avisos de pauta

5/6/17 14:48
Atualizado em 5/6/17 às 14:48

Pronunciamento: lançamento do programa Cidades Limpas em Taguatinga

Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

Quero dizer, minha gente, que isso aqui é exemplo de uma Brasília cidadã, de uma Brasília em que governo e comunidade se unem para que essa cidade seja uma cidade mais limpa, mais bonita, com melhor qualidade de vida.

Temos muito orgulho das ações que estamos fazendo em Taguatinga ao longo desses dois anos e cinco meses, onde entregamos dois terminais novos e reformados para população; fizemos um centro de educação precoce aqui, e eu quero parabenizar o professor Juscelino; um Centro de Educação Infantil, que tive a honra de participar da inauguração; também um centro de altas habilidades para alunos com altas habilidades aqui também em Taguatinga; o fato do nosso CIL, Centro de Línguas, ter se tornando uma escola associada a Unesco, um conjunto de melhorias também nas escolas.

Vamos inaugurar a cantina do EIT daqui alguns dias, mas quero ainda ouvir as reivindicações dos estudantes para que possamos cada vez mais melhorar as condições das nossas escolas.

Quero aqui dar uma notícia que eu tenho certeza que é muito importante para a cidade de Taguatinga, para o comércio de Taguatinga, para a acessibilidade de Taguatinga.

Nas próximas duas semanas, devemos soltar o edital de licitação para fazer todas as calçadas que ligam a Avenida Comercial e a Avenida Samdu, as transversais. Certamente isso vai melhorar muito a qualidade de vida dos pedestres que passaram a utilizar ainda mais em função do binário que foi instituído pelo nosso governo depois de um grande debate com a comunidade. Hoje nós temos um reconhecimento e melhorou muito fluxo para quem utiliza Avenida Comercial e Avenida Samdu.

Também estamos fazendo o alargamento das alças desse viaduto de entrada em Taguatinga e temos ainda um grande projeto de requalificação de toda Avenida Comercial, de toda Avenida Samdu, que deverá ser licitado também ainda o nosso governo.

É muito importante essa ação do Cidades Limpas, em função da mobilização, da conscientização que provoca na comunidade. O Cidades Limpas não são apenas duas semanas em que os órgãos do governo atuam conjuntamente em forma de mutirão limpando a cidade. É, sobretudo, um momento de cidadania, um momento da comunidade se mobilizar e se comprometer. Ela também precisa participar desse processo de uma cidade melhor, com a separação adequada do lixo, com a disposição adequada dos lixos, dos resíduos, dos entulhos, no sentido de transformar Brasília uma referência de sustentabilidade.

Neste ano, em outubro, vamos acabar com uma vergonha nacional, que é o Lixão da Estrutural. Vamos transferir todos os resíduos para o Aterro Sanitário já construído no nosso governo, e faremos isso com a incorporação dos catadores de material reciclável no processo produtivo de forma digna.

Quero dar uma notícia também. Amanhã, darei posse a mais 300 servidores da saúde, complementando os 725 últimos servidores que foram chamados no nosso governo, sendo 103 médicos, para poder fortalecer o atendimento nos diversos hospitais no Distrito Federal.

É importante fazer um agradecimento a todos que estão participando do Programa Cidades Limpas e fazer um reconhecimento dos resultados desse programa. Além do tapa-buraco, da poda de árvores, do corte de grama, da pintura de meio-fio, da retirada de entulho, do desentupimento de bocas de lobo, que são os trabalhos físicos, o resultado disso tem sido extremamente significativo.

Brasília é a unidade da Federação que mais reduziu os casos de dengue, zika e chikungunya em 2017. Estamos com número que realmente nos orgulha porque tivemos neste ano uma redução mais de 90% em relação aos números do ano passado. Isso só foi possível graças ao engajamento de toda comunidade.

Quero dizer aqui para a turma do Setor Primavera que já fizemos a iluminação do Setor Primavera, fizemos uma parte do estacionamento da área comercial. Vamos iniciar a segunda parte da área comercial nos próximos dias, mas nós queremos avançar no processo de regularização do Setor Primavera. Sabemos que isso é uma reivindicação da comunidade, e o nosso governo tem se destacado pelo processo de regularização.

Já entregamos 27 mil escrituras, estamos com 6 mil escrituras para entregar em um grande mutirão que faremos em breve. Vamos percorrer várias cidades durante o dia todo entregando escrituras porque, no nosso governo, vamos entregar 60 mil escrituras. Isso é mais que todos os governos anteriores juntos entregaram. Queremos uma cidade legal, regularizada, nós queremos uma Brasília cidadã.

Quero aproveitar aqui também para cumprimentar as forças de segurança pública. Mais uma vez fechamos o mês de maio com uma redução significativa do número de homicídios no Distrito Federal. No ano passado, tivemos o menor número dos últimos 23 anos, e, até aqui, estamos com redução muito significativa com relação ao ano passado.

Portanto, vamos fechar 2017 com o menor número de homicídios dos últimos 24 anos, o que fez Brasília receber, em Madri, recentemente, o título de Capital Ibero Americana da Paz.

Um grande abraço. Vamos continuar unidos e, mais uma vez, parabéns Taguatinga pelos seus 59 anos e pelo seu exemplo de luta em defesa de melhor qualidade de vida para sua população e para todo o DF!

Parabéns a todos taguatinguenses que fazem desta cidade uma cidade tão maravilhosa e tão inspiradora.

Muito obrigado!

Leia a matéria Cidades Limpas atuará na área central de Taguatinga.