretaria de Saúde (SES-DF).

“Além do Dia D de combate à dengue, nós estamos fazendo ações pontuais e mutirões especialmente em algumas regiões em que os índices estão muito altos”

Cláudio José Trinchão Santos, secretário-executivo das Cidades

A força-tarefa contou com a participação de servidores da Vigilância Ambiental, do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) e da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), sob coordenação da Administração Regional de Água Quente.

Durante a ação, além do trabalho porta a porta das equipes do GDF, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) também atuou no recolhimento de resíduos, entulhos e inservíveis. Foram retiradas 200 toneladas de lixo e restos de construção civil descartados irregularmente nas ruas e que poderiam contribuir para o surgimento de criadouros do vetor da doença.

O secretário-executivo das Cidades, Cláudio José Trinchão Santos, destacou o empenho do GDF na luta para combater o avanço da doença em todo território. “Além do Dia D de combate à dengue, nós estamos fazendo ações pontuais e mutirões especialmente em algumas regiões em que os índices estão muito altos”, disse.

Os endereços escolhidos pelos servidores para realização das vistorias contemplam pontos estratégicos da cidade, como áreas de grande incidência de casos, estabelecimentos comerciais, borracharias e depósitos de lixo e entulho

“Temos aqui, hoje, a congregação de esforços em Água Quente, uma cidade distante e recém-criada, mas nem por isso vamos deixar de nos fazer presentes. São vários órgãos envolvidos nessa luta, nessa guerra contra a dengue, uma guerra que estamos ganhando”, prosseguiu o secretário.

Vistoria

Os endereços escolhidos pelos servidores para realização das vistorias contemplam pontos estratégicos da cidade, como áreas de grande incidência de casos, estabelecimentos comerciais, borracharias e depósitos de lixo e entulho.

Lúcia Gomes, administradora de Água Quente: “Nós passamos avisando os moradores sobre a importância dessa limpeza para a prevenção e também buscamos conscientizá-los para que deixem as equipes de Vigilância Ambiental e os bombeiros entrarem em suas residências para checarem eventuais focos do mosquito”

“Atuamos conforme o mapeamento que é feito por meio dos resultados obtidos com as 69 ovitrampas que temos na região. Focamos nossa atuação nas áreas mais positivas, ou seja, com maior incidência de ovos sequestrados”, explicou a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental do Recanto das Emas, Simone Reis Pires.

As ovitrampas são armadilhas para captura dos ovos do mosquito vetor da dengue. O equipamento utiliza uma mistura de levedo de cerveja, inseticida e água para atrair as fêmeas do mosquito, que depositam seus ovos no local.

Recém-chegado à cidade, o mestre de obras Ivan Batista Soares, de 42 anos, abriu a porta para que as equipes da Vigilância Ambiental pudessem vistoriar sua residência: “Eles são sempre bem-vindos. Estão aqui para cuidar da gente”, destacou. “Ter esse cuidado é muito bom. Já peguei dengue uma vez e foi péssimo. Portanto, quanto mais a gente puder ajudar a evitar a doença, melhor”.

Durante a visita, os moradores também são orientados sobre os cuidados que devem tomar para evitar a proliferação do mosquito. O trabalho é realizado com frequência pela Administração Regional de Água Quente.

“Nós passamos avisando os moradores sobre a importância dessa limpeza para a prevenção e também buscamos conscientizá-los para que deixem as equipes de Vigilância Ambiental e os bombeiros entrarem em suas residências para checarem eventuais focos do mosquito”, detalhou a administradora da cidade, Lúcia Gomes.

11/04/2024 - Ação contra a dengue vistoria residências e comércios de Água Quente