18/04/2024 às 15:37

Saúde mental é tema de reunião entre GDF e governo federal

Projeto da Senasp em parceria com universidades será implantado no DF; iniciativa promove atendimento psicológico a agentes de segurança pública

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

O projeto Escuta Susp, que tem como objetivo promover e dar assistência especializada em saúde aos agentes de segurança pública do Distrito Federal, foi debatido nesta quarta-feira (17). Representantes da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Público (MJSP) e das forças de segurança se reuniram para dar seguimento às tratativas sobre a iniciativa.

O projeto Escuta Susp oferece serviço de atendimento psicológico online a agentes de segurança pública; avaliando o impacto desse apoio nos profissionais | Foto: Divulgação/SSP-DF

O Escuta Susp será implementado por meio do desenvolvimento de estudos que avaliam o serviço de atendimento psicológico online, com base na oferta desse apoio e assistência aos profissionais. Trata-se um projeto-piloto da Senasp, em parceria com as Universidade Federais de Brasília (UnB), de Minas Gerais (UFMG), do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Sergipe (UFS).

Serão atendidos servidores de segurança pública das respectivas unidades da Federação (UF) onde as instituições de ensino estão localizadas. A previsão é que os agentes passem a ser assistidos ainda em 2024.

“Temos buscado diferentes alternativas para contribuir com a promoção da saúde dos nossos servidores. Entendemos essa necessidade, tanto que nosso programa de políticas de segurança, o DF Mais Seguro, contempla um eixo específico para esta temática”, afirma o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

O projeto junto à Senasp complementa as ações da SSP-DF e das forças de segurança na atenção à saúde mental dos agentes, tornando-se parte do Eixo 5 – Servidor Mais Seguro, do DF Mais Seguro, que promove a qualidade de vida no trabalho, o bem-estar físico e mental, impactando diretamente na prestação de serviço à população.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF)