14/04/2023 às 19:16, atualizado em 14/04/2023 às 19:28

Trecho de 350 m na marginal sul do Túnel de Taguatinga é pavimentado

Os outros 520 m foram entregues em outubro do ano passado 

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

A marginal sul do Túnel de Taguatinga está mais perto de ter seus 870 m totalmente liberados para veículos. Com mais da metade da pista em uso desde o ano passado, falta apenas concluir os trabalhos em um trecho de 350 m que já se encontra em processo de pavimentação.

Pista, que já recebeu uma camada de brita graduada simples, terá duas faixas de rolamento | Foto: João Cardoso/Agência Brasília

Parte integrante do complexo viário formado pelo Túnel de Taguatinga, a marginal sul ligará a Avenida Samdu à Estrada Parque Taguatinga (EPTG), dando acesso às áreas comercial e residencial do centro da cidade. A pista terá duas faixas de rolamento revestidas de asfalto.

Com 520 m de extensão, o percurso que vai da Avenida Comercial à EPTG foi entregue em outubro do ano passado. De acordo com o engenheiro civil José Alfredo Aguiar, no trecho que segue em obras, a pista recebeu uma camada de brita graduada simples (BGS). A mistura de pó com brita é usada como base para pavimentos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Nossa equipe trabalha agora na imprimação, um banho de piche aplicado na base compactada para aumentar a aderência do asfalto”, explica José Alfredo, um dos profissionais responsáveis pela obra. “Cerca de 180 m da via já passaram pelo processo, última etapa antes do asfaltamento.”

As marginais sul e norte do Túnel de Taguatinga ladeiam o boulevard que ocupará o pavimento superior do complexo viário. As faixas de rolamento correm paralelamente à pista exclusiva para ônibus.

Trecho de 350 m na marginal sul do Túnel de Taguatinga é pavimentado