19/03/2023 às 09:58, atualizado em 19/03/2023 às 10:46

Participe da 1ª Semana da Poesia da Biblioteca Pública de Brasília

Evento ocorre entre os dias 20 e 24 deste mês; programação terá bate-papo com poetas do DF, saraus, concurso de poesia e exposição de trabalhos artísticos

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

A Biblioteca Pública de Brasília (BPD) promove, entre os dias 20 e 24 deste mês, a 1ª Semana da Poesia. O evento começa às 14h, no jardim do equipamento público gerido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), na EQS 312/313, Asa Sul. A programação conta com bate-papo, saraus, concurso de poesia e exposição de trabalhos artísticos.

Ambiente propício à interação com a literatura, BPB vai reunir autores e artistas em torno de temas culturais | Foto: Divulgação

[Olho texto=”“A poesia tem a capacidade de desenvolver não apenas a habilidade de escrever, mas também de aumentar a sensibilidade e a compreensão sobre o mundo e sobre nós mesmos” ” assinatura=”Frederico Machado, gerente da Biblioteca Pública de Brasília ” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os debates sobre o tema central do encontro serão conduzidos por José Sóter, José Carlos Vieira, Noélia Ribeiro, Luda Aquareluda e Nicolas Behr, profissionais envolvidos com arte e poesia. Quem sentir vontade de compartilhar composições com os demais pode participar dos saraus, que começam logo após as sessões de bate-papo. 

Também será possível se inscrever no concurso de poesia, que selecionará cinco textos para publicação na revista Traços. O prazo de inscrição vai até as 23h59 do dia 24, e o resultado será divulgado em 7 de abril.

Como participar

Para participar do concurso, basta enviar a poesia para o e-mail semanadapoesia@cultura.df.gov.br, em um documento no formato Word, com identificação (nome e sobrenome) e contato. Essas informações não devem estar no corpo do e-mail, para que a avaliação dos trabalhos seja feita de forma anônima. Confira o edital.

Além disso, haverá a Feira Poética, das 14h às 18h, em que qualquer pessoa poderá expor livros e produtos relacionados com a expressão cultural. Interessados devem preencher este formulário.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“A poesia tem a capacidade de desenvolver não apenas a habilidade de escrever, mas também de aumentar a sensibilidade e a compreensão sobre o mundo e sobre nós mesmos”, defende o gerente da BPB, Frederico Machado. “Entendemos que as bibliotecas públicas têm a missão de fomentar a leitura, o gosto pela leitura, apoiar e estimular a poesia. A poesia faz parte do desenvolvimento humano como um ser completo, e a BPB tem aberto as portas para diversos projetos ligados ao saber, leitura, arte, livros e literatura.”

Quem sugeriu a criação do evento foi o poeta e artista plástico Marco Porto. “Acredito que o evento vai valorizar a poesia de Brasília, unindo as pessoas que já são interessadas em poesia, ao mesmo tempo em que vai mostrar esse universo a quem não conhece”, pontua.

Para mais informações, acesse o Instagram da biblioteca.

Programação – bate-papos
? Segunda-feira (20), às 15h: José Sóter
? Dia 21, às 16h: José Carlos Vieira
?
Dia 22, às 15h: Noélia Ribeiro
?
Dia 23, às 15h: Luda Aquareluda
?
Dia 24, às 16h: Nicolas Behr.

Participe da 1ª Semana da Poesia da Biblioteca Pública de Brasília