28/09/2012 às 18:35, atualizado em 12/05/2016 às 17:49

Mais de 260 mil veículos no DF estão com IPVA vencido

Detran intensificará fiscalização a partir de segunda-feira (1º)

Por


. Foto: Mary Leal

A partir desta segunda-feira (1º), todos os motoristas do Distrito Federal deverão portar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), de 2012. Para obter o documento é obrigatório o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Cerca de 261 mil veículos – quase 20% da frota de 1,3 milhão de veículos -, no entanto, ainda circulam sem quitar o tributo.

Os motoristas que quiserem evitar multa de R$ 191,54, apreensão do veículo e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ainda têm tempo de regularizar a situação e evitar as penalidades por não trafegar com o documento em dia.

Para emissão da segunda via do documento arrecadador, basta acessar o site da Secretaria de Fazenda do DF (SEF/DF) no endereço eletrônico www.fazenda.df.gov.br, clicar no link IPVA em destaque à direita, tendo em mãos dados como número da placa e do Renavam. Os postos do Na Hora também estão autorizados a emitir o CRLV.

“A emissão é simples, e, depois de impresso, o documento pode ser pago em agências bancárias do BRB, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Após o pagamento, o sistema tem até 24 horas para baixar o débito”, explica o coordenador de arrecadação Tributária da SEF, Estevão Caputo. Ele lembra que a segunda via do IPVA já vem atualizada, com acréscimos de 10% de multa sobre o valor do imposto, juros de mora de 1% ao mês e atualização do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Antigos devedores – Os contribuintes que já estão inscritos na dívida ativa devem seguir os mesmos procedimentos para emissão do documento. Porém, a diferença estará nos valores acrescidos de mais 10% de multa. É impresso apenas um documento por exercício. Até agosto, o valor dos devedores antigos totalizava R$ 285 milhões.

Licenciados – Até a última quarta-feira (26), os números do Detran-DF mostravam que mais de 560 mil veículos ainda estavam sem o Certificado de Registro e Licenciamento, embora cerca de 300 mil já tivessem o IPVA quitado. Para auxiliar os proprietários de veículos a regularizar essas pendências, o departamento fará um mutirão de atendimento no próximo sábado (29) em sua unidade do SIA. Além da emissão do boleto para pagamento, os motoristas também poderão realizar consultas sobre o licenciamento.