11/04/2023 às 20:20

Seduh apresenta diagnóstico urbano dos principais desafios do Lago Sul

RA foi a terceira a receber neste mês a visita da equipe técnica da secretaria para discutir o planejamento urbano local

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

O Lago Sul foi a terceira região administrativa a receber neste mês a visita da equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) para discutir o planejamento urbano local. Em reunião na sede da administração regional, nesta terça-feira (11), foi apresentado aos participantes um diagnóstico do Plano de Intervenção Urbana (PIU) elaborado pela pasta para detectar os principais desafios encontrados na RA.

No caso específico do Lago Sul, o PIU abrange seis pontos principais: a ocupação de áreas públicas por lotes comerciais, a exemplo dos puxadinhos; a ocupação das áreas verdes; o estudo de intervenção viária; as áreas de parcelamento futuro; os espaços voltados às unidades de conservação (UCs); e a dinamização da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos), para permitir o desenvolvimento econômico do local.

Calçadas estreitas e ocupação de áreas verdes são alguns dos desafios a serem enfrentados na região | Foto: Divulgação/Seduh-DF

Para colocar o plano em prática, a equipe técnica da Seduh fez um levantamento completo em toda a região. Alguns dos principais problemas detectados foram a falta de acessibilidade com calçadas estreitas ou invadidas, além de comércios e outros serviços presentes em áreas residenciais que acabam gerando transtornos aos moradores. “O diagnóstico mapeia todos os problemas do dia a dia. E os pontos que devemos ficar mais atentos são estacionamentos irregulares e ocupações de áreas verdes. A ideia é avaliarmos tudo e verificar quais alterações legais são possíveis”, afirmou a subsecretária de Desenvolvimento das Cidades da Seduh, Andrea Mendonça.

[Olho texto=”“O diagnóstico mapeia todos os problemas do dia a dia. A ideia é avaliarmos tudo e verificar quais alterações legais são possíveis”” assinatura=”Andrea Mendonça, subsecretária de Desenvolvimento das Cidades da Seduh” esquerda_direita_centro=”direita”]

O objetivo da reunião foi apresentar o diagnóstico à equipe da Administração Regional do Lago Sul para verificar se o levantamento corresponde às reais demandas da RA, e também para que possa complementar com suas sugestões. A expectativa é que nas próximas semanas a administração entregue na sede da Seduh as suas contribuições.

Logo após, um questionário on-line será apresentado à população para que os moradores apontem o que pode melhorar na RA. Depois disso, a Seduh vai analisar as sugestões e elaborar uma proposta para apresentar novamente à comunidade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para o administrador regional do Lago Sul, Rubens Santoro, a colaboração com a Seduh é válida e contribuirá para auxiliar a população em suas demandas. “Esta é uma iniciativa muito boa, que precisava ser feita há mais tempo.”

A primeira região administrativa que recebeu a visita da equipe técnica da Seduh foi Santa Maria. Logo após, foi a vez de Planaltina. Até o momento, também há estudos elaborados do Plano de Intervenção Urbana para Taguatinga, Guará e SIA.

*Com informações da Seduh