Evento histórico-cultural ocorreu nesta segunda-feira, na Praça do Cruzeiro

" /> Evento histórico-cultural ocorreu nesta segunda-feira, na Praça do Cruzeiro

">

12/09/2011 às 03:00

GDF celebra memória de JK e pioneiros

Evento histórico-cultural ocorreu nesta segunda-feira, na Praça do Cruzeiro

Por


. Foto: Pedro Ventura

Victor Ribeiro, da Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal realizou nesta segunda-feira (12/9) a 10ª comemoração pelo aniversário de Juscelino Kubitschek e pelo Dia da Pioneira e do Pioneiro, na Praça do Cruzeiro, em frente ao Memorial JK. A novidade é que agora as datas foram lembradas por uma celebração histórico-cultural coordenada pelo Arquivo Público (ArPDF) e pela Secretaria de Cultura (Secult), além da tradicional missa campal, organizada pela Arquidiocese de Brasília e pelo Memorial JK.

“É muito importante homenagear o homem que construiu Brasília. A cidade já foi muito criticada e agora está reassumindo o papel de exemplo para todo o país”, declarou o vice-governador Tadeu Filippelli.

O evento começou às 10h, com a missa. Logo depois houve uma apresentação musical com repertório dos anos 1950, em ritmo de choro. Foi uma oportunidade de voltar ao tempo em que milhares de homens e mulheres atenderam ao chamado do então presidente Juscelino Kubitscheck e se mudaram para o cerrado – a maioria definitivamente. Eles vieram construir toda a nova capital brasileira em tempo recorde: quatro anos.

O secretário-geral do Congresso Eucarístico Nacional (CEN), monsenhor Marcony Vinícius Ferreira, lembrou dos governantes e dos primeiros moradores da capital durante a celebração da missa. “Nas nossas orações, pedimos pelas nossas autoridades e também pelo nosso povo, representado pelos pioneiros”, disse.

Mesmo com toda a celeridade, o cuidado com que os prédios foram construídos, suas linhas arrojadas e seu elogiado projeto urbanístico fizeram com que, em 1987, Brasília fosse a primeira cidade a ser reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural da Humanidade. Isso se converte hoje em um incentivo ao trabalho dos brasilienses na construção da infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014, com mais um provável pioneiro: o Estádio Nacional de Brasília, que pode ser a primeira ecoarena com certificado Leed Platinum no mundo.

JK – Mineiro de Diamantina, Juscelino Kubitschek nasceu em 12 de setembro de 1902. Descrito como um homem fiel aos seus antigos mestres, aos seus amigos e principalmente a seus princípios: verdade, justiça e democracia. Nacionalista, conciliador e extremamente tolerante, apostava na capacidade do povo brasileiro. Era médico, vivia em constante bom humor e gostava de serenata e violão. Tanto que no dia 12 de setembro, Diamantina celebra, além do feriado de Juscelino, o Dia da Seresta.

Morreu em 22 de agosto de 1976, vítima de um acidente automobilístico na Rodovia Presidente Dutra, em São Paulo, quando seu carro bateu de frente com uma carreta após ter sido acidentalmente fechado por um ônibus.