Codeplan lança site com informações para avaliar se os programas de desenvolvimento do GDF estão tendo o resultado esperado e se as metas dos Objetivos do Milênio estão sendo alcançadas

" /> Codeplan lança site com informações para avaliar se os programas de desenvolvimento do GDF estão tendo o resultado esperado e se as metas dos Objetivos do Milênio estão sendo alcançadas

">

15/12/2011 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Objetivos do Milênio

 

Codeplan lança site com informações para avaliar se os programas de desenvolvimento do GDF estão tendo o resultado esperado e se as metas dos Objetivos do Milênio estão sendo alcançadas

Por

Carlos Rezende, da Agência Brasília

A companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) lançou nesta quinta-feira (15/12) um espaço na internet para divulgação dos resultados alcançados pela Capital Federal e pelos 10 municípios da Área Metropolitana de Brasília no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) definidos pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). Chamado de Observatório ODM, o site foi projetado para ser uma importante fonte de informação para gestores públicos e para a sociedade civil no acompanhamento dos programas de desenvolvimento social que estão sendo implantados no DF.
 
Além da apresentação dos indicadores dos últimos 20 anos (1991, 2000 e 2010), o novo site trás números que servirão para avaliar o desenvolvimento da situação de cada um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no DF e em 10 cidades do estado de Goiás: Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
 
O Observatório ODM é recheado de gráficos comparativos e, a partir deles, é possível visualizar se houve crescimento ou redução das taxas relativas aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Além disso, textos explicam as informações contidas nos gráficos e informam a pertinência implícita dos indicadores e das taxas. Os números são colocados em contexto com outras localidades e com o desenvolvimento dos indicadores no espaço e no tempo.
 
A diretora-presidente da Codeplan, Evelise Maria Songhi, explicou que o Brasil e Brasília aderiram aos Objetivos do Milênio das Nações Unidas com objetivo de buscar um mundo mais justo, de combate às desigualdades e à fome. “Nesse sentido, nós temos dentro do GDF vários programas de combate à miséria, de melhoria das condições de vida das pessoas que moram no Distrito Federal e nós temos que ter os indicadores, números confiáveis, para avaliar as ações que estão sendo realizadas, para ver se elas estão tendo o resultado esperado ou não, se a gente está atingindo as metas ou não”, avaliou.
 
Para o diretor de aporte tecnológico da Codeplan, Osvaldo Russo, o Observatório é um instrumento de suma importância para que o GDF possa acompanhar as políticas publicas que estão sendo realizadas, como, por exemplo, os programas de prevenção e combate à aids, o sexto dos oito objetivos do milênio (veja relação no fim da matéria).
 
“Os indicadores brasileiros mostram que a doença está regredindo nos grandes centros e aumentando nas periferias. A mesma coisa está acontecendo no DF, onde a aids está regredindo em Brasília, mas crescendo no Entorno. Com os indicadores, nós podemos concentrar esforços, acompanhar a evolução das ações e, em seguida, avaliar os resultados obtidos”, enfatizou.
 
A representante do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento, Juliana Wenceslau, enfatizou que “essa cooperação é exatamente o que a ONU tem pregado: que pobres e ricos trabalhem juntos, planejando e formulando políticas públicas mais eficazes rumo ao desenvolvimento”.
 
Histórico – Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram criados com base na Declaração do Milênio das Nações Unidas, adotada pelos 191 estados-membros no dia 8 de setembro de 2000. Os oito objetivos são: 1) Erradicar a pobreza extrema e a fome; 2) Atingir o ensino básico universal; 3) Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4) Reduzir a mortalidade infantil; 5) Melhorar a saúde materna; 6) Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; 7) Garantir a sustentabilidade ambiental; e 8) Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.