12/04/2021 às 11:52

Casamento Comunitário agora é programa de governo

Para casar são cinco fases: inscrição, seleção dos candidatos, preparação da documentação, participação nos encontros preparatórios e cerimônia

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

O Casamento Comunitário agora é um programa oficial de governo. A coordenação continua com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), que ainda pode contar com o auxílio de outros órgãos governamentais, além de parceiros e voluntários para oficializar a união de casais hipossuficientes do DF.

“A medida fortalece o Casamento Comunitário, que passa a ser uma ação permanente no Distrito Federal. Agora, poderemos, por exemplo, destinar recursos públicos para a execução das próximas edições. Hoje contamos apenas com parceiros e voluntários para realizar os sonhos desses casais”, explica a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

[Numeralha titulo_grande=”” texto=”As inscrições para o primeiro Casamento Comunitário de 2021 estão abertas até 14 de abril” esquerda_direita_centro=”direita”]

Entre os objetivos do programa estão a defesa do direito à convivência familiar, a garantia dos direitos civis da família e a consolidação desse núcleo social básico de acolhida, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social. O Casamento Comunitário é composto por cinco fases: inscrição, seleção dos candidatos, preparação da documentação; participação nos encontros preparatórios e cerimônia.

1ª Edição de 2021

As inscrições para o primeiro Casamento Comunitário de 2021 estão abertas até 14 de abril. É uma oportunidade para 40 casais oficializarem a união matrimonial. A cerimônia está prevista para ocorrer no dia 30 de maio e será realizado no Museu Nacional da República Honestino Guimarães.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Em virtude da pandemia, um rígido protocolo será estabelecido. As regras específicas de segurança sanitária necessárias para realização da cerimônia, como restrição de convidados e indicação das testemunhas, serão apresentadas no primeiro encontro preparatório que será realizado no dia 27 de maio.

As informações referentes ao presente processo seletivo serão prestadas por meio do e-mail: subdhir@sejus.df.gov.br e/ou telefones (61) 3213-0705 / 3213-0684. Os formulários para preenchimento serão disponibilizados no site da Sejus.

 *Com informações da Sejus