11/04/2024 às 13:21

Circuito multissensorial previne quedas e promove interação social a idosos

Profissionais de Brazlândia participaram de oficina para implementação da medida; novas oficinas serão realizadas em mais sete UBSs da região Oeste

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Os servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Brazlândia foram capacitados, na terça-feira (9), para a implementação de um circuito multissensorial de prevenção de quedas, especialmente entre idosos. Dados de 2022 do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) estimam que, anualmente, 40% das pessoas com 80 anos ou mais sofram quedas.

O circuito multissensorial consiste em um trajeto composto por diversas estações com atividades físicas a serem realizadas pelos idosos, como desvio de obstáculos, por exemplo. Os exercícios buscam promover o equilíbrio, a coordenação motora e o fortalecimento muscular. Podem ser utilizados pesos livres, cordas, estepes, argolas, camas elásticas e outros materiais.

Os exercícios buscam promover o equilíbrio, a coordenação motora e o fortalecimento muscular. Podem ser utilizados pesos livres, cordas, estepes, argolas, camas elásticas e outros materiais | Fotos: Arquivo pessoal

Segundo o fisioterapeuta Adilson Rebelo, apoiador técnico da Atenção Primária da região e organizador da oficina, o circuito também promove a interação e a participação ativa dos idosos. “Ele permite um envelhecimento ativo, melhora a capacidade funcional e previne quedas. Traz, ainda, um olhar ampliado a outras dimensões: cognitivas, funcionais e interação social”, detalha.

A queda entre os idosos pode gerar consequências graves, como fraturas, além de deixar o indivíduo acamado, gerando atrofia dos músculos e dependência. Diante disso, os servidores também foram treinados em técnicas de avaliação de risco de quedas, estratégias de intervenção e adaptação de ambientes.

Com o treinamento, explica Rebelo, os profissionais podem planejar e promover ações com maior segurança técnica, assim como criar estratégias que orientem essa população a integrar, de forma adequada, as atividades ao cotidiano.

Participaram 24 colaboradores da área de saúde – entre servidores da UBS, acadêmicos de medicina residentes e estudantes do curso técnico em enfermagem da Escola Técnica de Brazlândia. A capacitação também foi ministrada pela professora da Universidade de Brasília (UnB) e especialista em saúde do idoso Juliana Martins, e contou com o apoio do colaborador e educador físico da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) Thiago Fernandes.

Próximas oficinas

A expectativa dos organizadores é de promover, em breve, mais encontros em outras sete UBSs, a princípio da Região de Saúde Oeste – área que compreende Brazlândia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol.

*Com informações da Secretaria de Saúde