08/08/2024 às 18:32

Jornada qualifica farmacêuticos e divulga boas práticas em saúde

Evento promove três dias de debates, palestras, oficinas e apresentação de experiências exitosas sobre a assistência farmacêutica no Distrito Federal

Por Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger

Desde esta quarta-feira (7), está sendo realizada a 1ª Jornada de Farmácia Clínica e Cuidado Farmacêutico (JFACC), promovida pela Secretaria de Saúde (SES-DF). Até esta sexta-feira (9), cerca de 200 farmacêuticos estão reunidos com o objetivo de enriquecer a prática profissional e contribuir para a melhoria da saúde da população. Esse evento está sendo realizado na Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Durante três dias, cerca de 200 farmacêuticos estarão reunidos com o intuito de enriquecer a prática profissional e contribuir para a melhoria da saúde da população | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

A JFACC promove palestras, debates e 40 apresentações de experiências exitosas em vigor na rede pública de saúde do Distrito Federal. “A apresentação dessas boas experiências evidencia o trabalho competente de nossos profissionais e demonstra que a SES tem capacidade para ampliar ainda mais os serviços”, destacou a diretora de Assistência Farmacêutica (DIASF), Sara Cristina Ramos.

Essa jornada é importante para a imersão profissional e o processo de qualificação contínua dos serviços de farmácia oferecidos pela Secretaria de Saúde. Durante a abertura da JFACC, o subsecretário de Logística em Saúde (SULOG), Maurício Fiorenza, destacou a relevância desse momento alcançado com o projeto. “Os resultados mostram que os serviços realizados pela SES-DF apresentam crescente e constantes melhorias, com indicadores positivos. Hoje, sem dúvida, podemos falar que evoluímos na assistência farmacêutica no DF”, afirmou o gestor.

O primeiro dia de evento contou também com palestra-magna ministrada pela diretora presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC), Silvia Storpirtis, sobre as etapas da assistência ao usuário e a sistematização de práticas farmacêuticas no ambiente hospitalar. “O percurso envolve a satisfação do paciente. O cuidado centrado no paciente é uma necessidade e precisa estar nas discussões em todos os sistemas de saúde”, explicou a professora doutora.

Profissionais da SES e de hospitais conveniados estiveram presentes na abertura, bem como representantes do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) do Ministério da Saúde (MS), do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e do Conselho Regional de Farmácia (CRF-DF). A programação completa está disponível no site oficial.

Programação desta sexta (9)

9h às 9h30: Apresentação da proposta de serviços e orientações para oficinas, com Rodrigo Fonseca (PPGASFAR-UnB)
9h30 às 12h: Oficina sobre serviços e gerenciamento (Parte 1)
13h30 às 15h: Oficinas sobre serviços e gerenciamento (Parte 2)
15h às 15h20: Apresentação dos resultados e fechamento do evento.

*Com informações da SES