Resultados da pesquisa

Resultados da pesquisa

Operação conjunta fiscaliza transporte de produtos perigosos na BR-020

Ler mais...

Thumbnail

Sabor de Escola abre terceira edição com disputa entre merendeiros do Plano Piloto

Começou a melhor competição gastronômica da rede pública de ensino do Distrito Federal. Nesta terça-feira (23), a Secretaria de Educação do DF (SEEDF) promoveu a abertura oficial do concurso de merendeiros Sabor de Escola, com a seletiva da Coordenação da Regional de Ensino (CRE) Plano Piloto.  “Que felicidade celebrar mais uma edição desse concurso, que dá visibilidade para as nossas merendeiras, que vão além da merenda e oferecem afeto, escuta e carinho aos estudantes das escolas públicas. Nós sabemos que nenhuma criança aprende com fome, e vocês garantem essa condição todos os dias”, afirmou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. Uma das novidades da edição do Sabor de Escola deste ano é que os alunos provarão os pratos concorrentes | Fotos: André Amendoeira/SEEDF Nesta etapa de seletiva da CRE do Plano Piloto, 22 merendeiros mostrarão seus talentos culinários em dois dias de competições, preparando pratos com os alimentos que já fazem parte do cardápio escolar, como frutas, iogurte natural e diferentes tipos de proteína, totalizando mais de 60 itens disponíveis. A escolha dos dois melhores pratos desta CRE será anunciada na tarde de quarta-feira (24). Os melhores candidatos garantem vaga na semifinal. Escondidinho especial Cozinheira e especialista em comida caseira, Ana Lúcia Barbosa de Oliveira é merendeira há cinco anos no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 410 Norte. Ela inscreveu no concurso o prato escondidinho de inhame com frango desfiado, pensado para incentivar os alunos a consumir o tubérculo, muitas vezes rejeitado nas refeições. “Na escola, as crianças tinham muita dificuldade de aceitar o inhame. Então pensei em fazer algo gostoso, que pudesse acrescentar na saúde delas e, ao mesmo tempo, tivesse boa aceitação. Quando a gente incrementa e faz diferente, fica tudo gostoso, e eles comem bem melhor”, contou. A merendeira, Ana Lúcia Barbosa, trabalha há cinco anos no CEF 410 Norte e preparou um escondidinho de inhame com frango desfiado  Júri técnico  A novidade da competição deste ano está na classificação. Os dois finalistas das 14 regionais de ensino do DF serão definidos pelo somatório de pontos das apresentações e não mais pela escolha de um prato por turno. A banca de jurados será composta por dois nutricionistas, dois estudantes e um chefe de cozinha, avaliando desde o sabor até a criatividade e o valor nutricional das receitas.  Entre os jurados do primeiro dia da etapa do Plano Piloto está Victor Hugo, de 17 anos, aluno do Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI) do Cruzeiro. “Quero observar tudo, a começar pelo cheiro, a cor, a textura e o gosto. Estou pronto para experimentar cada alimento que chegar até nós”, disse. A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, também provou os pratos feitos nesta terça-feira (23) Com mais de 23 anos de experiência no Japão e uma trajetória que inclui passagens por cozinhas brasileiras, italianas, peruanas e francesas, o chef William Masanori Nishimoto integra o júri do concurso na etapa Plano Piloto. Recém-chegado ao Brasil, ele tem desenvolvido trabalhos com insumos do Cerrado, como baru, cagaita e mangaba, e agora leva esse olhar para a avaliação da alimentação escolar. “Quero agregar o conhecimento que adquiri no Japão e em outros países, mas sempre pensando na combinação dos nutrientes, não só na proteína em si. É importante trazer mais variedade de verduras e sabores, para que a refeição escolar seja equilibrada e marcante também para as crianças”, pontuou. Curso gratuito de gastronomia O secretário-executivo da Secretaria de Educação, Isaias Aparecido, anunciou que os merendeiros terão a chance de fazer um curso técnico em gastronomia na Escola de Sabores, a partir do primeiro semestre de 2026. Serão 120 vagas gratuitas, com duração de um ano e prioridade para quem participa do Sabor da Escola. “Vamos oferecer um curso técnico de gastronomia gratuito para os merendeiros, com 120 vagas e duração de um ano. A prioridade será para quem está participando do concurso. É uma forma de valorizar ainda mais esses profissionais que cuidam da alimentação dos nossos estudantes”, explicou o gestor. O Sabor de Escola A terceira edição do Sabor de Escola vai reunir participantes de todas as 14 CREs do DF. O evento é uma iniciativa da SEEDF, em parceria com a G&E Serviços Terceirizados, empresa responsável pela gestão das cozinhas escolares e mão de obra que garante a merenda dos estudantes da rede pública. Os vencedores vão disputar uma premiação em dinheiro que chega a R$ 15 mil para o primeiro lugar. As três escolas finalistas também receberão reformas e novos utensílios para modernizar suas cozinhas. Cronograma das seletivas 23/9 e 24/9 – CRE Plano Piloto (Escola de Sabores) 26/9 – CRE Paranoá (Escola Técnica) 30/9 – CRE Sobradinho (CEM 01) 2 e 3/10 – CRE Planaltina (CEM 01) 7 e 8/10 – CRE São Sebastião (CED Jardim Mangueiral)  10/10 – CRE Santa Maria (Escola Técnica) 15/10 – CRE Gama (CEM 02) 28/10 – CRE Núcleo Bandeirante (Regional) 30/10 e 31/10 – CRE Guará (CEM 01) 4/11 – CRE Recanto das Emas (CEF 801) 6/11 – CRE Samambaia (EC 425) 10/11 e 11/11 – CRE Taguatinga (ETB) 13/11 e 14/11 – CRE Ceilândia (Escola Parque) 17/11 – CRE Brazlândia (Escola Técnica) *Com informações da Secretaria de Educação

Ler mais...

Informações

Ler mais...

Ouvidoria

Ler mais...

Ouvidoria

Ler mais...

Thumbnail

Seminário da Educação debate enfrentamento ao capacitismo nas escolas

O auditório da Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) recebeu, nesta terça-feira (23), o seminário “Enfrentando o capacitismo no cotidiano escolar: desconstruindo barreiras, construindo inclusão”. O encontro reuniu professores, orientadores, monitores, educadores sociais e demais interessados, com o objetivo de fomentar o diálogo sobre o significado do capacitismo e conscientizar os profissionais da educação sobre a inclusão no ambiente escolar. Na abertura, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destacou a liderança da rede pública do DF na promoção da inclusão. “A nossa base é a educação inclusiva. O trabalho diário de nossas escolas comprova que é possível superar barreiras e avançar no reconhecimento da diversidade”, afirmou. “O nosso compromisso, enquanto Secretaria de Educação, é enfrentar todas as formas de exclusão e preconceito. Queremos garantir que cada estudante seja reconhecido em sua singularidade, tenha acesso a uma escola acolhedora e acessível e que possa desenvolver plenamente suas potencialidades” acrescentou a gestora. Formação continuada A diretora da Eape, Linair Moura, destacou que o seminário representou mais uma ação fundamental no processo de formação promovido pela escola de formação, que já havia realizado a primeira edição no ano passado. Seminário “Enfrentando o capacitismo no cotidiano escolar: desconstruindo barreiras, construindo inclusão” foi realizado no auditório da Eape | Foto: Mary Leal/SEEDF Ela ressaltou a importância de o evento ocorrer na semana em que foi celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no último domingo (21), e em que será comemorado o Dia Nacional do Surdo, na próxima sexta (26). “Essa é uma ação muito especial porque temos o protagonismo das pessoas com deficiência, o que nos leva a outras dimensões de significado e vivência que ajudam a construir competências”, afirmou. Linair chamou a atenção ainda para o número de profissionais com deficiência na Secretaria de Educação. Ela lembrou que, somente no primeiro semestre, 249 participantes dos percursos de formação solicitaram recursos de acessibilidade. “Isso mostra o quanto precisamos aprofundar discussões sobre capacitismo, que pode ser combatido com informação e formação. Esse seminário é um instrumento poderoso para destruir essas barreiras e fortalecer a inclusão”, concluiu. Reflexões sobre diversidade e equidade A subsecretária de Educação Básica da SEEDF, Iêdes Braga, ressaltou que o seminário reforçou a necessidade de transformar a inclusão em prática cotidiana na rede pública. Para ela, a formação continuada é um espaço essencial para consolidar esse compromisso. “A inclusão não pode ser apenas um princípio. Ela precisa estar presente no dia a dia de todos os professores e profissionais da educação. Enfrentar o capacitismo significa olhar para cada estudante como sujeito único, com potencial para aprender e ser autônomo, garantindo as condições de acessibilidade que asseguram sua plena participação acadêmica”, afirmou Iêdes. Valorização de talentos A subsecretária de Educação Inclusiva e Integral da pasta, Vera Lúcia Barros, destacou que o seminário representou um espaço fundamental para reflexão e mudança de perspectiva em relação à inclusão. Ela defendeu que o enfrentamento ao capacitismo deve estar aliado à valorização dos talentos e competências das pessoas com deficiência. Na abertura, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destacou a liderança da rede pública do DF na promoção da inclusão “Eu quero falar sobre as capacidades e os talentos que nossos estudantes apresentam a todo momento. O capacitismo reduz essas possibilidades, enquanto a acessibilidade é o que garante a verdadeira inclusão. Por isso, eventos como este são essenciais para a formação e para a conscientização de toda a sociedade”, afirmou. O evento contou com o lançamento da cartilha “Abordagem nutricional no Transtorno do Espectro Autista: da Teoria à Prática”, elaborada pela Subsecretaria de Alimentação Escolar (Suape), e do vídeo formativo “Capacitismo sob a Ótica da Pessoa com Deficiência – 2025”. A produção audiovisual teve a participação voluntária de servidores com deficiência da SEEDF, que compartilharam experiências e perspectivas, enriquecendo a ação formativa. Evento inclusivo Além disso, foram expostas obras de arte e trabalhos pedagógicos produzidos por pessoas com deficiência e com altas habilidades/superdotação, com destaque para o artista Onildo Alves, do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), e para produções de instituições parceiras, como Labcrie, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Pestalozzi, Instituto Visão e a Sala de Recursos de Altas Habilidades do Centro de Ensino Médio (CEM) Elefante Branco. Entre os inscritos, 50 eram pessoas com deficiência, reforçando o caráter inclusivo da iniciativa. O evento contou ainda com intérpretes de Libras, espaços de exposição no hall e corredores da Eape e a disponibilização de uma Sala de Acomodação Sensorial, equipada com colchonetes para atender participantes que necessitassem de um espaço de pausa e regulação. *Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Ler mais...

Perfil do Ouvidor

Ler mais...

Perguntas frequentes

Ler mais...

Thumbnail

Espaço terapêutico garante mais conforto e acolhimento a mães no Hospital de Santa Maria

Na sala de parto, entre contrações e expectativas, Akylla Victória Alves encontrou apoio que transformou sua experiência de dar à luz. Enquanto aguardava a chegada da primeira filha, Liz, recebeu sessões de fisioterapia que a ajudaram a aliviar dores, controlar a respiração e manter a confiança. “Os exercícios e orientações foram fundamentais, principalmente para a dilatação e no momento do expulsivo. Sem esse acompanhamento, tudo teria sido muito mais difícil”, contou. O suporte vivido por Akylla foi possível graças ao novo Espaço Terapêutico, inaugurado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) no início de setembro, dentro do Centro Obstétrico (CO) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). O ambiente oferece às gestantes e familiares um local calmo, arejado e acolhedor, onde atuam juntos obstetras, enfermeiras, nutricionistas, psicólogas, assistentes sociais, fonoaudiólogas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais — todos voltados a um cuidado humanizado e personalizado. Sessões de fisioterapia ajudaram Akylla Victória Alves a aliviar as dores do parto | Foto: Divulgação/IgesDF “Celebramos o resultado de uma construção coletiva que começou em 2022, com a implementação de um serviço pioneiro de fisioterapia disponível 24 horas no CO, sendo o único do Distrito Federal com essa assistência durante o trabalho de parto. É um marco para a unidade e para a saúde da mulher no DF”, destaca Luciana Guimarães Farias Gomes, gerente multiprofissional do HRSM. Fortalecimento emocional Segundo a psicóloga Ana Paula Castro, o espaço também é fundamental para apoiar a saúde mental das gestantes e puérperas. "Muitas mulheres chegam ao hospital fragilizadas, com a autoestima baixa. Nosso objetivo é ajudá-las a reencontrar sua força, mostrando que, ao se cuidarem, elas também cuidam melhor dos seus bebês", explica. [LEIA_TAMBEM]O serviço ainda acolhe pacientes oncológicas e vítimas de violência, oferecendo privacidade para conversas sensíveis e maior segurança emocional. Segurança e autonomia Outro diferencial é o trabalho da terapia ocupacional, que ajuda a mulher a recuperar autonomia em sua rotina. “É comum surgirem inseguranças em trocar fraldas, dar banho ou posicionar o bebê para amamentar. Orientamos cada etapa, oferecendo confiança nesse processo”, afirma a terapeuta ocupacional Kênia Daniel. Além do suporte prático, a especialidade propõe estratégias para aliviar dores, corrigir posturas e favorecer o descanso, contribuindo para uma recuperação mais saudável. *Com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)

Ler mais...

Thumbnail

Evento no DF debate inovação em limpeza urbana e sustentabilidade

O Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) marcou presença no 1º Congresso de Infraestrutura e Limpeza Urbana (Alubrás), realizado nesta terça-feira (23), no Royal Tulip, em Brasília. O diretor-presidente da autarquia, Luiz Felipe Carvalho, ressaltou a relevância do congresso como espaço de diálogo e de troca de experiências entre gestores públicos, especialistas e representantes do setor. “O tema que hoje nos reúne é essencial: garantir a universalização do saneamento básico, que envolve água tratada, drenagem urbana, coleta e tratamento de esgoto, manejo adequado dos resíduos sólidos e sua destinação ambientalmente correta”, afirmou. Luiz Felipe Carvalho: "Temos a satisfação de afirmar que 99% da população já dispõe de água potável e que 93% contam com coleta de esgoto. Esses números nos orgulham, mas não nos acomodam" | Foto: Divulgação/SLU O desafio da universalização do saneamento no Distrito Federal é diário e envolve todas as classes sociais. “Temos a satisfação de afirmar que 99% da população já dispõe de água potável e que 93% contam com coleta de esgoto. Esses números nos orgulham, mas não nos acomodam. Nosso objetivo é avançar até o 100% de atendimento, em conformidade com o prazo estabelecido pelo Marco Legal do Saneamento, até 2033”, reforçou. A programação do congresso reúne autoridades, técnicos e profissionais de diferentes regiões do país para debater soluções inovadoras e os principais desafios relacionados à gestão de resíduos, sustentabilidade, saneamento e infraestrutura urbana. A diretora técnica do SLU, Andrea Almeida, participa do Painel III, que aborda o tema Serviço Ambientalmente Adequado: O Papel da Infraestrutura no Saneamento de Resíduos. *Com informações do SLU  

Ler mais...

Thumbnail

Edital de licitação pública da Terracap conta com imóveis no Jardim Botânico e outras três regiões administrativas

No próximo dia 10 de outubro, a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) promove mais uma licitação pública de imóveis, trazendo oportunidades que atendem desde o pequeno investidor até grandes empreendimentos. O Edital nº 14/2025 oferta 101 lotes em diversas regiões administrativas, com destaque para o Residencial das Sucupiras, no Jardim Botânico, com 22 unidades, com metragens a partir de 420 m² e valores iniciais de R$ 317 mil. A entrada mínima é de R$ 15,8 mil, com possibilidade de parcelamento do saldo em até 240 meses.  O edital conta também com terrenos no Recanto das Emas, Samambaia e Ceilândia. Licitação está marcada para o dia 10 de outubro, às 9h | Foto: Divulgação/Terracap A concorrência pública será realizada às 9h, no edifício-sede da Terracap. Os interessados devem efetuar o depósito da caução até o dia 9 de outubro. Todo o processo pode ser feito de forma virtual, pelo site da Terracap, mas aqueles que preferirem entregar a proposta de compra e o comprovante da caução pessoalmente podem comparecer ao edifício-sede no mesmo dia e horário. A sessão será transmitida ao vivo pelo canal da Agência no YouTube. As condições de financiamento seguem atrativas: 0,2% ao mês para imóveis residenciais unifamiliares exclusivos e 0,25% ao mês para terrenos comerciais, industriais e institucionais.  Residencial das Sucupiras Localizado em uma das regiões que mais se destacam como vetor de expansão do mercado imobiliário do Distrito Federal, o Aldeias do Cerrado está estrategicamente posicionado a poucos minutos da Ponte JK e do Lago Sul, entre a BR-251 e a DF-140. O projeto foi concebido com foco na baixa densidade populacional, ou seja, menos moradores, mais áreas verdes e maior espaço livre, o que favorece a ventilação e a iluminação naturais em toda a sua extensão. A segurança é outro diferencial do empreendimento. Cada um dos 15 residenciais terá acesso único e controlado. O Residencial das Sucupiras oferece ampla área de lazer, equipado com campo de futebol, quadra de tênis, quadra poliesportiva, espaço gourmet, salão de festas, espaço fitness, quiosques com churrasqueira e estacionamento para visitantes, garantindo qualidade de vida e valorização imobiliária. Outras localidades A licitação também contempla imóveis em Recanto das Emas, Samambaia, Ceilândia, entre outras localidades, com opções que atendem diferentes perfis de investidores e permitem usos variados — comercial, serviços, institucional e industrial.  No Recanto das Emas, a Terracap disponibiliza 13 terrenos de uso misto, com metragens de até 2,7 mil m². Na Região Administrativa, há lotes de 150 m², com entradas a partir de R$ 7,3 mil. Localizados em áreas estratégicas, com fácil acesso à BR-060, os imóveis são ideais para instalação de comércios, serviços e empreendimentos de médio porte.[LEIA_TAMBEM] Em Samambaia, a licitação traz mais de 40 lotes de uso misto e comercial, com entradas que começam em R$ 5,2 mil e áreas que vão de 50 m² a 1,3 mil m². Muitos dos terrenos estão localizados próximos a eixos viários importantes, o que garante boa mobilidade e visibilidade para negócios. A diversidade de tamanhos e preços atende desde pequenos investidores até empresas que buscam implantar empreendimentos maiores. Ceilândia também aparece no Edital 14/2025, com quatro terrenos comerciais e industriais, com áreas entre 409 m² e 700 m² e entradas a partir de R$ 12 mil. Os imóveis estão situados em regiões de vocação produtiva, o que favorece a instalação de galpões, atividades logísticas e serviços de maior porte. O edital traz ainda imóveis no Gama, Guará, Paranoá, Planaltina, Riacho Fundo II, Santa Maria, Sobradinho e Vicente Pires. Alguns cuidados são necessários para participar da licitação. Veja o passo a passo: 1. Leia atentamente o edital disponível no site da Terracap; 2. Escolha o imóvel; 3. Preencha a proposta de compra — disponível no site da Terracap; 4. Recolha a caução, correspondente a 5% do valor do lote, que funciona como exigência para habilitação na licitação; Atenção: O valor deve ser recolhido em uma agência do BRB, mediante depósito identificado, transferência eletrônica (TED) ou pagamento de boleto expedido no site da Terracap, necessariamente em nome do próprio licitante ou pelo seu legítimo procurador até o dia 10 de outubro. A não apresentação da procuração implica em desclassificação automática do licitante. A licitação ocorrerá no dia subsequente, 9 de outubro; 5. Entregue a proposta. Há duas opções de fazer isto: dirigir-se à Terracap e depositar o documento devidamente preenchido na urna da Comissão de Licitação, no dia 10 de outubro, entre 9 e 10h, ou optar pela proposta online, anexando o comprovante de pagamento de caução. Neste caso, a proposta também deve ser enviada eletronicamente no mesmo dia e horário; 6. É dever do licitante atentar para todas as cláusulas do edital, em especial a que se refere à possível incidência do pagamento de taxa de Outorga Onerosa de Alteração de Uso (Onalt) ou do Direito de Construir (Odir). Para os licitantes preliminarmente classificados, a documentação exigida no edital deve ser entregue por meio da plataforma online, acessando o site da Terracap, no menu Serviços, opção Requerimento Online; por meio do endereço eletrônico da Comissão de Licitação: copli@terracap.df.gov.br; assim como no atendimento da Terracap, das 7h às 19h. *Com informações da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap)

Ler mais...

Requisitos e documentos

Ler mais...

GDF investe em mobilidade, saúde e segurança com obras da rodoviária, 15º BPM e UPA na Estrutural

Ler mais...

Thumbnail

Com auxílios para mais de 500 universitários desde 2023, UnDF investe mais de R$ 6,7 milhões em assistência estudantil

A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) destinou mais de R$ 6,7 milhões à Política de Assistência Estudantil (PAE), entre 2023 e 2025. O programa, criado pela Resolução nº 2/2023, tem como objetivo reduzir desigualdades sociais e assegurar a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica no ensino superior público e gratuito. Os auxílios contemplam quatro modalidades: permanência (R$ 660), saúde mental (R$ 450), transporte (R$ 400) e creche (R$ 485). Somados, eles beneficiam estudantes que atendem aos critérios estabelecidos em editais anuais. Os valores são recebidos mensalmente pelo estudante e cada edital tem duração máxima de 12 meses, com a exigência de novas inscrições a cada edital para que mais estudantes tenham oportunidade de contemplação. Desde 2023, mais de 500 universitários já foram atendidos e, neste ano, em torno de 100 estudantes estão recebendo os auxílios estudantis — que são distintos a depender da necessidade e da demanda que o aluno apresenta na universidade. Segundo a reitora pro tempore da UnDF, Simone Benck, a assistência estudantil é essencial para garantir que os alunos cheguem até a conclusão dos cursos. “Seria um desinvestimento ofertar a vaga e não assegurar que o estudante consiga permanecer até o fim da graduação. Os auxílios são fundamentais para reduzir desigualdades e fortalecer a política nacional de assistência estudantil regulamentada em 2024”, afirmou. Segundo a reitora pro tempore da UnDF, Simone Benck, a assistência estudantil é essencial para garantir que os alunos cheguem até a conclusão dos cursos Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília Além dos auxílios financeiros, a PAE inclui a oferta de bolsas e programas de incentivo. Em 2024, foram concedidas 30 bolsas de iniciação científica e 36 de iniciação à docência por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), cada uma no valor de R$ 700 — totalizando um investimento anual de R$ 252 mil. Para 2025, estão previstas 60 bolsas de iniciação científica e 60 bolsas de extensão universitária, também de R$ 700 cada, com investimento anual de R$ 504 mil. Há, ainda, premiações do edital Hackathon Eco Tech, que vai destinar R$ 3,2 mil aos três projetos acadêmicos vencedores. O diretor de Assistência Estudantil e Humanização, Pedro Alencar, destaca que os benefícios acompanham a trajetória da universidade desde a criação. “A UnDF já surgiu preocupada em oferecer condições para que o estudante não só acesse, mas também conclua o curso. É um investimento no estudante para que ele consiga atingir o potencial dele, às vezes escondido pela falta de oportunidade. Esse potencial vira um retorno, porque a universidade tem uma preocupação gigantesca em devolver para o DF tudo que é investido aqui, para formar profissionais capacitados para atuar no futuro, formando novas políticas públicas”. Realizando sonhos Os beneficiários reforçam que os auxílios têm sido decisivos para a permanência na universidade. O estudante de pedagogia Thiago Mateus Sena, 22, mora em Formosa (GO) e recebe auxílio transporte. Ele lembra que, para frequentar a faculdade, primeiro é necessário que chegar até ela não seja um empecilho. “Se não fosse esse apoio, eu não estaria na UnDF. O auxílio cobre custos de deslocamento e alimentação, essenciais para que eu continue estudando. Ter um diploma de uma faculdade pública é muito forte, então estar aqui é muito importante para mim e para a minha família. Várias portas se abrem pelo caminho que trilhamos na universidade, eu me enxergo formado em uma profissão que gosto e vai me trazer muitos frutos, assim como a universidade está me trazendo”, conta. Para a estudante de Letras-Inglês, Renata Queiroz, 25, o auxílio saúde mental é crucial para o sonho que é se formar. Após o período pandêmico, muitos alunos precisaram do auxílio, que custeia, por exemplo, o acompanhamento psicológico e psiquiátrico. “Esse benefício mostra que a universidade se importa com quem somos de fato. Eu já abandonei outras faculdades porque não tinha dinheiro e nem saúde mental para estar lá, fatores que preciso por ser uma pessoa neuroatípica. É uma questão de permanecer e me formar equilibrada, com o diploma da UnDF, que foi a faculdade que me abraçou”. “Esse benefício mostra que a universidade se importa com quem somos de fato. Eu já abandonei outras faculdades porque não tinha dinheiro e nem saúde mental para estar lá, fatores que preciso por ser uma pessoa neuroatípica", pontuou Renata Queiroz, estudante de Letras Inglês Já o estudante de matemática Raimundo Nonato de Araújo Cunha, de 41 anos, concilia estudos com a criação do filho de um ano e dez meses. Com o auxílio creche para amparar o filho em um local de confiança e o auxílio permanência para complementar a pouca renda, Raimundo foi capaz de cursar a primeira graduação. “Sei que meu bebê está sendo cuidado em uma boa creche, então fico bem tranquilo nas minhas aulas. Sem esse apoio, eu não conseguiria continuar na graduação. Para mim é um sonho realizado, porque eu sempre quis fazer esse curso de matemática, ainda mais em uma universidade pública e 100% presencial. Eu decidi abraçar essa oportunidade, que é única”, relata. “Sei que meu bebê está sendo cuidado em uma boa creche, então fico bem tranquilo nas minhas aulas. Sem esse apoio, eu não conseguiria continuar na graduação. Para mim é um sonho realizado, porque eu sempre quis fazer esse curso de matemática, ainda mais em uma universidade pública e 100% presencial. Eu decidi abraçar essa oportunidade, que é única" Raimundo Nonato de Araújo Cunha, 41 anos, estudante de matemática Aumento no alcance A concessão dos auxílios tem crescido ao longo dos anos. No edital 2023/2024, foram contemplados 112 estudantes; no edital 2024/2025, o número subiu para 343; e, no edital 2025/2026, foram 339 beneficiários. Os auxílios são cumulativos, permitindo que um mesmo estudante receba mais de um tipo de auxílio, desde que respeitado o teto estabelecido em edital e o aluno cumpra a porcentagem de presença exigida para a continuidade do benefício. Em 2024 também foi instituído um sistema de lista de espera para atender à crescente demanda. Com cerca de 1.700 estudantes matriculados, a UnDF abriu as portas em 2023 e, desde então, já ampliou a oferta para 17 novos cursos de graduação, além dos já existentes de Medicina e Enfermagem. Em 2025, cerca de 100 alunos estão recebendo auxílios simultaneamente, conforme a demanda e o teto estabelecido nos editais. A universidade estuda formas de avaliar o impacto dos investimentos. Para a reitora Simone Benck, o retorno é claro: “Os auxílios garantem alimentação, transporte, saúde e cuidado com os filhos, o que reflete diretamente na permanência e no desempenho acadêmico dos estudantes. Ao consultar os estudantes, eles garantem que esses auxílios são fundamentais, além de um investimento que gera transformação individual e social”.

Ler mais...

Thumbnail

Transitolândia: 21 anos educando para um trânsito mais humano

Era 23 de setembro de 2004 quando o então governador Joaquim Roriz inaugurou oficialmente a Escola Vivencial de Trânsito, mais conhecida como Transitolândia. O espaço nasceu de uma ideia ousada, concebida pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) à época, Brasil Américo, e pela engenheira Mônica Soares Velloso, juntamente com uma equipe de colaboradores que acreditava no poder transformador da educação. O projeto ganhou corpo e se consolidou como uma minicidade construída dentro do Parque Rodoviário de Sobradinho, com ruas sinalizadas, faixas de pedestres, semáforos, placas, passarelas e até veículos adaptados para crianças. O objetivo: ensinar meninos e meninas de 4 a 10 anos a se tornarem cidadãos conscientes e multiplicadores de boas práticas no trânsito. Transitolândia faz 21 anos como referência nacional em educação para o trânsito | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília O acervo histórico do DER-DF mostra como tudo começou: a assinatura da autorização para a obra, as etapas de construção em terreno de terra batida, as primeiras estruturas e a montagem do grande pavilhão de lona amarela e azul, que virou símbolo do espaço. O ambiente, simples no início, já encantava as primeiras turmas que, em 2005, somaram quase 8 mil crianças atendidas em poucos meses. Elas vivenciavam experiências únicas, como atravessar passarelas, esperar o ônibus de forma segura, andar em carrinhos e participar de atividades teatrais, jogos cooperativos e momentos cívicos. A placa inaugural, ainda preservada, trazia uma frase do governador Roriz: “Se esta obra for suficiente para salvar uma vida, nós nos sentiremos recompensados e os recursos investidos não terão sido em vão”. Um retrato da importância atribuída desde o início a esse projeto pioneiro de educação para o trânsito no Brasil. A placa inaugural traz uma frase do então governador Joaquim Roriz | Foto: Divulgação/DER-DF Ao longo dos anos, a Transitolândia se consolidou como referência — recebeu visitas de comitivas de todos os estados brasileiros e até do exterior, interessadas em conhecer seu modelo de sucesso. Entre 2019 e 2021, mais de 200 visitantes de fora do DF estiveram no local para observar de perto o funcionamento e os métodos aplicados. A iniciativa, que nasceu local, rapidamente ganhou projeção nacional. Em 2021, após 17 anos de funcionamento, o espaço passou por sua primeira grande reforma. As obras ocorreram entre maio e dezembro daquele ano e modernizaram toda a estrutura da Transitolândia, com recapeamento das pistas, nova sinalização, revitalização do anfiteatro, banheiros e áreas de recepção reformadas. A escola ganhou novo fôlego para continuar recebendo alunos, professores e visitantes de todo o país. Um projeto sólido e duradouro Hoje, 21 anos depois, a Transitolândia mantém seu caráter educativo e social. A escola atende, diariamente, cerca de 240 crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, com transporte e lanche fornecidos pelo DER-DF. A experiência vai além da prática na minicidade e incluem apresentações de teatro educativo para ajudar na fixação do conteúdo aprendido. Ao final da visita, cada aluno recebe um kit como lembrança — um gesto simbólico que reforça os ensinamentos e marca o dia vivido no espaço. Em campanhas como a Volta às Aulas, mais de duas mil crianças chegam a ser atendidas diretamente em suas escolas, ampliando ainda mais o alcance do projeto. [LEIA_TAMBEM]Para o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, o aniversário marca a consolidação de uma política pública de impacto. “Nestes 21 anos, a Transitolândia se consolidou como espaço de transformação concreta de atitudes no trânsito. Temos orgulho de ver nossas crianças que ontem aprendiam na minicidade e hoje já multiplicam boas práticas em casa e na sociedade”, afirmou. A diretora de Educação de Trânsito, Graziela Portela, reforça que a missão é continuar ampliando o alcance. “A educação para o trânsito deve ser inclusiva, sensível às diferenças de aprendizagem e aos diversos perfis de cidadãos desde a infância. É esse compromisso que guia nossa direção e o futuro da Transitolândia.” As histórias da Transitolândia mostram que o aprendizado ultrapassa os limites da escola vivencial. Muitas vezes, são as próprias crianças que, em casa, chamam a atenção dos pais para o uso do cinto de segurança, pedem respeito à faixa de pedestres ou criticam o excesso de velocidade. A semente plantada em 2004 continua germinando. Duas décadas depois, entre risadas, brincadeiras e lições de cidadania, a Transitolândia mantém vivo o propósito de construir um trânsito mais humano, seguro e solidário para as futuras gerações do Distrito Federal. *Com informações do DER-DF

Ler mais...

Thumbnail

Fornecimento de água será suspenso para modernização da rede na Colônia Agrícola Samambaia nesta quinta-feira (25)

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) realiza nesta quinta-feira (25) serviços de manutenção na rede de abastecimento de água em áreas da Colônia Agrícola Samambaia (CAS). A intervenção ocorre entre 8h30 e 23h30, período em que o fornecimento de água será interrompido, e tem como objetivo a modernização do sistema de fornecimento. Os imóveis residenciais, comerciais e industriais que possuem caixa d’água dimensionada para o consumo diário, conforme prevê a Resolução nº 14/2011 da Adasa, não devem ter o abastecimento afetado. As áreas abrangidas pelos trabalhos são: - Chácaras 35, 36, 37, 38, 39, 40 e 42C; - Chácara Gemetris (01 a 07); - Churrascaria Buffalo Bio; - Chácaras 136, 137, 138, 139, 140, 141, 142, 127, 128, 129, 130, 131, 132, 132A, 133, 133A, 134, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 52, 53, 54, 54A, 120, 121, 122, 123, 124, 125, 126, 146, 147, 147B, 143, 143A, 148, 148/1, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 65B, 66, 67, 68, 110, 111, 112, 113, 114, 115, 116, 117, 118, 149, 151, 152, 80/1 e 80/2. De acordo com a Caesb, o retorno do fornecimento de água será feito de forma gradual após a conclusão da manutenção. A Companhia recomenda o consumo consciente durante o período da intervenção, lembrando que o uso individual de cada morador impacta diretamente o abastecimento coletivo. Mais informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento da Caesb, no número 115. A imprensa pode entrar em contato pelo telefone (61) 3213-7117. *Com informações da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb)

Ler mais...

Thumbnail

UnDF abre vagas para mestrado acadêmico em ciências da saúde

A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) lançou, nesta terça-feira (23), edital de seleção para o curso de mestrado acadêmico em ciências da saúde, no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Ao todo, foram disponibilizadas 22 vagas distribuídas em duas áreas de concentração: Atenção à Saúde; e Política, Gestão e Educação em Saúde. Confira as linhas de pesquisa. Profissionais com graduação na área da saúde poderão fazer a inscrição on-line no período de 1º a 6 de outubro no site da UnDF.  A previsão é de que o resultado final do processo seletivo ocorra em quatro de novembro.  O mestrado acadêmico em Ciências da Saúde ESCS/UnDF terá duração mínima de 12 meses e máxima de 30 meses | Foto: Divulgação/UnDF “Além de ampliar as oportunidades de formação de mestres, representa um marco relevante na consolidação do processo de integração da ESCS à UnDF. O zelo com que o processo seletivo vem sendo conduzido reflete, sobretudo, a preocupação da ESCS e da UnDF com a melhoria da qualidade do programa, que se destaca por sua extrema importância acadêmica e social”, destacou a pró-reitora substituta da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Veralice Barroso. Seleção e inscrição Poderão se candidatar portadores de diploma de curso superior de graduação nas áreas da saúde e áreas afins, emitido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). São aceitos tanto bacharelados quanto licenciaturas. Para diplomas estrangeiros, será necessária a revalidação no Brasil. No quadro geral das vagas do processo seletivo, 40% serão destinadas a ações afirmativas: 20% para candidatos autodeclarados pretos e pardos,10% para indígenas e quilombolas e 10% para pessoas com deficiência (PCD) e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).  A seleção será dividida em quatro etapas: análise e homologação da inscrição; viabilidade técnica do anteprojeto de pesquisa; avaliação da qualidade do anteprojeto; e análise de pontuação de títulos e produção técnico-científica. "Nossas linhas de pesquisa abrangem estudos epidemiológicos e clínicos em diferentes áreas" Fábio Ferreira Amorim, coordenador do programa de mestrado da UnDF O mestrado acadêmico em Ciências da Saúde ESCS/UnDF terá duração mínima de 12 meses e máxima de 30 meses, com início previsto para novembro de 2025. As atividades serão realizadas na UnDF/ESCS/FEPECS ou em unidades da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em turnos diurno e noturno. Criado em 2017, o Programa de Mestrado da ESCS/UnDF forma profissionais altamente qualificados para atuar no ensino, na pesquisa e na extensão, sempre em sintonia com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nossas linhas de pesquisa abrangem estudos epidemiológicos e clínicos em diferentes áreas, incluindo os ciclos da vida, a educação de profissionais de saúde, as vulnerabilidades específicas de grupos populacionais, bem como políticas, planejamento, gestão e avaliação de serviços de saúde”, explicou o coordenador do programa, Fábio Ferreira Amorim.  Segundo ele, o  compromisso é com a excelência acadêmica, a ética, a equidade e a responsabilidade social: “Buscamos formar profissionais e pesquisadores capazes de contribuir para a melhoria da atenção à saúde no Distrito Federal e no Brasil, consolidando o Programa como referência nacional e internacional”. *Com informações da UnDF

Ler mais...

Projeto Baunilha Solidária incentiva cultivo da especiaria no Cerrado com apoio da Emater-DF

Ler mais...

Thumbnail

DF abre último bloco dos Jogos da Juventude com pódios no taekwondo e judô

O Distrito Federal começou com tudo o terceiro e último bloco de competições dos Jogos da Juventude 2025, iniciado no último domingo (21). Logo nos primeiros dias do bloco, que marca o final do torneio, os estudantes-atletas da delegação brasiliense marcaram presença nos pódios do taekwondo e do judô. Os estudantes Rafaela Cristina Alves Gramajo, do Centro de Ensino Médio (CEM) 404 de Santa Maria, Luiz Augusto do Prado da Silva Coelho, do Colégio Graphos, Gustavo Pereira Santana Teles, do CEM 01 de Brazlândia, e Maria Luiza Tanus Rangel, do Colégio Madre Carmen Sallés, conquistaram medalhas no taekwondo até 49kg (bronze), no judô até 66kg (bronze), no taekwondo até 48kg (prata) e no judô até 63kg (bronze), respectivamente. Rafaela Cristina, de 17 anos, abriu as conquistas com uma medalha especial de bronze na categoria até 49kg. A aluna da rede pública de ensino do DF conheceu a modalidade aos 9 anos, por incentivo do pai, que havia praticado a luta na adolescência. Desde então, ela e os irmãos mergulharam no esporte, conquistando títulos e evoluindo a cada campeonato. O estudante-atleta Luiz Augusto do Prado da Silva Coelho, 16 anos, do Colégio Graphos, comemora a medalha de bronze com os amigos da delegação do DF | Fotos: Victor Bandeira/SEEDF Nos Jogos da Juventude, a atleta enfrentou adversárias fortes, inclusive uma rival que já a havia vencido em um campeonato brasileiro. “Foi muito desafiante, mas consegui focar em uma luta de cada vez. Nas quartas, peguei a menina que tinha me vencido no Brasileiro, fiquei nervosa, mas consegui ganhar aqui”, contou entusiasmada. O bronze tem um significado especial para ela: “Eu vou olhar para essa medalha e pensar: consegui. Foi minha primeira participação nos Jogos, e eu consegui uma medalha. Sempre vou ter uma lembrança boa dela”, celebrou. Começo promissor Quem também subiu ao pódio para receber uma medalha no taekwondo na categoria até 48kg foi o estudante do CEM 01 de Brazlândia, Gustavo Pereira Santana Teles. Aos 15 anos, ele coleciona experiências no esporte, já que começou a treinar aos 2 anos de idade, incentivado pelo pai, que também é professor da modalidade. Nos Jogos da Juventude, Gustavo conquistou a medalha de prata, e a caminhada até o pódio foi intensa. “A trajetória foi bem desafiante, todos nós sabemos que cada uma das lutas é difícil, afinal, todos que estão nos Jogos da Juventude têm mérito para estar aqui”, destacou. Rafaela Cristina Alves Gramajo, do CEM 404 de Santa Maria, participou pela primeira vez dos Jogos da Juventude e garantiu uma medalha de bronze A medalha, segundo ele, marca uma nova etapa nas competições. “Ela significa o começo de uma nova era, pois mudei de categoria, que antes era de 12 a 14 anos, e agora estou na de 15 a 17. Significa uma nova fase na minha vida”. Atletas brilham nos tatames do judô As vitórias representam a força da juventude brasiliense no esporte escolar e mostram que a disciplina e dedicação transformam a vida de jovens atletas. E foi com resiliência que os estudantes-atletas, Luiz Augusto do Prado da Silva Coelho, 16 anos, do Colégio Graphos, e Maria Luiza Tanus Rangel, 15 anos, do Colégio Madre Carmen Sallés, garantiram dois bronzes no judô, outra modalidade disputada na terceira onda dos Jogos. Luiz Augusto encontrou nos Jogos da Juventude lutas desafiadoras. Após ser derrotado nas quartas, conseguiu se recuperar na repescagem e garantir o bronze. “A gente não pode desistir em momento algum. Quando perdi nas quartas, desanimei, mas me reergui e felizmente conquistei a medalha de bronze”, disse. O aluno do CEM 01 de Brazlândia, Gustavo Pereira Santana Teles, treina desde os 2 anos A trajetória do bronze na categoria até 63kg da atleta Maria Luiza foi semelhante. "Nas quartas de final, passei muito perto, foi minha luta mais difícil. Não consegui vencer, mas fui para a repescagem, me recuperei e conquistei o bronze”, relembrou a aluna que iniciou sua trajetória na modalidade por meio da escola. As medalhas representam o esforço dos atletas e também significam um passo importante para o futuro. “Essa conquista já conta pontos para a bolsa-atleta e para o ranking. Meu sonho é ser campeão olímpico, disputar mundiais e os Jogos Olímpicos”, contou Luiz. *Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Ler mais...

Thumbnail

Governador Ibaneis Rocha acompanha andamento da obra da UPA da Estrutural

O governador Ibaneis Rocha visitou, nesta terça-feira (23), a obra da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Estrutural. Ela integra o pacote de sete novas UPAs em construção pelo Governo do Distrito Federal, em parceria com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF).  As novas unidades serão de porte 3, o maior nível dentro da classificação do Ministério da Saúde, com área construída de 2.632 m². Cada uma contará com 65 leitos — 33 destinados ao público adulto e 32 ao atendimento pediátrico — além de consultórios médicos, salas de estabilização, isolamento, curativos, laboratório, brinquedoteca, farmácia, serviço de imagem, refeitório e áreas de apoio aos profissionais de saúde. Ibaneis Rocha visitou a obra da nova UPA da Estrutural; serão 2.632 m² de área construída, com um total de 65 leitos | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília “Essa é uma das obras mais importantes que nós temos. Com ela, vamos atender mais de 20 mil pessoas todos os meses, desafogando a rede. Temos sete UPAs em construção em cidades onde não havia atendimento em saúde. Temos diversas UBSs sendo licitadas e a construção de três hospitais em andamento, além do Hospital de Doenças Raras. Com isso, a gente melhora a saúde do Distrito Federal”, afirmou Ibaneis Rocha. O investimento previsto para a UPA da Estrutural é de R$ 17,2 milhões. Juntas, as sete novas UPAs representam investimento total de aproximadamente R$ 118,7 milhões, custeados com recursos do próprio Distrito Federal. R$ 17,2 milhões Valor investido na construção da UPA da Estrutural “Este é mais um passo fundamental que damos para garantir que o atendimento de urgência e emergência chegue com mais qualidade e rapidez à nossa população. A construção da UPA da Estrutural é um compromisso do nosso governo com a saúde e o bem-estar de cada cidadão”, disse a vice-governadora Celina Leão. As obras foram iniciadas em junho de 2025 e atualmente estão na etapa de fundações, com prazo estimado de 12 meses para execução. A previsão é que as entregas ocorram ao longo de 2026. Com a ampliação da rede, o Distrito Federal passará a contar com 20 UPAs em funcionamento, o que fortalece a estrutura de atendimento de urgência e emergência à população. Na UPA Sol Nascente, o canteiro de obras já está 100% implantado, o teste de carga do aterro foi realizado e a concretagem das estacas está em andamento. Para o secretário de Saúde, Juracy Lacerda, a nova UPA acompanha o crescimento da região para garantir o atendimento em saúde: “Vai ser um grande ganho para essa população da Estrutural. Sabemos que a UPA, hoje, consegue abarcar esses pacientes que necessitam de urgência e emergência. Essa é uma área que vai crescer muito, então é uma obra que vai agregar tanto para a população já existente quanto para aqueles que virão”.  O administrador do Sol Nascente, Cláudio Ferreira, destacou a importância da nova UPA para a região. Segundo ele, trata-se de um equipamento público fundamental, já que, até então, a comunidade precisava se deslocar para Ceilândia ou Taguatinga em busca de atendimento médico.  "Com a construção da unidade, o acesso será facilitado e a população contará com serviços de saúde dentro da própria cidade," destacou. Ele ressaltou ainda que a UPA será a maior do DF, com um número de leitos superior ao das demais. "Sem dúvidas, atende à necessidade de uma cidade que cresce rapidamente." A construção da UPA da Estrutural foi iniciada em junho de 2025 e atualmente está na etapa de fundações, com prazo estimado de 12 meses para execução Sete UPAs entregues  Entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022, o governador Ibaneis Rocha inaugurou sete unidades de pronto atendimento, o que elevou de seis para 13 o total de UPAs no DF. A última havia sido inaugurada em 2014.  [LEIA_TAMBEM]Essas unidades receberam investimento de R$ 50,4 milhões e foram instaladas em Ceilândia, Paranoá, Gama, Riacho Fundo II, Planaltina, Vicente Pires e Brazlândia. Esse é o maior número de UPAs entregues por um mesmo governo em tempo recorde.  Quando procurar uma UPA As UPAs oferecem atendimento de urgência e emergência para casos como pressão alta, febre, fraturas, cortes e exames como raio-x, eletrocardiograma e laboratoriais. Funcionam como um meio-termo entre UBS e hospitais, e atendem primeiro os casos mais graves, independentemente da ordem de chegada. São locais de estabilização: pacientes que necessitam de internação são encaminhados a hospitais.

Ler mais...

Ordenar

Ordenar

Faceta do tipo

Tipo

Filtro personalizado

Faceta da marca

Marcador