12/04/2024 às 15:50

Reunião no HRSM discute notificações de acidentes de trabalho

Encontro entre gestores do hospital e representantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Região Sul teve objetivo de verificar os números de registros durante os atendimentos

Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger

Nesta quinta-feira (11), a equipe de gestão e as chefias de setores do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) se reuniram com membros do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Região Sul. O objetivo foi verificar os números de notificações de acidentes de trabalho que estão sendo registrados durante os atendimentos. A cobrança é do Ministério Público do Trabalho, que avaliou o número de notificações realizadas pelo HRSM abaixo da média esperada.

“Recebemos essa cobrança, implementamos algumas ações – como campo obrigatório de preenchimento na ficha de classificação de risco, e isso ajudou a melhorar os números. Dessa forma, notificamos no atendimento inicial de quem chega ao hospital”, explica a chefe de Núcleo da Vigilância Epidemiológica do HRSM, Larysse Lima.

Em 2023 foram notificados 141 agravos relacionados à saúde do trabalhador, enquanto em 2024 já foram notificados 100 agravos. Após implementação na classificação de risco, no momento em que o paciente chega, o enfermeiro já pergunta se o caso é de acidente de trabalho. Além disso, houve capacitações e criação de folder para as equipes.

Uma opção debatida foi implementar um campo obrigatório também na hora de o médico preencher o prontuário do paciente. A finalidade é que casos resultantes de acidentes de trabalho não sejam subnotificados.

*Com informações do IgesDF