15/09/2015 às 21:40

Curta-metragem lançado em Cannes é exibido no festival de Brasília

No primeiro dia de mostra competitiva, documentário Command Action apresenta olhar experimental de diretor paulista

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Filmado em Rio Claro, no interior de São Paulo, o documentário Command Action, que abre a mostra competitiva do 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro nesta quarta-feira (16), já chega às telas brasilienses com a experiência de grandes produções. Em maio, o filme foi lançado na 54ª Semaine de la Critique, mostra paralela do Festival de Cannes, na França.

No mês seguinte, o curta-metragem passou pelo 23º Curtas Vila do Conde, em Portugal, e desembarcou no Brasil em agosto para o 26º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. De Brasília, a produção segue para o 59º Festival de Cinema de Londres, na Inglaterra, de 7 a 18 de outubro. “Participar do festival de Brasília é uma grande oportunidade para mostrar o caráter experimental de nosso trabalho”, destaca o diretor João Paulo Miranda Maria, de 32 anos.

DIA16

Roteiro
Nos 13 minutos de duração, o curta apresenta um dilema entre a infância e a maturidade. “O protagonista, pré-adolescente, não sabe se compra comida para a família ou um brinquedo eletrônico”, conta o diretor. Nascido em 1982, em Porto Feliz (SP), o cineasta explica que quis trazer ao filme o realismo do dia a dia em uma feira no interior do estado. “Trouxemos alunos de escolas públicas, moradores e feirantes do bairro onde se fizeram as gravações.”

O filme foi pensado em agosto de 2014, e as filmagens ocorreram em dezembro. “Usamos apenas três manhãs de feira para gravação”, lembra Miranda, formado em cinema, professor universitário na área e membro fundador do coletivo cinematográfico Kino-Olho. Esse é o segundo curta-metragem do diretor — em 2014, o paulista dirigiu Vida do Diabo — e o primeiro a ganhar destaque no Brasil e em outros países.

Em 2009, aos 26 anos, Miranda ganhou o prêmio Mobile Phone Movie Competition, concurso de filmes feitos com celular, promovido pela CNN Internacional, com o suspense A Girl and a Gun. “Após esse episódio, começamos a receber apoio da prefeitura para tocar nossos projetos e ganhamos uma estrutura mais profissional.”

Outros filmes da noite
Na programação que inaugura a mostra competitiva, também serão exibidos o curta-metragem paulista À Parte do Inferno, do diretor Raul Arthuso, que aborda a dicotomia entre céu e inferno. Fecha a noite o longa-metragem carioca A Família Dionti, de Alan Minas, com a narrativa da descoberta do amor por meio de uma história de pai e filhos que vivem no interior de Minas Gerais.

As três produções serão reprisadas na quinta-feira (17), às 14 horas, na Sala 4 do Cine Cultura Liberty Mall (Setor Comercial Norte, Quadra 2, Bloco D).

Veja a programação completa do festival.

Leia também:

Cultura divulga os 18 competidores do Festival de Brasília 2015

Filme rodado na Asa Norte encerrará o festival de cinema de Brasília