28/05/2012 às 09:57

Pentecostes leva 700 mil fiéis ao Taguaparque

 Governador Agnelo Queiroz se compromete a ampliar DF-451, que dará acesso ao Centro de Evangelização, da comunidade Renascidos em Pentecostes

Por Suzano Almeida, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado pela primeira-dama Ilza Queiroz, participou ontem (27) do terceiro e último dia da Festa de Pentecostes, no Taguaparque, em Taguatinga. Além da emoção que tomou conta dos fiéis, a celebração foi marcada pelo compromisso do governador de duplicar a DF-451, que dará acesso ao Centro de Evangelização Renascidos em Pentecostes, próximo a Ceilândia, e da manutenção do Taguaparque como sede da festa no ano que vem.

A missa de encerramento levou ao parque de Taguatinga cerca de 700 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. Durante três dias, quase 2 milhões de católicos e não católicos estiveram reunidos em oração para celebrar a vinda do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus Cristo. A cada dia foi consagrada uma vela a cada uma das três pessoas da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo, respectivamente). O crescimento da festa tem recebido o apoio do Governo do Distrito Federal e do próprio governador Agnelo Queiroz. “Esta é uma festa que expressa a cultura do povo de Brasília, por isso tem o apoio integral do nosso governo”, disse.

Comemorado 50 dias após a Páscoa, Pentecostes é uma das principais festas do calendário cristão. Nos últimos anos, o Distrito Federal passou a ter notoriedade diante de grandes comemorações realizadas, especialmente pela Paróquia São Pedro Apóstolo, de Taguatinga, que tem a celebração transmitida para vários estados e para fora do país.

Participaram da celebração o vice-governador Tadeu Filippelli; o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney; os senadores Romero Jucá e Gim Argello; os secretários de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, e de Transparência, Carlos Higino; os deputados distritais Chico Vigilante e Washington Mesquita e o administrador de Taguatinga Carlos Jales, entre outras