21/10/2024 às 13:23, atualizado em 21/10/2024 às 16:26

Cartão-postal de Brasília, Praça dos Três Poderes passará por obras de restauração

Empresa contratada mapeou as pedras portuguesas e aguarda apenas a autorização do Iphan para iniciar o trabalho de recolocação; projeto prevê manutenção, reforma da estrutura, restauro das obras, nova iluminação, e acessibilidade

Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira

Um dos principais pontos turísticos de Brasília vai passar por uma grande reforma. A Praça dos Três Poderes, cartão postal da nossa capital, prepara-se para receber importantes obras. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) começa, nos próximos dias, a troca e a recolocação das pedras portuguesas. Na semana passada, a empresa responsável pelo serviço mapeou as falhas e, agora, aguarda apenas a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para iniciar o trabalho.

Para dar celeridade ao serviço, a companhia usou um contrato vigente de manutenção de mobiliário urbano e de passagens de pedestres. A responsável pela execução do trabalho é a empresa Infra Engeth, que tem prazo de dois meses e meio para concluir o trabalho, a partir da autorização do órgão federal.

Nos últimos meses, a Praça dos Três Poderes teve um aumento substancial de visitas com a inauguração da nova Casa de Chá | Foto: Adriano Teixeira/Novacap

“O governo local e o federal articularam a intervenção em meados de setembro. Ficou acordado que a Novacap é a responsável por essa etapa inicial e já estamos prontos para iniciar”, destaca o presidente da companhia, Fernando Leite.

A reunião envolveu as secretarias de Governo, Turismo, e Desenvolvimento Urbano e Habitação, bem como o Iphan. No encontrou ficou estabelecido que os trabalhos vão ser divididos em quatro etapas, sendo elas: manutenção; reforma da estrutura; restauro das obras e instalação de iluminação e acessibilidade; e construção do plano de manutenção permanente.

Vale destacar que, nos últimos meses, a Praça dos Três Poderes teve um aumento substancial de visitas com a inauguração da nova Casa de Chá, uma parceria do GDF com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF), que também participou do encontro no mês passado.

*Com informações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap)