11/04/2024 às 10:21

Crianças fazem visita especial ao Centro de Operações de Brasília 

Autista, o menino Isaque manifestou desejo de conhecer as instalações do Ciob e recebeu convite da Secretaria de Segurança Pública com direito a levar todos os colegas de classe ao local

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Conhecer a sala de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) era o sonho do pequeno Isaque Baccili, aluno de uma escola particular de Taguatinga. Ao passear com a mãe, Aliane de Souza, pelas ruas, ele sempre fazia a mesma pergunta: “Quem manda nessas câmeras, mamãe? Eu quero conhecer”. 

Isaque realizou um sonho e, de quebra, pôde levar toda a turma para conhecer as instalações de segurança da SSP-DF | Foto: Divulgação/SSP-DF

“Ações como esta ocorrem para inclusão das crianças e também dos operadores de segurança pública”

Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública

O pedido de Isaque, que é autista, tomou força nesta quarta (11), quando, na esteira do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 deste mês, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) o convidou a conhecer o Ciob, com direito a levar os colegas de classe – todos com idade média de 7 anos.

“Falei com a diretora da escola do meu filho, onde também trabalho, e ela deu a ideia de gravarmos um vídeo para as redes sociais”, contou Aliane. “Muito rapidamente, o vídeo viralizou, e chegou o convite para estarmos hoje aqui, nesse dia tão especial para o meu filho e para os coleguinhas da escola que vieram acompanhar. Uma alegria sem tamanho. Só posso agradecer.”

Vinte crianças participaram da visita. “Ações como esta ocorrem para inclusão das crianças e também dos operadores de segurança pública”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “É uma forma de aproximar a população. Estamos muito felizes em poder proporcionar essa alegria para as crianças, em especial ao Isaque”. 

Ao conhecer a central de monitoramento, Isaque saiu empolgado com o que viu. “Quero 20 câmeras para minha casa e para minha escola”, disse. Além de visitar o Ciob, os alunos puderam conhecer um pouco mais do trabalho das forças de segurança e divertiram-se com o caminhão dos bombeiros e os equipamentos utilizados pelas equipes. 

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública