notas oficiais e pronunciamentos

22/6/17 13:50
Atualizado em 22/6/17 às 13:50

Pronunciamento: inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos de Águas Lindas

Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

É uma alegria enorme estar mais uma vez na cidade de Águas lindas. Tenho muitos motivos para estar bastante feliz na manhã de hoje. Governador Marconi, essa parceria que o governo de Brasília tem feito com governo de Goiás, com apoio do governo federal — e aqui a gente quer fazer esse agradecimento de forma especial ao ministro das Cidades, Bruno Araújo —, que tem trazido muitos benefícios para população da nossa região, para a população do Distrito Federal e para as cidades da região metropolitana.

Deputado Juarezão disse há pouco do asfalto que fizemos aqui ligando Brazlândia a Padre Lúcio. Também estamos fazendo a ponte que vai completar essa obra. Uma ponte do Serra Dourada que liga o Gama a Santo Antônio do Descoberto, estamos concluindo e entregando essa obra. Estamos fazendo a Estação de Tratamento de Água de Corumbá.

Penso que talvez nunca tenha havido entre o governo de Goiás e o de Brasília uma parceria tão grande para o benefício da população. Eu sempre disse que tudo aquilo que é bom para o Entorno, tudo aquilo que é bom para a região metropolitana de Goiás, é bom para o Distrito Federal. Nós somos uma família só, e essa aqui é um exemplo dessa parceria.

Quando, no início do nosso governo, fui procurado pelo prefeito Hildo do Candango para que a Caesb pudesse assumir essa obra, pudesse fazer essa parceria com a Saneago, imediatamente fomos atrás dos recursos. Conseguimos um financiamento no Banco do Brasil e, apesar de toda a crise econômica que herdamos, soubemos separar recursos para aquilo que era prioritário. E isso aqui é prioritário!

Investir em saneamento, investir nas redes de esgoto, que hoje já atende grande parte de Águas Lindas, e fazer um investimento para uma estação de tratamento de esgoto, que é a mais moderna do Brasil, vai trazer um enorme benefício para população de Águas Lindas, e vai trazer um enorme benefício para população de Brasília.

Estamos falando de garantir a qualidade da água do Descoberto que abastece dois terços da população do Distrito Federal. Portanto, é uma alegria muito grande poder fazer essa parceria. Também é uma alegria muito grande, governador Marconi, porque estamos aqui fortalecendo um projeto importante da gestão de um prefeito muito sério, de um prefeito muito competente, de um prefeito honesto, numa cidade que sofreu muito nos últimos anos por administrações que não tinham a mesma seriedade, a mesma honestidade do Hildo do Candango.

Quero dizer que eu fico orgulhoso, Hildo, quando eu vejo o seu sucesso, e me lembro daquela data em 2008, eu vinha contando para o vice-governador José Eliton, eu era da comissão de orçamento naquele momento e vim para sua casa para fechar uma coligação.

Estavam lá o Evandro da Rainha da Paz, Adesso, da Modelle, vários outros que estão aqui. Eu disse: Hildo, você é uma grande alternativa para esse município, você tem que ser candidato para começar a construir uma alternativa para este município tão sofrido e que precisa de gente séria a frente para criar um outro tempo para a história de Águas Lindas.

Naquela eleição não deu, mas na seguinte deu, e eu tenho a honra de dizer que todas as eleições que o Hildo do Candango disputou para prefeito, eu estava do lado dele dando meu apoio.

Quero dizer, governador Marconi, que apesar de toda dificuldade que herdamos do governo anterior, com rombo de mais de R$ 6 bilhões, temos procurado através de financiamentos — e o Banco do Brasil tem sido um grande parceiro do governo de Brasília — garantir recursos para aquilo que é mais importante que é o investimento em saneamento.

O nosso governo será conhecido por fazer o saneamento do Distrito Federal, o saneamento das contas públicas e o saneamento da infraestrutura. É por isso que estamos fazendo em uma comunidade aqui vizinha, onde muitos aqui de Águas Lindas têm parentes e amigos, no Sol Nascente.

Estamos fazendo também ali um grande investimento de infraestrutura, com toda rede de águas pluviais, esgoto, com toda pavimentação do Sol Nascente, como também estamos fazendo em Vicente Pires, estamos fazendo no Porto Rico, que faz divisa com o Goiás, estamos fazendo com o Buritizinho

É por isso que em nenhum momento faltou recursos do governo de Brasília para obra de captação de água de Corumbá, uma obra que será fundamental para acabar com a crise hídrica no Distrito Federal, porque há 16 anos nenhum governo anterior ao nosso fez qualquer tipo de investimento e captação de água no Distrito Federal, e o nosso está fazendo em parceria com o Estado de Goiás.

A grande notícia que recebemos hoje do presidente da Saneago é que hoje está sendo assinado o novo contrato com a empresa que vai permitir a retomada das obras na parte de Goiás. Essa é mais uma grande parceria entre o estado de Goiás e o Distrito Federal.

Nós também daqui a uns dias, na semana que vem, vamos inaugurar a Estação de Tratamento de Esgoto aqui no Incra 8, também muito importante para garantir a qualidade da água da Barragem do Descoberto. Também estamos fazendo mais duas captações que vão entrar em funcionamento ainda neste ano: a Estação de Captação do Bananal, que vou visitar semana que vem, e uma Estação de Tratamento Emergencial de Captação Emergencial no Lago Paranoá, também com apoio do governo federal. Quero agradecer ao ministro Helder Barbalho.

O nosso governo tem que se caracterizado por fazer investimentos em infraestrutura que vão efetivamente mudar a vida da população, vão garantir saúde à população. Eu sempre digo que quando a gente faz a rede de esgoto de uma cidade e uma estação de tratamento de esgoto da cidade, nós estamos melhorando a saúde da população, nós estamos reduzindo a incidência de diarreias nas crianças, que conviviam muitas vezes com esgoto jogado a céu aberto.

Estamos reduzindo as doenças respiratórias, quando levamos asfalto e pavimentação, porque a gente está acabando com a poeira na época da seca que atinge tão gravemente as nossas crianças.

Portanto, governador Marconi, hoje para nós é um dia de celebração, é um dia de alegria, é um dia de reconhecimento de que a parceria entre Caesb e Saneago, a parceria entre governo de Brasília, governo de Goiás, com apoio do governo federal, tem trazido benefícios para a população das nossas cidades de Brasília e de Goiás.

Não há prazer maior para um governante sério do que saber que as suas atitudes estão contribuindo para mudar para melhor a vida do nosso povo. Receba aqui o meu abraço carinhoso, porque estou muito feliz de compartilhar esse momento de conquista para Águas Lindas, para Goiás e para Brasília.

Um grande abraço.

Leia a matéria DF e Goiás inauguram Estação de Tratamento de Esgotos em Águas Lindas.