02/12/2016 às 20:51, atualizado em 05/12/2016 às 09:23

Buriti é iluminado de verde em homenagem às vítimas do voo da Chapecoense

Palácio permanece com as luzes até domingo (4). Velório coletivo ocorrerá neste sábado (3), em Chapecó (SC)

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

O Palácio do Buriti ficará iluminado de verde até domingo (4). O gesto é uma homenagem às vítimas do acidente aéreo com o time de futebol Chapecoense, que ocorreu na terça-feira (29), nas proximidades de Medellín, na Colômbia. Das 77 pessoas a bordo, 71 morreram — 19 atletas, 7 tripulantes, 20 profissionais de imprensa e 25 convidados e membros da delegação.

O Palácio do Buriti ficará iluminado de verde até domingo (4). O gesto é uma homenagem às vítimas do acidente aéreo com o time de futebol Chapecoense.

O Palácio do Buriti ficará iluminado de verde até domingo (4). O gesto é uma homenagem às vítimas do acidente aéreo com o time de futebol Chapecoense. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Em sinal de reverência, o verde, cor da Chapecoense, foi adotado em estádios de futebol do mundo inteiro e em organizações esportistas. O tom adornou também a iluminação de prédios públicos em todo o Brasil, como o Palácio do Planalto e monumentos famosos de cidades turísticas, como a Torre Eiffel, em Paris, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

O velório de ao menos 51 pessoas ocorrerá neste sábado (3), na Arena Condá, em Chapecó (SC), casa do clube catarinense. O estádio será tomado por familiares, amigos e o público, que prestará a última homenagem às vítimas. De acordo com a Associação Chapecoense de Futebol, 19 mil pessoas serão acomodadas nas arquibancadas e cerca de 2 mil terão acesso ao gramado.

[Olho texto='”Minha solidariedade à família e aos amigos de todas as vítimas dessa tragédia. Peço a Deus que conforte essas pessoas”‘ assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Telões serão instalados na parte externa. “Minha solidariedade à família e aos amigos de todas as vítimas dessa tragédia. Peço a Deus que conforte essas pessoas. Meus sentimentos aos chapecoenses, aos colegas da imprensa nacional e internacional, ao governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, ao prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, e a toda a comunidade esportiva por essa perda irreparável”, declarou o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, em nota oficial divulgada no dia do acidente.

Entre os sobreviventes do desastre estão três jogadores, dois tripulantes e um jornalista, hospitalizados em Medellín. De acordo com boletim divulgado pela Associação Chapecoense de Futebol nesta sexta-feira (2), nenhum deles apresenta risco de morte e estão com quadro de saúde estabilizado.

Acidente na Colômbia

A aeronave decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 68 passageiros e nove tripulantes. Levava os atletas da Chapecoense a Medellín, onde a equipe disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, de quarta-feira (30).

O avião perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (à 1h15 de Brasília), entre as cidades colombianas de La Ceja e Abejorral, e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro.

Edição: Vannildo Mendes