15/04/2024 às 10:09, atualizado em 15/04/2024 às 11:55

Alunos da rede pública expõem fotos de projeto da escola sobre identidade cultural

Exposição pode ser visitada no Espaço Cultural do Venâncio Shopping até o dia 27

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Um projeto de fotografias de estudantes do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 28 do Sol Nascente, em Ceilândia, ganhou espaço fora dos murais e corredores da escola pela primeira vez. Os trabalhos dos alunos, reunidos na exposição Retratos: Um Grito por Consciência, podem ser vistos no Espaço Cultural do Shopping Venâncio até o dia 27 deste mês.

O professor Tonismar Silva, ao lado da educadora social Amanda Luz, que produziu as fotos: “É uma oportunidade de ampliar o alcance e a visibilidade do trabalho dos alunos, destacando suas vozes e perspectivas de uma forma que merece ser reconhecida” | Foto: Jotta Casttro/SEEDF

Idealizado em 2019 pelo professor de Artes Tonismar Luz da Silva, o projeto, pela primeira vez, é apresentado fora da escola. “É uma oportunidade para expressão artística e também para empoderamento dos alunos, permitindo que eles compartilhem suas vozes e visões com a comunidade”, resume o professor, que não leciona mais na escola, mas mantém o vínculo com as atividades do projeto.

A mostra atual apresenta fotografias que exploram temas como identidade cultural, diversidade étnica, lutas sociais e experiências individuais. Desde retratos íntimos até imagens que capturam momentos de resistência e celebração, cada imagem conta uma história que reflete a riqueza e a complexidade da comunidade escolar.

Concebidas e pensadas na própria escola, as fotos são produzidas pela estudante de pedagogia e educadora social Amanda Cristina de Oliveira Luz. “Resgatar crianças e adolescentes que vivem em estado de vulnerabilidade através da fotografia é uma forma de proporcionar visibilidade e dignidade, além de oferecer um espaço de expressão e reconhecimento de suas identidades”, afirma. 

“Ao integrar o projeto Retratos ao espaço cultural de um shopping, estamos proporcionando uma nova experiência tanto para os participantes quanto para os visitantes”, ressalta Tonismar. “É uma oportunidade de ampliar o alcance e a visibilidade do trabalho dos alunos, destacando suas vozes e perspectivas de uma forma que merece ser reconhecida.”

Exposição Retratos: Um Grito por Consciência

→ No Espaço Venâncio Cultural do Venâncio Shopping – piso térreo.
→ Visitação: até o dia 27, de terça-feira a sábado, das 11h30 às 19h30. Classificação indicativa livre. 

*Com informações da Secretaria de Educação