12/11/2021 às 15:31, atualizado em 12/11/2021 às 15:58

Pista de skate na Octogonal será reformada

O objetivo é requalificar a prática do esporte no local, que atualmente possui instalações degradadas

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

A Região Administrativa do Sudoeste/Octogonal terá uma nova pista de skate, substituindo a antiga, popularmente conhecida como Sukata Skate Park. O espaço será reformado e adequado para as tendências atuais do esporte e passará a ser chamado de Praça do Skate Park.

Conforme o projeto, a praça do Skate Park terá instalações mais modernas, com um centro em forma de octógono e uma pista para os skatistas praticarem a modalidade do esporte chamada park, feita em pistas verticais e obstáculos urbanos. O objetivo é requalificar a prática do skate no local, que atualmente possui instalações degradadas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com a administradora regional do Sudoeste/Octogonal, Walkiria Garcia, a meta é proporcionar plenas condições para o lazer e também para o treinamento de alto desempenho, cuja prática se mostrou crescente em todo o país – especialmente depois do sucesso do esporte nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021, com o Brasil conquistando três medalhas.

“A pista de skate da Octogonal já é um local que reúne inúmeras crianças e jovens que praticam o esporte. Com a construção da nova pista, queremos ampliar essa utilização do espaço, que se tornará mais seguro e moderno. O nosso desejo é que, além do divertimento, essa pista seja palco de interação e competição entre os admiradores do esporte”, afirmou a administradora.

A nova pista está prevista no projeto de paisagismo aprovado, nesta quinta-feira (11), pela portaria n° 103. A norma foi publicada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O projeto foi elaborado pela equipe da Seduh para atender a demanda da Administração Regional do Sudoeste/Octogonal, que, além de uma nova pista de skate, precisava também de um projeto paisagístico para o local.

“A área onde se encontra instalada a antiga pista será revitalizada, devolvendo a um espaço degradado o seu papel principal, que é o de esporte e lazer”, ressaltou a secretária executiva de Gestão do Território da Seduh, Janaína Vieira.

Próximos passos

A aprovação do projeto era o último passo a ser concluído pela Seduh, que encaminhará a proposta à Administração Regional do Sudoeste/Octogonal. Esta será responsável por dar andamento a questões como orçamento e licitação da obra, com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação