30/01/2023 às 18:56, atualizado em 30/01/2023 às 19:17

Parte superior do Viaduto do Sudoeste ganha sistema de drenagem

Alça de acesso entre o Parque da Cidade e o Complexo da Polícia Civil ganha pavimentação nos encaixes; custo é de R$ 31 milhões

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Orçada em R$ 31 milhões, a obra do viaduto na Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) segue firme. A nova via de passagem beneficiará diariamente 25 mil veículos que trafegam pelo local, pois, extinto o gargalo na entrada do Sudoeste, o trânsito fluirá melhor na Epig.

Bocas de lobo foram instaladas na via superior do viaduto | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Mesmo durante o período de chuvas constantes, os trabalhos não foram paralisados, tendo sido feita toda a drenagem e construídas bocas de lobo na parte superior da via. Nos últimos dias, foi possível instalar os encaixes para asfaltamento das alças de acesso à via, no lado do Parque da Cidade, próximo ao Complexo da Polícia Civil. 

Pistas

“Queremos acabar com o desvio em frente ao Sudoeste e liberar a Avenida das Jaqueiras”, explica o engenheiro da Secretaria de Obras Carlos Magno Rodrigues, responsável pela obra. A parte de baixo do viaduto, que contará com um declive de seis metros ligando o Parque da Cidade ao Sudoeste, será concluída depois da pista superior.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A via terá ainda uma faixa de rolamento de 4 m de largura, com piso rígido, destinada ao BRT, além de três faixas de asfalto para o tráfego de outros veículos. A pista do BRT na região do viaduto será ligada mais tarde a outra parte da via também destinada ao BRT, a ser iniciada na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). O viaduto terá ainda quatro tesourinhas, semelhantes às que existem ligando as quadras das asas Sul e Norte.

Homenagem

O viaduto receberá o nome de Luiz Carlos Botelho, em homenagem ao mineiro que chegou à cidade em 1956, a convite de Juscelino Kubitschek, para trabalhar na construção da nova capital federal. 

Posteriormente formado em engenharia na Universidade de Brasília (UnB), ele ocupou diversos cargos públicos no Distrito Federal: chefe do Serviço de Cadastro da Novacap, integrante do Conselho de Administração do Metrô, vice-presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e presidente do Fórum Empresarial do DF.

Parte superior do Viaduto do Sudoeste ganha sistema de drenagem