18/04/2013 às 13:38

Jogos Mundiais Escolares 2013, em Brasília, têm 27 países confirmados

 Mais quatro nações garantem presença na Gymnasiade, em novembro

Por Mariana Batelli, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

BRASÍLIA (17/4/13) – O Governo do Distrito Federal intensifica as ações para Brasília receber os Jogos Mundiais Escolares 2013 (Gymnasiade), que serão realizados pela primeira vez em uma cidade das Américas. Bielorrússia, Turquia, Paraguai e Índia se juntaram ao grupo de países confirmados na competição. Agora são 27.

 

A adesão desses quatro países se deu após a campanha de divulgação feita em Israel pelo secretário de Esporte, Julio Ribeiro, e a secretária-adjunta de Educação, Maria Luiza Fonseca, representantes do GDF no Campeonato Mundial de Natação 2013, na cidade de Herzlia.

 

A Gymnasiade reunirá atletas com idades entre 14 e 17 anos, matriculados nos ensinos fundamental e médio. De 27 de novembro a 4 de dezembro, os participantes disputarão as seguintes modalidades: : atletismo, ginásticas aeróbica, artística e rítmica, natação, judô, karatê e xadrez.

 

Instalações – Os locais previstos para receber os jogos são: o ginásio Nilson Nelson, Complexo Aquático Cláudio Coutinho, Centro Interescolar de Educação Física, Ginásio do Cruzeiro, Centro de Convenções Ulysses Guimarães e o Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

 

O Governo do Distrito Federal está reforçando ações para receber a Gymnasiade. Na área de Segurança, o governo federal criou a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, formada por 34 órgãos, com o objetivo de integrar e ampliar questões de segurança.

 

A Segurança Pública do DF está investindo na capacitação de policiais, bombeiros e agentes de trânsito para oferecer segurança nas regiões com maior circulação de pessoas.

 

Os atletas terão a possibilidade de fazer passeios turísticos pela cidade e assistir a apresentações culturais e a outras atrações de Brasília.