05/10/2012 às 14:53, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Usuários do metrô ganham mais um canal de comunicação com a ouvidoria

Um aparelho telefônico instalado na Estação Central garante o contato direto com a equipe de atendimento do serviço

Por Metrô- DF

A Ouvidoria do Metrô-DF criou novo canal de comunicação com os usuários do serviço de transporte metroviário. Agora, reclamações, sugestões e elogios podem ser feitos diretamente da Estação Central. Um aparelho telefônico instalado no local garante o contato direto com a equipe de atendimento ao usuário. Para utilizar o serviço, basta retirar o telefone do gancho e aguardar que a chamada seja iniciada automaticamente. Não é necessário discar números e a ligação não gera custo algum ao usuário.

De acordo com o ouvidor do Metrô-DF, Romir Gonçalves, a Linha Direta foi criada para ampliar as alternativas de acesso à Ouvidoria. “A grande vantagem é que a manifestação do usuário será em tempo real e sem custo, democratizando ainda mais o direito do cidadão.” A Linha Direta ainda tem caráter experimental. Caso seja aprovada pelo usuário, a Companhia avaliará a implantação em todas as estações. “Isso exigirá mais estrutura física e mais recursos humanos para ser efetivado”, explica Romir.

O primeiro aparelho foi posicionado na parede lateral da bilheteria, ao lado da linha de bloqueio, para ser facilmente identificado. Uma placa metalizada ao lado do aparelho chama atenção para o serviço de Linha Direta, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h, e aos sábados, das 8 às 17h. A iniciativa faz parte das ações previstas no Plano de Ação da Ouvidoria e está de acordo com o Programa de Acessibilidade do Metrô-DF. O objetivo é dar mais abrangência ao serviço de atendimento e proporcionar aos usuários acesso rápido e eficiente aos canais de relacionamento da companhia com o cidadão.