14/06/2013 às 19:28, atualizado em 12/05/2016 às 18:14

Jogo de abertura mobiliza jovens no combate ao tráfico de pessoas

Mais de 20 mil panfletos com orientações e formas de prevenção serão distribuídos amanhã (15) na área externa do estádio

Por Kelly Ikuma, da Agência Brasília


. Foto: Brito – 09/09/2011

 BRASÍLIA (14/6/2013)- Jovens do Exército da Salvação aproveitarão a movimentação por conta do jogo de abertura da Copa das Confederações para distribuírem, amanhã (15), às 12.00, na área externa do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, material informativo sobre combate ao tráfico de pessoas.

 

“A blitz é realizada com frequência pela Gerência de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – GEETP- da Secretaria de Justiça, e, desta vez, essa entidade entrou em contato conosco para ajudarmos a conscientizar a população sobre esse crime”, afirmou a gerente da GEETP, Marta Santos.

 

De acordo com a gerente, cerca de 20 jovens distribuirão 20 mil panfletos com orientações e formas de prevenção. “Essa iniciativa fará com que a população tenha certeza que esse crime é uma realidade e não apenas tema de filmes e novelas”, completou Marta.

 

“O combate ao tráfico de pessoas é uma bandeira da entidade em vários estados, e essa ação no DF é uma preparação para a Copa do Mundo, evento que reúne um número considerável de pessoas”, destacou o tenente do Exército da Salvação, Fagner Castanho.

 

Apontado como uma das atividades criminosas mais lucrativas do mundo, o tráfico de pessoas faz cerca de 2,5 milhões de vítimas e movimenta aproximadamente 32 bilhões de dólares por ano, segundo dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

 

Crime no DF – A gerente da GEETP informou que o órgão não possui um índice sobre o tráfico de pessoas no DF, pois as denúncias ainda são poucas. “Estamos na fase de divulgação por meio de palestras para que todos saibam sobre o crime”, informou.

 

(K.I/M.D.)