notas oficiais

9/2/18 15:04
Atualizado em 9/2/18 às 15:04

Pronunciamento: lançamento da ampliação das linhas do Corujão

Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

Se tem uma lei pela qual que eu tenho muito orgulho e carinho desde que fui deputado distrital e apresentei e aprovei é a Lei do Corujão. Naquela ocasião, não existia ônibus depois das 23h30, da meia-noite, e os trabalhadores do período noturno dormiam nos bancos da rodoviária esperando o dia amanhecer para ir para as suas residências.

Nós apresentamos o projeto, aprovamos e fizemos uma grande festa. E é importante registrar que a Lei do Corujão partiu de uma iniciativa dos garçons que me cercaram num restaurante e me fizeram essa reivindicação, que prontamente nós atendemos.

O que estamos fazendo hoje, reestruturando isso em parceria com o setor produtivo e com os trabalhadores, é aperfeiçoando e ampliando esses serviços. Por exemplo, aqui no Píer 21, onde funcionam vários bares e restaurantes, não tinha esse serviço, o que dificultava muito o deslocamento desses trabalhadores para suas residências a uma hora da manhã.

A partir de agora, essa área vai ser atendida pelo Corujão. Também o Sol Nascente, onde nós estamos fazendo grande programa de urbanização, não era atendido pelo Corujão, e a gente sabe que tem um número muito grande de garçons e de trabalhadores noturnos que moram no Sol Nascente, assim como no Varjão e outras cidades do Distrito Federal, que pela primeira vez estão sendo atendidas pelo Corujão.

Nós também estamos ampliando o número de linhas onde já existiam e onde a gente tinha um movimento que justificava essa ampliação, como no Plano Piloto, em Taguatinga, em Ceilândia, em Águas Claras.

Já tínhamos feito algumas mudanças, intensificando algumas linhas de Águas Claras e Taguatinga. Também vamos intensificar no Paranoá e outras regiões do Distrito Federal. Isso se soma a um conjunto de ações de mobilidade que vão garantir mais conforto, mais agilidade para os trabalhadores, além de um valor mais barato para os trabalhadores.

No fim de dezembro, nós cumprimos mais um compromisso de campanha e lançamos e ampliamos o horário do Bilhete Único. Agora, durante três horas, uma trabalhadora ou um trabalhador de qualquer cidade pode pegar dois ônibus e o metrô; pode pegar dois ônibus; pode pegar três ônibus; dois ônibus e o metrô; e vai pagar apenas uma passagem no valor de R$ 5.

Também colocamos biometria facial, colocamos GPS nos ônibus, e isso vai aumentar segurança dentro dos coletivos. E a gente já vem acompanhando uma redução significativa do número de roubos em coletivos no Distrito Federal.

São então ações que vêm contribuir para que Brasília possa exercer a sua vocação de ser a capital turística, de ser uma capital cultural de entretenimento e de lazer. Nós somos hoje reconhecidamente um dos maiores polos gastronômicos do Brasil, e agora, fortalecendo o Corujão, nós daremos mais viabilidade aos empreendimentos e, ao mesmo tempo, mais conforto e segurança para os trabalhadores noturnos.

Quero aproveitar aqui também para comunicar que eu vetei recentemente um projeto de lei aprovado na Câmara Legislativa do Distrito Federal, e era uma reivindicação do setor, o projeto procurava obrigar os estabelecimentos comerciais bares e restaurantes a vender camisinha, e a gente acha que isso tem que ser regulado pelo mercado, e a gente não pode impor isso ao setor.

Eu quero dar mais uma boa notícia aos trabalhadores. Na próxima quinta-feira, nós estaremos assinando a primeira ordem de serviço — serão três ordens de serviço — no sentido de construção de mais uma estação do metrô, onde as obras já vão começar imediatamente, e vamos começar pela estação da 110 Sul. Depois pela estação da 107 Sul, e depois de Águas Claras, que vão somar com a ampliação do metrô em Samambaia, que também vamos promover a licitação ainda neste ano.

Portanto, é isso, um abraço a todos. Um bom carnaval, muito animado, que possam brincar com muita alegria e muita paz e sabendo que, a partir de agora, os trabalhadores têm mais conforto, segurança para trabalhar e pra voltar a suas casas e poderem compartilhar do descanso merecido com sua família. Um grande abraço a todos.

Leia a matéria Corujão é ampliado e ganha linha para o Setor de Clubes Sul.