notas oficiais e pronunciamentos

5/12/17 20:46
Atualizado em 5/12/17 às 20:46

Pronunciamento: outorga da medalha Mérito Musical Anacleto de Medeiros

Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

Em primeiro lugar, eu quero cumprimentar e parabenizar a banda do Corpo de Bombeiros. Realmente, as nossas solenidades, sendo civis ou militares, são brindadas e agraciadas com a participação dessa banda de música que desenvolve um trabalho muito bonito, trazendo uma aura de paz e de alegria aos eventos do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Quero aproveitar essa oportunidade para fazer o reconhecimento e um agradecimento a todos os bombeiros militares do Distrito Federal e a todos os órgãos que compõem as forças de segurança do Distrito Federal.

É importante reiterar aqui o papel do Corpo de Bombeiros na nossa cidade, e não apenas esse trabalho de salvar vidas e defender o patrimônio, mas o trabalho social que o CBMDF desenvolve, seja através a sua banda de música, seja através do programa Bombeiro Mirim, a prevenção que o corpo de bombeiros faz através das campanhas de combate à dengue, à zika e à chikungunya. E nós estamos com a maior redução de casos dessas doenças no país. Também a reversão de paradas cardiorrespiratórias – e nós temos o maior índice de reversão do mundo. Enquanto países mais desenvolvidos têm o índice de reversão de 25%, o nosso bombeiro alcança o índice de 37,5% de reversão de paradas cardiorrespiratórias.

Brasília é a unidade da federação que tem reduzido de forma mais significativa o número de homicídios. Enquanto há uma tendência no Brasil de aumento, nós estamos com a menor taxa de homicídios dos últimos 28 anos, e isso é fruto do trabalho conjunto das forças de segurança e, sem dúvidas, o corpo de bombeiros exerce um papel muito importante.

Com relação a acidentes de trânsito, essa emana um jornal mostrou que o Distrito Federal será a única unidade da Federação a cumprir a meta da ONU de reduzir as mortes no trânsito em 50% até 2020. Nós estamos com o menor número de mortes no trânsito desde que esse número é medido no Distrito Federal. Até a semana passada, estávamos com 114 mortes a menos do que o mesmo período do ano passado. É claro que isso é fruto do trabalho de muita gente.

Portanto, são muitos os motivos para homenagear o Corpo de Bombeiros e muitos os motivos para homenagear todos aqueles que são amigos do Corpo de Bombeiros e, especialmente, aqueles que são amigos da banda de música do Corpo de Bombeiros, a quem estamos homenageando hoje.

Muito obrigado a todos e, em nome da população de Brasília, posso dizer que estamos muito felizes em reconhecer o trabalho de todos vocês para o enaltecimento do Distrito Federal.

Leia a matéria: Corpo de Bombeiros entrega medalha de mérito musical.