notas oficiais

Atualizado em 29/1/18 às 17:01

Pronunciamento: segunda etapa do Programa Cidades Limpas em São Sebastião

Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

É muito bom poder começar a semana aqui, em São Sebastião, lançando a 30ª edição do Cidades Limpas, a primeira edição deste ano. Este ano que já começou com algumas medidas de muito simbolismo para a população de Brasília e que, no nosso entendimento, estão produzindo um salto civilizatório, como a desativação do lixão da Estrutural.

É importante registrar que, a partir do dia 20 de fevereiro, a cidade de São Sebastião também começará a ser atendida pela coleta seletiva e por meio da contratação de uma cooperativa aqui da própria cidade de São Sebastião.

Vale destacarmos a importância do trabalho coordenado pela Secretaria das Cidades, e aqui quero agradecer aos órgãos envolvidos, todos os trabalhadores envolvidos, que são os grandes responsáveis pelo sucesso do Cidades Limpas, programa que tem contribuído para uma limpeza muito melhor das nossas cidades, com impacto positivo no ano de 2017 nas reduções nos casos de dengue, zika e chikungunya e também na melhoria da autoestima da população.

É importante registrar também que nós adotamos uma medida que vai contribuir muito para a limpeza das cidades, e é bom que todos saibam que, a partir de agora, qualquer veículo, qualquer caminhão ou caminhonete que for flagrado jogando lixo em área irregular será apreendido. Isso sem dúvidas vai contribuir muito para a limpeza da nossa cidade.

O trabalho do Cidades Limpas é trabalho de tapa-buracos, limpeza e corte de grama, poda de árvores, desentupimento de bocas de lobo, pintura de meios-fios, trocas de lâmpadas, enfim, ações importantes para a saúde, para a segurança, para a limpeza, para o bem-estar e para a autoestima da população.

Quero aqui também deixar registrado que essa semana, na sexta-feira, nós daremos posse a 380 novos bombeiros militares do Distrito Federal, bombeiros esses que têm dado uma contribuição muito grande em diversas áreas, no Cidades Limpas e também no combate à dengue, zika e chikungunya. Na semana passada, dei posse a 405 novos servidores da Saúde, sendo 293 novos médicos, especialmente médicos da família e clínicos, o que vai nos permitir abrir quatro novas unidades avançadas do Samu, além de ampliar a cobertura da atenção primária. Também lançamos o edital, na última sexta-feira, para contratação de 2.000 novos policiais militares para o Distrito Federal.

Certamente, parte desse contingente virá para São Sebastião para melhorar a segurança da nossa população. E, até o final da primeira semana de fevereiro, vamos contratar mais de mil profissionais da Educação, sendo 648 novos professores, além de analistas, técnicos, monitores e orientadores educacionais. Vejam que são medidas em três áreas fundamentais para a população: saúde, segurança e educação. Também no final do ano passado, nós ampliamos a duração do Bilhete Único de duas para três horas, para dar mais conforto para que as trabalhadoras e os trabalhadores possam pegar dois ônibus, três ônibus, um ônibus e um metrô, dois ônibus e um metrô pagando uma única passagem por tudo isso.

Portanto, minha gente, eu conclamo a todos a se envolverem nesse esforço do governo de Brasília de manter as cidades limpas, as cidades bem-cuidadas, porque quem ganha com isso é a própria população das diversas cidades de Brasília. Convido a todas as trabalhadoras e os trabalhadores que vão iniciar o ano do Cidades Limpas para que possamos tomar um café da manhã para iniciar os nossos trabalhos. Agradeço também ao Fábrica Social, que agora também se associa ao Cidades Limpas com a confecção dos uniformes e dos bonés. Também quero parabenizar à equipe do Cidades Limpas por incorporar novos serviços, como cadastramentos para pessoas que querem castrar seus cães e gatos e que possam fazer a vacinação antirrábica, uma ampliação de serviços que é benéfica para toda a população. Um grande abraço e uma boa semana de trabalho a todos.

Leia a notícia: São Sebastião recebe 30ª edição do Cidades Limpas.