05/07/2012 às 21:07

Cinema da Argélia ganha mostra no Teatro Nacional

Com entrada franca, programação comemora 50 de libertação do país africano

Por Secretaria de Cultura

Duas estátuas de mulheres elegantemente vestidas com trajes típicos da Argélia dão as boas vindas a quem chega ao Teatro Nacional para a mostra de cinema argelino. Elas estão posicionadas na entrada da sala Alberto Nepomuceno, onde as películas são projetadas. Ao lado de uma delas, as bandeiras do Brasil e da Argélia simbolizam a parceria entre a Secretaria de Cultura do DF e a Embaixada argelina.

Juntas, as duas instituições promovem, de 6 a 12 de julho, a Semana do Cinema Argelino. Durante os sete dias da mostra, o brasiliense vai poder conhecer o melhor da sétima arte produzido no país do norte africano em sessões às 15h e às 18h, na sala Alberto Nepomuceno do Teatro Nacional.

A programação faz parte das comemorações dos 50 anos de recuperação da independência da Argélia, festejado nesta quinta-feira (5). Por isso, foram selecionados filmes que marcam a luta do povo argelino pela soberania nacional e a liberdade, conquistadas com sacrifícios reconhecidos pela comunidade internacional.

Para o embaixador da Argélia, Djamel Eddine Bennaoum, a Semana do Cinema Argelino é o primeiro passo para a divulgação da cultura daquele país aqui no Brasil. “Vamos trabalhar também com projetos futuros, como apresentações musicais e de dança. O Brasil tem forte ligação com a cultura sul-africana, mas muito pouco com a da África do Norte, que é muito rica”, avaliou.

Os filmes – Fazem parte da programação filmes consagrados internacionalmente como Crônica dos Anos de Fogo, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1975, e A Batalha de Argel, Leão de Ouro no Festival de Veneza. Há também produções mais recentes, inéditas no DF.

Confira a programação da Semana do Cinema Argelino:

Sexta-feira, 6/7

15h – A Epopéia do Cheik Bouamama

18h – Mostefa Bem Boulaid

Sábado, 7/7

15h – A Batalha de Argel

18h – O Ópio e a Vara

Domingo, 8/7

15h – Os Fora da Lei

18h – Mascarados

Segunda-feira, 9/7

15h – Crônica dos Anos de Fogo

18h – Os Fora da Lei

Terça-feira, 10/7

15h – Mostefa Bem Boulaid

18h – O Ópio e a Vara

Quarta-feira, 11/7

15h – Mascarados

18h – A Batalha de Argel

Quinta-feira, 12/7

15h – Mostefa Bem Boulaid

18h – A Epopéia do Cheik Bouamama

SERVIÇO

Semana do Cinema Argelino

De 6 a 12 de julho de 2012

Local: Teatro Nacional Claudio Santoro – Sala Alberto Nepomuceno

Entrada franca