notas oficiais

31/1/18 15:51
Atualizado em 31/1/18 às 15:51

Pronunciamento: lançamento do aplicativo +Ônibus Brasília

Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

A gente fica muito feliz de usar a tecnologia a serviço da população e, sobretudo, de avançar de uma forma muito significativa nos compromissos assumidos durante a campanha eleitoral, no sentido de garantir uma melhor qualidade na mobilidade urbana para a população de Brasília. Acho que todos reconhecem os avanços muito significativos na área de mobilidade urbana.

Como foi dito aqui, já entregamos 17 terminais novos e reformados, dando maior qualidade para os usuários do transporte coletivo, para os rodoviários que utilizam esses terminais permanentemente.

Nós estamos muito próximo de assinar as ordens de serviço para iniciar as obras de conclusão de três estações do metrô. Nós já inauguramos a primeira estação do metrô toda movida por energia fotovoltaica e recebemos prêmio por isso, é a primeira da América Latina.

Estamos com autorização do governo federal e a garantia dos recursos de orçamento da União para fazer a expansão do metrô em Samambaia. Já estamos com os projetos aprovados, também no Ministério das Cidades, para expansão do metrô em Ceilândia e para expansão do metrô na Asa Norte. Só aguardando o SPA, que é a Síntese do Projeto Aprovado, para que possamos fazer as licitações dessas áreas.

Estamos fazendo uma grande obra viária, que é o Trevo de Triagem Norte, também um conjunto de ciclovias em todo o Distrito Federal. Estamos concluindo a implementação da biometria facial nos ônibus. Isso, com o recadastramento que estamos fazendo, vai eliminar fraudes no sistema de mobilidade urbana no Distrito Federal. Estamos colocando GPS nos ônibus para poder dar esse conforto e essa comodidade à população de Brasília.

Isso é muito significativo. Eu dizia na campanha, quando assumimos mais esse compromisso que está sendo cumprido nesse momento, que quando a pessoa tem a possibilidade de saber com exatidão qual é o horário que vai passar o próximo ônibus, ela pode se programar com tranquilidade. Isso dá conforto, dá comodidade e dá segurança, porque a pessoa só precisa ir para a parada de ônibus muito próximo do momento que o ônibus for passar, portanto ela fica menos exposta.

Como diz o Fábio [Damasceno, secretário de Mobilidade]: ‘traz mais comodidade porque no ponto de ônibus só estarão aquelas pessoas que vão pegar o ônibus que vai passar muito proximamente, não estará ali quem tem que esperar 20 ou 30 minutos. Essas podem estar estudando, estar com a família, podem estar fazendo outra coisa importante para sua vida e não vão estar na parada perdendo tempo esperando o ônibus’.

Como foi dito, são duas das cinco bacias que temos no Distrito Federal. Apenas duas serão atendidas nesse momento. É muito importante que as outras empresas possam acelerar os seus procedimentos para que, muito em breve, todo o Distrito Federal seja atendido por esse sistema, que é um sistema muito positivo.

Eu sempre digo — e quero aqui reiterar — que todas essas questões estão conectadas a todo o esforço que vem sendo feito pelo governo desde o início, de colocar a cidade no rumo certo. Todo o esforço de equilíbrio das contas, de arrumação da casa, que permite fazermos novos investimentos que foram muito importantes e estão dando resultados significativos.

Daqui a pouco, nós vamos ter o lançamento pela Codeplan [Companhia de Planejamento do DF] da Pesquisa de Emprego e Desemprego. E nós vamos ver que, por mais um mês seguido, desde abril do ano passado até aqui, estamos com permanente redução do índice do desemprego. Isso mostra claramente a retomada do desenvolvimento econômico da nossa cidade, o início de um ciclo virtuoso de geração de empregos, de aumento de oportunidades. Isso também provoca um aumento de arrecadação, permitindo ao Distrito Federal a contratação de novos servidores e, com isso, ofertando uma melhor qualidade de serviços públicos à população de Brasília.

Parabéns Fábio, parabéns Leo, parabéns a todas as equipes, parabéns aos rodoviários! E vejam bem, minha gente, todas essas medidas estão conectadas. Nós vamos ter também, em breve, a apresentação dos dados nos indicadores da Segurança Pública, no mês de janeiro, e o que a gente vinha vendo é uma redução dos números de assaltos a coletivos. Isso provavelmente tem uma ligação direta com o Bilhete Único, porque, com a utilização do Bilhete Único, é menos dinheiro circulando dentro dos ônibus.

Ou seja, um conjunto de ações do uso da tecnologia para favorecer a população de Brasília, especialmente os usuários do transporte coletivo. Portanto, parabéns a todos. E Fábio, aperte as empresas para que, no mais rápido tempo possível, a gente tenha todas as bacias atendidas por esse serviço, que é um serviço muito importante para a população de Brasília. Muito obrigado.

Leia a matéria Aplicativo permite consultar horários de ônibus e traçar rotas em tempo real.