Jogadores chegaram hoje a Brasília, onde disputarão amistoso contra a Argentina no novo campo de futebol de areia do Parque Ecológico de Águas Claras

" /> Jogadores chegaram hoje a Brasília, onde disputarão amistoso contra a Argentina no novo campo de futebol de areia do Parque Ecológico de Águas Claras

">

12/04/2012 às 21:08, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Seleção brasileira de beach soccer visita Estádio Nacional

Jogadores chegaram hoje a Brasília, onde disputarão amistoso contra a Argentina no novo campo de futebol de areia do Parque Ecológico de Águas Claras

Por

Evelin Campos, da Agência Brasília

Uma visita da seleção brasileira de futebol de areia ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha na tarde desta quinta-feira (12) proporcionou um encontro inusitado entre um espectador e autor da obra. Ao saber que estava ao lado do arquiteto do estádio, o goleiro e capitão da seleção, Jenilson Brito Rodrigues, conhecido como “Mão”, pediu mais detalhes sobre a construção da arena.
 
“Nunca tive a oportunidade de acompanhar a construção de um estádio. Fico imaginando como tudo isto estará na Copa. Com certeza vou pensar ‘caramba, eu estive aqui!’. Onde o senhor buscou inspiração para fazer o projeto?”, questionou o goleiro.
 
Diante da pergunta, o arquiteto Eduardo de Castro Mello citou a experiência adquirida com o pai, também arquiteto, e falou da responsabilidade que o projeto representa. “Brasília merecia uma obra-prima. Pensei não apenas no aspecto estrutural do estádio, mas em sua funcionalidade. Começamos do zero, com a implosão do antigo Mané Garrincha, e já concluímos quase 60% da obra”, destacou o arquiteto, durante o percurso feito pela comitiva, de ônibus, ao redor do estádio.
 
A seleção desembarcou hoje em Brasília, onde disputará o Amistoso Internacional de Beach Soccer contra a equipe argentina, no sábado (14) e no domingo (15), em inauguração do campo de futebol de areia do Parque Ecológico de Águas Claras. O evento será aberto ao público.
 
Apoio ao esporte – Os jogos serão disputados dentro do Amistoso Internacional de Beach Soccer, promovido em parceria com a Confederação Brasileira de Beach Soccer. O duelo entre Brasil e Argentina faz parte das comemorações do 52º aniversário de Brasília e do 9º aniversário de Águas Claras.
 
Em agradecimento ao apoio do Governo do Distrito Federal, o vice-presidente da Confederação Brasileira de Beach Soccer, Ricardo Fonseca, entregou, em nome da CBBS e da Federação de Beach Soccer do DF, uma placa de homenagem ao secretário de Esporte, Célio René Trindade, que representou o governador Agnelo Queiroz na visita. “Este evento faz parte da política de desenvolvimento da cidade. Começamos a colocar o DF no cenário do esporte em nível mundial. É preciso valorizar o esporte, pois ele promove mudanças. Quanto à seleção brasileira, nada melhor do que recebê-la no Estádio Nacional, que é um cartão de visitas da cidade e no futuro será uma arena multiuso”, enfatizou o secretário.
 
O amistoso representa, ainda, a inauguração do campo de futebol de areia de Águas Claras, onde serão realizadas escolinhas da modalidade esportiva para crianças e adolescentes carentes, dentro do Programa Águas Claras Sem Drogas, da administração da cidade junto à Federação de Beach Soccer do DF.
 
O vice-presidente da Confederação Brasileira de Beach Soccer destacou a importância do programa Águas Claras Sem Drogas. “O nosso jogo é apenas a cereja do bolo de um grande projeto que está sendo desenvolvido no DF. A escolinha de futebol de areia vai tirar crianças das drogas e da ociosidade. Quem sabe não sairão daqui alguns dos futuros jogadores da nossa seleção?”, disse Ricardo Fonseca.
 
Também estiveram presentes à visita o presidente da Comissão Especial da Copa do Mundo de 2014, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Olair Francisco (PTdoB), e o administrador de Águas Claras, Manoel Carneiro. Ambos foram presenteados com camisas e uma bola autografadas.
 
Encontro com estudantes – Amanhã (13), o grupo fará um treino para reconhecimento do campo a partir das 17h. Estudantes de escolas públicas de Arniqueiras e Areal sairão em dois ônibus para conhecer os jogadores.
 
Segurança na Copa – A Polícia Militar do Distrito Federal está aproveitando a ocasião para realizar treinamento com foco nas ações de segurança pública para a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo em 2014. Além de acompanhar as seleções durante todos os eventos oficiais, a corporação fará o policiamento e monitoramento de toda a área do evento.

Serviço:
 
Amistoso Internacional de Beach Soccer
Treino da seleção brasileira de reconhecimento do campo
Dia 13/4, às 17h
Local: Quadra de futebol de areia do Parque Ecológico de Águas Claras
 
Jogos principais – Brasil X Argentina
Dia 14/4, às 16h30
Dia 15/4, às 11h
Local: Quadra de futebol de areia do Parque Ecológico de Águas Claras
 
Jogos preliminares
Dia 14/4:
Times femininos – 14h
Sub 23: ARUC X Planaltina – 15h
 
Dia 15/4:
PMDF – 8h30
Sub 23 – ARUC X Planaltina – 9h20
Local: Quadra de futebol de areia do Parque Ecológico de Águas Claras

00024789

Foto: Roberto Barroso