17/04/2024 às 19:05, atualizado em 18/04/2024 às 11:51

Novas tendas de acolhimento da dengue já atenderam mais de 3,2 mil pacientes

Espaços estão localizados no Guará, Paranoá, Gama, Planaltina e Ceilândia

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

As cinco novas tendas de acolhimento a pacientes com dengue inauguradas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) chegaram a 3.226 atendimentos realizados. O dado é referente ao período entre quinta-feira (11), quando foi entregue a primeira unidade 24 horas, e às 14h desta quarta-feira (17).

De quinta-feira (11) a esta quarta-feira (17), as  cinco novas tendas de acolhimento a pacientes com dengue inauguradas pelo GDF chegaram a 3.226 atendimentos realizados | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

As três tendas que atendem de forma ininterrupta, localizadas no Guará, no Paranoá e no Gama, atenderam 329 pacientes nas últimas 24 horas, sendo que dois precisaram ser transferidos para tratamentos mais complexos. No mesmo intervalo, as unidades inauguradas recentemente, em Planaltina e Ceilândia, que funcionam das 7h às 19h, registraram 217 atendimentos.

Entre as tendas que funcionam de forma ininterrupta está a do Guará que, em conjunto com as do Paranoá e do Gama, atendeu 329 pacientes em 24 horas |Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

O GDF instalou as primeiras tendas com funcionamento das 7h às 19h no começo do ano, em nove administrações regionais: Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia, Sobradinho, São Sebastião, Estrutural, Recanto das Emas, Brazlândia e Santa Maria. Além das cinco unidades entregues neste mês, mais seis espaços estão em fase de instalação, localizadas no Plano Piloto, Vicente Pires, Taguatinga, Águas Claras, Samambaia e Varjão.

Assim, a capital contará com 20 estruturas do tipo: três com atendimento 24 horas e outras 17 com funcionamento das 7h às 19h. Os locais funcionam com estrutura semelhante a de hospitais de campanha e estão estrategicamente posicionados perto de hospitais regulares, unidades de pronto atendimento (UPAs) e unidades básicas de saúde (UBSs). O objetivo é garantir um atendimento mais célere dos pacientes sintomáticos da doença e, consequentemente, reduzindo a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira os horários e endereços das tendas que já atendem 24h
→ Guará: em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) 1
→ Gama: estacionamento do Hospital Regional do Gama (HRG)
→ Paranoá: estacionamento do Hospital da Região Leste (HRL)

‌Veja as regiões administrativas com novas tendas de acolhimento com funcionamento diário, das 7h às 19h
→ Planaltina: estacionamento do Hospital Regional de Planaltina (HRP) (já em funcionamento)
→ Ceilândia: estacionamento do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) (já em funcionamento)
→ Plano Piloto: estacionamento do Hospital Regional da Asa Norte (Hran)
→ Vicente Pires: estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
→ Taguatinga: estacionamento do ambulatório do Hospital Regional de Taguatinga (HRT)
→ Águas Claras: estacionamento da UBS 1 do Areal
→ Samambaia: estacionamento da UBS 7
→ Varjão: atrás da UBS 1