notas oficiais e pronunciamentos

11/9/17 21:18
Atualizado em 11/9/17 às 21:18

Pronunciamento: entrega de viaturas e uniformes de proteção individual contra incêndios florestais aos Bombeiros do DF

Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

Quero fazer aqui um gesto de profundo reconhecimento e gratidão aos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Hoje é, sim, um dia de consternação ao lembrarmos o episódio de 16 anos atrás, do atentado às Torres Gêmeas, quando os bombeiros tiveram um papel muito importante no salvamento de vidas. Mas hoje também é o Dia Nacional do Cerrado, onde temos a oportunidade de celebrar esse bioma tão importante para o Brasil e que vem sendo tão fortemente protegido pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Nós temos buscado, ao longo do nosso governo, equipar as forças de segurança para que possam com toda a capacidade de seus soldados prestar serviços cada vez melhores à população de Brasília. Foi assim que compramos, recentemente, 145 carros para a Polícia Militar do Distrito Federal, mais de 5 mil rádios, os coletes de proteção balística para todos os soldados e, hoje, a entrega dessas 21 caminhonetes e desses 3 mil equipamentos individuais que também contribuem para que o Corpo de Bombeiros possa cumprir a sua missão de proteger o meio ambiente.

Nós estamos neste momento com uma redução muito significativa de casos de dengue, zika e chikungunya. E desde o primeiro momento o Corpo de Bombeiros se dedicou a essa tarefa, articulado a outros órgãos de governo, para produzir esses resultados significativos. Nós temos hoje um índice de reversão de paradas cardiorrespiratórias de 37%, enquanto a média mundial é de 25%, e isso demonstra como o Corpo de Bombeiros tem sido eficiente. E, ainda, com o aumento de ocorrências nessa época de seca, o Corpo de Bombeiros tem chegado de forma muito mais rápida e ágil.

Nós vivemos um momento muito delicado do ponto de vista ambiental, um momento de emergência hídrica em que os nossos reservatórios estão com um nível de água muito baixo. O governo vem fazendo investimentos importantes para suprir a questão do abastecimento de água, mas há 16 anos não eram feitos investimentos na captação e no tratamento de água. Mas graças a essas ações educativas, estamos conseguindo atravessar essa crise hídrica. Portanto, eu quero agradecer a esses valentes soldados que, com sua dedicação, seu espírito público, com seu amor a Brasília e ao meio ambiente, têm contribuído para garantir o combate eficiente aos incêndios florestais no Distrito Federal.

Leia a matéria: Corpo de Bombeiros recebe equipamentos de combate a incêndios florestais