12/04/2024 às 18:33

Colaboradores do HRSM passam por capacitação para prevenir infecção de corrente sanguínea

Objetivo é reduzir riscos de complicações evitáveis que geram prejuízos aos pacientes

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

O Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (NUCIH) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) promoveu, entre os dias 3 e 10 de abril, um treinamento sobre medidas de prevenção de infecção de corrente sanguínea para os profissionais que atuam no hospital. A atividade foi realizada no Centro de Simulação Realística da unidade e contou com um total de 87 profissionais distribuídos em quatro turmas.

A chefe do NUCIH do HRSM, Jéssica Nunes Neves, enfatiza que a aplicação do checklist de boas práticas de inserção de dispositivos é uma importante ferramenta para a prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde.

Colaboradores do HRSM participaram de simulação da inserção de um cateter central em um manequim adulto e em um boneco representando um recém-nascido | Fotos: Divulgação/IgesDF

“As medidas de cuidado, quando aplicadas sistematicamente, reduzem o risco de complicações evitáveis que geram prejuízos aos pacientes. Assim, a intenção de capacitar o corpo assistencial continuamente é uma estratégia de reforçar os protocolos institucionais e oferecer um cuidado seguro cada vez mais livre de danos ao paciente”, explica.

A capacitação faz parte do cronograma anual idealizado pelo NUCIH. A proposta do treinamento é que os profissionais participantes possam identificar as medidas de cuidados para prevenção de infecções de corrente sanguínea necessárias na execução de procedimentos invasivos.

Na ocasião, os colaboradores contaram com a presença de profissionais assistenciais das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto e neonatal e do pronto-socorro para simulação da inserção de um cateter central em um manequim adulto e em um boneco representando um recém-nascido.

*Com informações do IgesDF