notas oficiais e pronunciamentos

14/11/17 19:32
Atualizado em 14/11/17 às 19:32

Pronunciamento: inauguração da restauração da DF-001 no Lago Oeste

Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

É uma alegria muito grande estar aqui inaugurando mais uma obra de restauração e pavimentação da DF-001. Com essa obra de 9 quilômetros, nós já completamos 21 km aqui neste trecho da DF-001, ligando o Balão do Colorado à DF-170, que vai para Brazlândia.

Esta obra está incluída num conjunto de melhorias viárias no Distrito Federal. Nós estamos concluindo também uma ciclovia ligando a BR-040 a Valparaíso, ao Novo Gama e à cidade do Gama. Ali também estamos construindo uma ponte que vai ligar a BR-040 e a BR-060, que vai para Goiânia.

Também ali no Gama nós vamos inaugurar, daqui a algumas semanas, duas pontes que ligam o Gama à região do Serra Dourada, no município do Santo Antônio do Descoberto (GO). Também vamos inaugurar uma ponte no Monjolo, ali no Recanto das Emas.

Também vamos inaugurar, na próxima sexta-feira, a ponte ligando Brazlândia a Águas Lindas, ao Padre Lúcio, onde já fizemos toda a recuperação asfáltica daquela via. Nós estamos também recuperando a DF-001 no trecho que liga a Estrutural em direção a Brazlândia.

Estamos fazendo uma grande intervenção, uma grande obra na DF-047, que é aquela que liga o Balão do Aeroporto ao aeroporto [Internacional Juscelino Kubitschek], que vai melhorar muito a chegada ao Eixão Sul.

Também estamos fazendo uma grande ciclovia ligando o Plano Piloto à cidade de Taguatinga e tivemos nesta semana a autorização de supressão vegetal, que vai agilizar bastante os trabalhos para o asfaltamento daquela ciclovia nos próximos dias.

Estamos assinando, na próxima sexta-feira, o contrato para o alargamento da Avenida Hélio Prates em três locais. E estamos fazendo o Trevo de Triagem Norte e a triplicação das vias ligando o Balão do Torto ao Balão do Colorado — apenas para citar algumas obras que me vieram aqui à cabeça.

São grandes investimentos importantes para a economia do Distrito Federal, mas sobretudo para melhorar a mobilidade urbana no DF. Essas obras, além de garantir agilidade às pessoas e especialmente aos moradores da região norte, que estavam esquecidos há muitos anos.

Não se faziam investimentos na região norte no Distrito Federal, e nós estamos fazendo a maior obra viária da história do Distrito Federal, ligando o Plano Piloto, o que vai facilitar muito a vida de quem mora em Sobradinho, nos condomínios aqui no Lago Oeste, em Planaltina, em Planaltina de Goiás e em Formosa.

E estamos com menor número de mortes no trânsito desde que esse número é medido. Portanto, isso demonstra a eficiência do trabalho que vem sendo realizado de melhoria das vias, de melhoria do trânsito e aprofundando essa perspectiva da paz no trânsito no Distrito Federal.

Aqui também já está pronto o projeto, está para ser liberada no Tribunal de Contas para ser licitada a construção da ciclovia que vai ligar o Balão do Colorado até o Lago Oeste. Certamente essa ciclovia vai ser muito utilizada pelos jovens, pelos estudantes e pelos trabalhadores que estão aqui.

Temos uma outra boa notícia: no próximo dia 3 de dezembro, nós vamos inaugurar talvez uma das maiores pistas de mountain bike, das maiores trilhas de mountain bike existentes no Brasil. São 90 km aqui beirando o Parque Nacional de Brasília, que vão chegar também até a Floresta Nacional.

E isso está sendo feito em parceria com o segundo distrito rodoviário do DER [Departamento de Estradas de Rodagens]. Eu faço questão de estar aqui no dia 3 dezembro para participar dessa cavalgada de inauguração dessa trilha.

Portanto, parabéns a todos. Estamos muito felizes, e vocês podem atestar a qualidade dessa via que liga o Balão do Colorado à DF-170.

Estamos em entendimento com o Ibram [Instituto Brasília Ambiental] e com o ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade] para ter autorização para fazer os 14 km que faltam de asfaltamento da DF-001. Com isso, teremos a DF-001 toda asfaltada e todo o contorno do Parque Nacional de Brasília asfaltado.

Isso vai ser muito bom para os produtores rurais da região de Brazlândia e para esse trânsito das diversas regiões de Brasília e a cidade de Brazlândia. Parabéns ao DER e ao ICMBio por esse esforço, e tenho a certeza de que, com essa parceria, ganham todos e, sobretudo, ganha a população de Brasília.

Leia a matéria Inaugurada a segunda etapa de restauração da DF-001.