12/04/2024 às 20:03

HBDF homenageia legado de amor e solidariedade na luta contra o câncer

Iniciativa reuniu autoridades, voluntários e comunidade hospitalar para celebrar a vida e obra de Verinha, da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama

Por Agência Brasília* | Edição: Igor Silveira

Na última quinta-feira (11), a tenda rosa no jardim do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) foi palco de uma comovente homenagem a Vera Lúcia Bezerra da Silva,  carinhosamente conhecida como Verinha, figura notável da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama. A cerimônia, que contou com a presença da vice-governadora Celina Leão, dos deputados distritais Roosevelt Vilela e Dayse Amarilio, além de ex-superintendentes e voluntários, celebrou não apenas a vida de Verinha, mas também o legado de amor e dedicação ao próximo.

Verinha foi uma peça fundamental na história da Rede Feminina e do HBDF como um símbolo de esperança e coragem para aqueles que enfrentam a batalha contra o câncer. Sua incansável luta em prol dos outros deixou marcas permanentes na comunidade, inspirando todos a seguirem seu exemplo de solidariedade.

A cerimônia contou com a presença da vice-governadora Celina Leão | Fotos: Divulgação/IgesDF

Durante o evento, os presentes puderam expressar memórias, pensamentos e sentimentos sobre Verinha, registrando-os em um livro disponibilizado pela Rede, além de gravarem mensagens em vídeo. Em uma emocionante cerimônia, uma placa foi inaugurada no jardim do HBDF, eternizando o legado de Verinha, enquanto o chefe da oncologia, médico e amigo dela, Daniel Girard, plantou um Ipê-rosa em homenagem.

Um dos momentos mais marcantes foi o anúncio feito pelo superintendente do HBDF, Guilherme Porfírio. “O novo Centro de Infusão em construção será nomeado Centro de Infusão Verinha, em reconhecimento à sua contribuição incansável”, afirmou. Para celebrar, foi servido o cachorro-quente, uma das marcas registradas de Verinha, evidenciando seu carinho e generosidade que permearam a vida dela.

Assim, a homenagem a Verinha celebrou sua vida e obra e reafirmou o compromisso de todos em honrar sua memória e seguir seu exemplo de amor ao próximo, fortalecendo a rede de apoio aos pacientes com câncer de mama e inspirando a todos a fazer a diferença.

Um dos momentos mais marcantes da homenagem foi o anúncio feito pelo superintendente do HBDF, Guilherme Porfírio. “O novo Centro de Infusão em construção será nomeado Centro de Infusão Verinha, em reconhecimento à sua contribuição incansável”, afirmou

A nova coordenadora da Rede Feminina, Larissa Bezerra, filha de Verinha emocionou a todos ao destacar a importância do legado deixado por sua mãe durante o evento de homenagem. Com palavras carregadas de emoção, Larissa ressaltou a dedicação de Verinha em ajudar os outros e sua capacidade de irradiar esperança e coragem. Ao mencionar a tradição do cachorro-quente, Larissa evidenciou como sua mãe expressava carinho e generosidade, deixando um impacto duradouro em todos os presentes.

Luta e amor

Vera Lúcia Bezerra da Silva, ou simplesmente Verinha, foi muito mais do que apenas uma figura na comunidade de Brasília. Ela ajudou a vida de muitos, especialmente daqueles que enfrentavam a batalha contra o câncer.

Desde a infância na cidade de Itaporanga (PB), ela já demonstrava uma sensibilidade especial em relação ao sofrimento dos outros. Esse traço de sua personalidade se fortaleceu ao longo dos anos, especialmente quando ela se estabeleceu em Brasília.

Em 1996, Verinha encontrou de continuidade a sua vocação ao se juntar à Rede Feminina de Combate ao Câncer do Distrito Federal. Foi nessa instituição que ela canalizou todo seu amor e energia para ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade social que lutavam contra o câncer. Não se tratava apenas de fornecer cuidados médicos, mas também de oferecer apoio emocional, orientação e, acima de tudo, esperança.

Ao longo dos anos, Verinha se tornou uma pessoa querida e respeitada. Seu comprometimento e liderança inspiraram seus colegas, e também os 270 voluntários que se uniram a ela em 25 projetos. Desde a distribuição de cestas básicas até o fornecimento de próteses mamárias e apoio ao leito, ela estava sempre na linha de frente, demonstrando um amor inabalável pelo próximo.

Seu trabalho incansável não passou despercebido. Verinha recebeu o título de Cidadã Honorária de Brasília em reconhecimento ao seu serviço exemplar à sociedade. Mas, para aqueles que realmente a conheceram, ela era muito mais do que títulos e reconhecimento público. Ela era uma amiga, uma conselheira e um raio de esperança para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.

*Com informações do Iges-DF