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População terá Vai de Graça para participar do evento Nosso Natal

Os usuários do transporte público coletivo do DF poderão viajar de graça nos ônibus e metrô da capital, durante as festividades de Natal e Ano Novo. De acordo com o Decreto nº 48.062/2025, publicado na edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) do dia 16 de dezembro, será oferecido transporte público gratuito para toda a população nos dias 20, 22 a 24, 26, 27, 29 a 31 de dezembro de 2025, e no dia 2 de janeiro de 2026, das 18h às 23h, em razão das comemorações do evento Nosso Natal 2025. A medida faz parte do programa Vai de Graça, que garante passagem gratuita aos domingos e feriados e nos dias em que o benefício é estendido por decisão do GDF. Nos dias 21, 25 (Natal) e 28 de dezembro, e no dia 1º de janeiro (Ano Novo), a gratuidade será em período integral, a partir da zero hora até 23h59. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) vai divulgar o planejamento dos ônibus no período de gratuidade.

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Paranoá e Lago Norte terão interrupção programada de energia nesta segunda-feira (22)

Moradores do Paranoá e do Lago Norte devem se programar para a interrupção temporária no fornecimento de energia nesta segunda-feira (22). A Neoenergia fará serviços de melhoria e modernização da rede elétrica nas duas regiões, como parte do cronograma de atualização do sistema no Distrito Federal. No Paranoá, o desligamento ocorrerá das 10h às 16h, na DF-001, Km 15, Núcleo Rural Córrego do Urubu. Já no Lago Norte, a suspensão do fornecimento está prevista para o mesmo horário, das 10h às 16h, no Setor de Mansões Lago Norte, Trecho 1, Chácara 64, Trecho 4 e Chácara Shambala. A concessionária explica que a interrupção é necessária para garantir a segurança das equipes durante a execução dos trabalhos e para aumentar a confiabilidade e a estabilidade do fornecimento de energia nas regiões atendidas. Caso os serviços sejam concluídos antes do previsto, a energia poderá ser restabelecida sem aviso prévio.  

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StartBSB encerra primeiro ciclo com apoio a 100 startups no Distrito Federal

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) realizou, na noite dessa quinta-feira (18), o evento de encerramento do primeiro ciclo do StartBSB, programa voltado ao desenvolvimento de startups e negócios inovadores no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno (Ride). A cerimônia ocorreu no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília, e marcou oficialmente a conclusão da primeira edição da iniciativa. Criado como uma política pública estruturante de fomento ao empreendedorismo inovador, o StartBSB celebrou, neste primeiro ciclo, resultados expressivos. Ao longo da etapa inicial do programa, 100 startups foram apoiadas, com acesso à formação empreendedora, mentorias especializadas e subvenção econômica, de acordo com o estágio de maturidade de cada negócio. O investimento total previsto para o programa é de R$ 41 milhões ao longo de três anos, distribuídos em três ciclos. O primeiro ciclo do programa StartBSB, dedicado ao desenvolvimento de startups e negócios inovadores, foi encerrado nessa quinta (18) | Foto: Divulgação/FAPDF Durante a abertura do evento, o presidente da FAPDF, Leonardo Reisman, destacou a ampliação dos investimentos públicos voltados às startups no Distrito Federal: “Em apenas um ano, a FAPDF conseguiu duplicar o número de startups apoiadas e triplicar o volume de investimentos. Passamos de 100 startups fomentadas em 2024, com R$ 14 milhões em investimentos, para mais de 200 em 2025, com recursos que ultrapassam R$ 40 milhões”. O StartBSB é estruturado em três eixos complementares, que acompanham diferentes momentos da jornada empreendedora. O Eixo I – Ideação e Desenvolvimento de Habilidades, executado pela Universidade de Brasília (UnB), por meio da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), é voltado a projetos em fase inicial. O Eixo II – Incubação e Pré-aceleração, conduzido pelo Instituto Multiplicidades, apoia startups em processo de estruturação e amadurecimento. Já o Eixo III – Aceleração, executado pela Cotidiano Aceleradora, é direcionado a negócios em estágio mais avançado, com foco em crescimento e consolidação no mercado. [LEIA_TAMBEM]Para o diretor-presidente da Finatec, professor doutor Daniel Monteiro Rosa, o eixo de ideação teve papel fundamental na transformação de ideias inovadoras em projetos estruturados, ao apoiar os empreendedores desde a fase inicial e oferecer base técnica, metodológica e empreendedora para que as propostas evoluíssem de forma consistente e alinhada às demandas do mercado. Na avaliação da diretora executiva do Instituto Multiplicidades, Cristiane Pereira, a etapa de incubação contribuiu diretamente para o fortalecimento dos modelos de negócio das startups participantes, permitindo o amadurecimento das soluções, a melhor estruturação dos modelos de negócio e o desenvolvimento de competências essenciais em gestão, estratégia e validação de mercado. Já o CEO e cofundador da Cotidiano Aceleradora, Andre Froes, destacou que o processo de aceleração foi decisivo para preparar as startups para os próximos desafios, ao impulsionar o crescimento, a tração e o posicionamento mais competitivo das empresas, tanto na atração de investimentos quanto na ampliação de mercado e na consolidação de produtos e serviços. Cerca de 220 pessoas participaram do evento, entre empreendedores, representantes das instituições executoras e integrantes do ecossistema de inovação Durante o evento, foram realizados painéis com startups finalistas de cada eixo, seguidos da premiação das três melhores iniciativas. No Eixo I – Ideação, foram premiadas as startups Endotech (1º lugar), Musicseat (2º lugar) e Estimanutri (3º lugar). No Eixo II – Incubação, receberam reconhecimento as startups Flly IA (1º lugar), Plataforma EnergyC (2º lugar) e Square City (3º lugar). Já no Eixo III – Aceleração, a startup Pick’n’Go conquistou o primeiro lugar, seguida por Arbor Garden (2º) e Biointech (3º). Ao longo do primeiro ciclo, a FAPDF destinou recursos de subvenção econômica às startups participantes, com valores que variaram conforme o eixo: até R$ 110 mil para projetos dos eixos de Ideação e Incubação e até R$ 200 mil para startups do eixo de Aceleração. Encerrando a programação, a superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPDF, Renata Vianna, apresentou um panorama dos programas da fundação, com destaque para iniciativas como Inovatec, Deep Tech e Centelha, reforçando as oportunidades de continuidade para empreendedores e pesquisadores. O evento reuniu cerca de 220 participantes, entre empreendedores, representantes das instituições executoras e integrantes do ecossistema de inovação. Ao concluir seu primeiro ciclo, o StartBSB reafirma o compromisso da FAPDF com o fortalecimento do empreendedorismo inovador no Distrito Federal. *Com informações da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF)  

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Emater-DF recebe Prêmio Brasil Sem Fome por boas práticas que unem produção rural e acesso ao alimento

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BRB capacita costureiras para confecção de uniformes da rede pública do DF

O Banco BRB, por meio do seu Instituto, braço social da instituição, avança na consolidação do projeto InVeste DF. Com foco na capacitação de costureiras para confecção dos uniformes destinados aos alunos da rede pública do Distrito Federal, a iniciativa busca fortalecer a cadeia produtiva local e promover inclusão produtiva, geração de renda e desenvolvimento social. A primeira turma de costureiras formadas pelo InVeste DF concluiu seu ciclo de capacitação técnica e profissional, gerando oportunidades de inserção no mercado de trabalho por meio de mão de obra qualificada para atendimento à demanda gerada pelo programa Cartão Uniforme Escolar, do GDF. “A ação coloca o BRB como protagonista na articulação entre qualificação profissional, empreendedorismo e impacto social sustentável, com investimento direto na economia local, especialmente na autonomia econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Esse trabalho também contribuirá para a educação de milhares de estudantes do Distrito Federal”, afirma o presidente do BRB, Nelson Antônio de Souza. “A ação coloca o BRB como protagonista na articulação entre qualificação profissional, empreendedorismo e impacto social sustentável, com investimento direto na economia local, especialmente na autonomia econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Esse trabalho também contribuirá para a educação de milhares de estudantes do Distrito Federal” Nelson Antônio de Souza, presidente do BRB O InVeste DF é uma realização do Instituto BRB em parceria com o Senai-DF e o Sindiveste-DF, implementado em setembro deste ano para a criação de um modelo sustentável que gere impacto positivo contínuo na vida das famílias beneficiadas e na economia do DF. Além da capacitação profissional para viabilização da política pública, o BRB também atua no programa Uniforme Escolar com a operacionalização do cartão a ser utilizado para compra dos itens, viabilizando eficiência, transparência e segurança na distribuição dos recursos. O Cartão Uniforme Escolar permite que as famílias adquiram os uniformes em estabelecimentos credenciados, fomentando o comércio local e criando um ciclo entre capacitação, produção e consumo.   *Com informações do BRB

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Palestras e atendimentos reforçam prevenção à violência e cuidado com a saúde mental em Taguatinga e Ceilândia

Com foco na prevenção à violência e no fortalecimento da saúde mental, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) fará 20 palestras educativas e prestará 20 atendimentos presenciais voltados ao acolhimento emocional da população de Taguatinga e Ceilândia. Ação tem como foco qualquer pessoa que já enfrentou ou enfrenta alguma situação de violação de direitos | Foto: Jhonatan Vieira/Sejus-DF A iniciativa é direcionada a jovens, adolescentes, mulheres, homens, pessoas idosas, profissionais da área social e educadores que enfrentam ou já enfrentaram situações de estresse, violência e outras violações de direitos. [LEIA_TAMBEM]As ações serão executadas por meio de parceria entre a Sejus-DF e o Instituto Brasil Verde (IBV). O extrato do Termo de Fomento nº 20/2025 foi publicado nesta sexta-feira (19) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Responsável por desenvolver e implementar políticas públicas voltadas à promoção da cidadania e à garantia de direitos, a Sejus-DF atua de forma integrada na prevenção da violência, no acolhimento e na orientação de públicos em situação de vulnerabilidade em todo o Distrito Federal. O termo prevê investimento de R$ 250 mil, com repasse em parcela única, e vigência até 15 de junho de 2026. A proposta busca ampliar o acesso a espaços de escuta qualificada, orientação e apoio psicossocial, contribuindo para a promoção de uma cultura de cuidado, respeito e garantia de direitos, especialmente em contextos marcados por intolerância religiosa, violência física, psicológica e outras formas de agressão. *Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

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Procon-DF orienta consumidores na hora das compras de Natal

A época mais movimentada do ano já se faz presente; e, com a proximidade do Natal e o aumento significativo das compras, há orientações para ajudar os consumidores do Distrito Federal a conhecer e exercer seus direitos. Confira a seguir as dicas que o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) separou para ajudar a população na organização das compras de fim de ano. Compras presenciais e online Nas lojas físicas, o estabelecimento não é obrigado a trocar produtos sem defeito. No entanto, quando a troca é informada ou prometida no momento da compra, a oferta deve ser cumprida. Já nos casos de produtos com defeito, as lojas ou fornecedores têm até 30 dias para solucionar o problema. Caso isso não ocorra dentro do prazo, o consumidor pode optar pela troca do produto, restituição do valor pago ou abatimento proporcional do preço. As lojas físicas não são obrigadas a trocar presentes sem defeito, mas acordos firmados na hora da compra devem ser cumpridos | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília Nas compras feitas pela internet, o consumidor tem o direito de desistir da compra em até sete dias, sem necessidade de justificativa. Outro ponto de atenção é o prazo de entrega, que deve ser rigorosamente cumprido, especialmente em datas comemorativas. Em caso de atraso, o consumidor pode escolher entre cancelar a compra com reembolso, manter o pedido ou receber um produto equivalente. É importante, ainda, lembrar sempre de checar a procedência do site, se é o oficial da loja, e verificar se há o pequeno cadeado no endereço da página, para se resguardar de golpes e fraudes digitais. Atenção aos prazos O Procon orienta que o consumidor salve prints do prazo de entrega informado no momento da compra, já que esses registros servem como prova. Para presentes com data fixa, como o dia 24 de dezembro, é importante deixar claro que a entrega está condicionada à data. A justificativa de alto volume de pedidos não afasta a responsabilidade da empresa. Luiz Pessatto: “Eu nunca extrapolo, sei quanto eu tenho de orçamento para também não botar o carro na frente dos bois" Na aquisição de cartões-presente, o consumidor deve verificar as condições de uso. A validade precisa ser razoável, geralmente entre seis e 12 meses, visto que prazos muito curtos podem ser considerados abusivos. Também é necessário observar se há cobrança de taxa de ativação, se o cartão pode ser utilizado tanto em lojas físicas quanto no ambiente online e quais são as regras para o saldo remanescente. Em casos de perda ou extravio, é recomendável confirmar se a loja permite nova emissão mediante apresentação do comprovante de compra. O diretor de fiscalização do Procon-DF, Rafael Oliveira, reforça que, em caso de problemas, o consumidor deve procurar primeiro o lojista. Se não houver solução, é possível buscar a mediação do Procon ou registrar denúncia para que a fiscalização seja acionada. Os atendimentos podem ser feitos pelo site do órgão, pelo telefone 151 ou em um dos dez postos físicos disponíveis no DF. Planejamento antecipado [LEIA_TAMBEM]Uma das principais orientações para esta época é que, diante do aumento das compras iniciado ainda na Black Friday e que se estende até o Natal, o consumidor planeje o orçamento, fique atento às condições de parcelamento, aos prazos de troca e entrega e adote cuidados redobrados, principalmente nas compras online. O diretor do Procon alerta sobre a importância dessa observação: “Quem compra uma coisa no começo de novembro, por exemplo, precisa se atentar ao prazo, porque às vezes vai dar o presente só no Natal e já venceu o período de troca do produto”. O empresário Luiz Pessatto, de 29 anos, conta que costuma se antecipar nas compras. “Geralmente eu tento comprar antes, e só em último caso compro uma coisinha aqui e ali perto do Natal, porque às vezes as empresas fazem promoções que até compensam”, conta. Luiz ressalta que o planejamento financeiro é fundamental para evitar surpresas na fatura de janeiro: “Eu nunca extrapolo, sei quanto eu tenho de orçamento para também não botar o carro na frente dos bois”. Para evitar estresse, Nilda Vitor de Holanda aposta na antecedência das compras de presentes de Natal Já a secretária Nilda Vitor de Holanda, 40, admite que nem sempre se organiza com antecedência e às vezes passa por situações de estresse, como a vez que perdeu o prazo de troca: “Já aconteceu, mas foi um deslize meu. A data também exige mais atenção ao consumo e eu deixo tudo para última hora”. A aposentada Graça Carvalho, de 74 anos, diz que prefere comprar com antecedência e evitar compras online. “Eu vou em algumas feiras temáticas que ocorrem vez ou outra e já vou comprando com antecedência. Não realizo compras pela internet por receio de golpes, tenho muito medo. Mas sei que nessas horas o Procon é imprescindível, um aliado do cidadão”. Para ela, presentear também é uma linguagem do amor e os presentes devem ter significado. “Eu não dou por dar o presente, sabe? Acho que tem que ser pensado, tanto na utilidade quanto no carinho”.

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Divulgado resultado definitivo de habilitação para o Comitê Permanente do Hip-Hop

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) tornou público, nesta sexta-feira (19), o resultado definitivo de habilitação das candidaturas para composição do Comitê Permanente do Hip Hop (CPH2), marco que abre oficialmente a fase de campanha e mobilização para o processo eleitoral que escolherá representantes da sociedade civil no colegiado. O documento, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) por meio do Edital nº 32/2025, apresenta a lista de nomes aptos — com artistas e coletivos de diferentes elementos da cultura hip hop como breaking, conhecimento, DJ e rap — que cumpriram os requisitos formais para disputar as vagas no comitê. Algumas candidaturas foram consideradas inabilitadas por não atenderem às exigências documentais previstas no edital. O documento apresenta a lista de nomes aptos — com artistas e coletivos de diferentes elementos da cultura hip hop como breaking, conhecimento, DJ e rap — que cumpriram os requisitos formais para disputar as vagas no comitê | Foto: Divulgação/Secec-DF O CPH2 é um órgão colegiado com mandato de três anos, criado para promover a participação direta de agentes culturais nas políticas públicas do hip-hop no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (Ride), contribuindo para a formulação, acompanhamento e avaliação de ações voltadas ao setor. De acordo com o cronograma previsto no edital, o período de campanha e mobilização entre os habilitados vai de 20 de dezembro de 2025 a 15 de janeiro de 2026, etapa que antecede a votação e eleição dos representantes. A publicação do resultado definitivo é um passo relevante para fortalecer a voz da comunidade hip-hop nas decisões culturais do GDF, refletindo a diversidade e a importância desse segmento na cena artística e social da capital federal. *Com informações da Secec-DF

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CNH: confira as orientações sobre o processo de habilitação no DF

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PREGÃO ELETRÔNICO  nº  90016/2025

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GDF assina contrato para construção da Casa da Mulher Brasileira no Plano Piloto

O Governo do Distrito Federal (GDF) assinou o contrato para a construção e equipagem da Casa da Mulher Brasileira (CMB) – Tipo I, no Plano Piloto, consolidando um marco histórico no fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres. O equipamento será implantado na Quadra 903 da Asa Sul, e vai oferecer atendimento humanizado, integrado e contínuo às mulheres em situação de violência em todo o DF.   Modelo da Casa da Mulher Brasileira é referência em acolhimento | Foto: Divulgação/SMDF O contrato foi firmado entre a Secretaria da Mulher (SMDF) e a União, por intermédio do Ministério das Mulheres, com a Caixa Econômica Federal como agente financeiro. A Casa da Mulher Brasileira revoluciona o modelo de enfrentamento, pois integra, amplia e articula os equipamentos públicos voltados às mulheres em situação de violência, garantindo que elas não precisem mais peregrinar por diferentes órgãos para buscar ajuda. “A Casa da Mulher Brasileira é um símbolo de cuidado, proteção e respeito”, enfatiza a vice-governadora Celina Leão. “Estamos falando de um espaço onde a mulher não será revitimizada, mas acolhida com dignidade, escuta qualificada e acesso imediato aos seus direitos. Esse é um avanço fundamental na política de enfrentamento à violência no Distrito Federal.”  Investimento e execução garantida “A Casa da Mulher Brasileira garante atendimento integrado, humanizado e próximo da realidade das mulheres, reafirmando o compromisso do Estado com a prevenção da violência, a proteção e a promoção da autonomia feminina” Giselle Ferreira, secretária da Mulher O investimento total é de R$ 19.191.919,19, sendo R$ 19 milhões de repasse da União e R$ 191.919,19 de contrapartida do GDF. Os recursos serão destinados à elaboração dos projetos técnicos, à construção da unidade e à sua completa equipagem. A unidade será erguida em um terreno de 20.370 metros quadrados, com 3.600 metros quadrados de área construída, e contará com uma estrutura completa, idealizada para acompanhar as diferentes etapas enfrentadas pelas mulheres em situação de violência. “Esse equipamento fortalece toda a política pública de enfrentamento à violência de gênero”, afirma a secretária da Mulher, Giselle Ferreira. “A Casa da Mulher Brasileira garante atendimento integrado, humanizado e próximo da realidade das mulheres, reafirmando o compromisso do Estado com a prevenção da violência, a proteção e a promoção da autonomia feminina.” [LEIA_TAMBEM] Atendimento integrado  A Casa da Mulher Brasileira vai oferecer acolhimento humanizado, escuta qualificada e privacidade durante o atendimento, orientação sobre direitos, acesso à justiça, inserção em programas sociais das três esferas de governo, incentivo à capacitação profissional e ao empoderamento feminino, além de abrigo temporário e transporte até os serviços da rede de atendimento. As obras terão prazo de execução de 12 meses, a partir da assinatura da Ordem de Serviço. Com a construção da Casa da Mulher Brasileira no Plano Piloto, o GDF amplia a cobertura territorial, fortalece a rede de proteção e reafirma que o enfrentamento à violência contra as mulheres é prioridade absoluta da gestão pública.   *Com informações da Secretaria da Mulher

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Resultados do Produto Interno Bruto da Ride-DF apontam crescimento da economia da região

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) apresenta, nesta sexta-feira (19), os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF). A análise aponta que o PIB da Ride-DF passou de R$ 378,1 bilhões, em 2022, para R$ 416,6 bilhões em 2023. O Distrito Federal segue mantendo o maior PIB per capita entre as unidades da federação. PIB da Ride-DF passou de R$ 378,1 bilhões, em 2022, para R$ 416,6 bilhões em 2023 | Foto: Divulgação/IPEDF O cálculo do PIB deriva de um projeto conjunto entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e órgãos estaduais de estatística, inclusive o IPEDF, que representa o Distrito Federal. Atualmente, os órgãos trabalham na atualização do Sistema de Contas Nacionais, com a mudança do ano-base para 2021. Em função desse processo de transição metodológica, a divulgação do PIB municipal referente ao ano de 2022 não foi realizada. A Ride-DF é composta pelo Distrito Federal e por 33 municípios, dos quais 29 pertencem ao estado de Goiás e quatro a Minas Gerais. Em termos de composição do PIB da RIDE-DF, o Distrito Federal aumentou sua participação na região, passando de 87% para 87,8% do PIB total entre 2022 e 2023. Em contrapartida, a participação dos municípios goianos recuou de 11,2% para 10,4%, enquanto os municípios mineiros mantiveram participação de 1,9%. [LEIA_TAMBEM]No ranking das maiores economias da região, excluindo a capital federal, destacam-se os municípios de Luziânia (GO), Cristalina (GO), Unaí (MG), Formosa (GO), Valparaíso de Goiás (GO) e Águas Lindas de Goiás (GO). No extremo oposto, foram identificados os municípios de Mimoso de Goiás, Vila Boa, Alvorada do Norte, Simolândia e Flores de Goiás. O Distrito Federal mantém o maior PIB per capita entre as unidades da federação, atingindo a marca de R$ 129.790,44 em 2023. Quando o peso econômico de Brasília é incluído no cálculo regional, o PIB per capita da Ride-DF foi de R$ 84.333,06, em 2022, e de R$ 92.906,71, em 2023. Excluindo o Distrito Federal da análise, o PIB per capita da Ride subiu de R$ 29.578,56 para R$ 30.559,97 no mesmo período analisado. Considerando a variação real do PIB entre os anos de 2022 e 2023, os municípios que apresentaram maior crescimento foram Arinos (46,3%), Cabeceira Grande (37,0%) e Alexânia (26,7%). Em contrapartida, os municípios de Mimoso de Goiás, Barro Alto e Água Fria de Goiás registraram taxas de variação negativas no período. *Com informações do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF)

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Lançado edital para o DF Folia 2026

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF) publicou, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (19), o Edital nº 34/2025, um chamamento público que abre a celebração de termos de colaboração com organizações da sociedade civil para a realização do projeto DF Folia 2026. A iniciativa visa a impulsionar, por meio de parcerias, a realização de manifestações artísticas e culturais do carnaval de rua em todas as regiões administrativas do Distrito Federal. O edital define a execução de atividades culturais carnavalescas com foco na diversidade popular, abrangendo desde grupos inéditos até blocos com grande público. A previsão orçamentária para o projeto é de R$ 10 milhões, recursos previstos na Lei Orçamentária Anual de 2026 e destinados à transferência para projetos culturais por meio de termos de colaboração. A previsão orçamentária para o projeto é de R$ 10 milhões, recursos previstos na Lei Orçamentária Anual de 2026 Podem se inscrever organizações da sociedade civil (OSCs) interessadas em gerir e coordenar atividades carnavalescas de rua, divididas em categorias de público — desde grupos com até mil foliões até blocos com capacidade superior a 50 mil participantes. Os critérios, condições de parceria, repasse de recursos e prazos para assinatura dos termos estão detalhados no edital. [LEIA_TAMBEM]A iniciativa reforça o papel do poder público em fomentar a cultura popular e a economia criativa, promovendo inclusão social e estímulo à participação comunitária nas festas de carnaval. A publicação do chamamento é parte de uma agenda mais ampla de incentivos e editais que ampliam oportunidades para artistas, coletivos e fazedores de cultura no DF. O secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes, destacou a importância da ação: “Este edital é um convite para que as organizações culturais do Distrito Federal façam parte de uma das tradições mais vivas da nossa cidade. O carnaval de rua é expressão de identidade, alegria e criatividade. Ao articular parcerias com a sociedade civil, fortalecemos a cultura local, geramos mais visibilidade para blocos e coletivos e garantimos que a folia seja um espaço de inclusão e celebração para toda a população”. *Com informações da Secec-DF  

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Riacho Fundo II ganha primeira creche pública com capacidade para 188 crianças

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Ceilândia reforça zeladoria urbana com mutirões de limpeza e ações preventivas contra alagamentos

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Centros interescolares de línguas do DF estão com inscrições abertas para cursos de cinco idiomas

Os centros interescolares de línguas (CILs) do Distrito Federal estão com inscrições abertas para o próximo semestre letivo. O prazo começou no último dia 15 e segue até 9 de janeiro para estudantes da rede pública de ensino, a partir do 6º ano. A inscrição deve ser feita pelo site da Secretaria de Educação (SEEDF).  A seleção será realizada por sorteio randomizado pelo sistema de gestão escolar i-Educar, garantindo isonomia entre os inscritos. Estudantes têm quatro opções de idiomas para escolher no CIL | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília Há vagas para inglês, espanhol, francês, japonês e alemão nas 17 unidades do DF. O candidato pode escolher até quatro opções de local e idioma, conforme a oferta de cada unidade, obrigatoriamente em turno contrário ao do ensino regular. Os resultados serão divulgados a partir das 18h de 26 de janeiro. A consulta é de responsabilidade do aluno, uma vez que não será encaminhado nenhum comunicado aos contemplados. Érica Martins, diretora de Educação em Tempo Integral da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral da SEEDF, explica que o número exato de vagas por unidade é flutuante: “Depende da renovação de matrícula dos veteranos, mas a expectativa é de ampla oferta para novos estudantes. Atualmente, os CILs atendem a mais de 55 mil estudantes distribuídos nas 17 instituições, presentes nas 14 coordenações regionais de ensino. Temos alunos do ensino fundamental [a partir do 6º ano], ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e membros da comunidade local”. [LEIA_TAMBEM]O prazo para matrícula vai de 27 a 30 de janeiro. É necessário apresentar os seguintes documentos (original e cópia): identidade, CPF, duas fotos 3x4, comprovante de residência e declaração de escolaridade atualizada. Para os estudantes menores de 18 anos, são necessários os documentos (CPF e RG) do responsável. As vagas remanescentes serão destinadas à comunidade posteriormente. “Mais do que um aprendizado em sala de aula, o ensino de idiomas nos CILs representa uma poderosa ferramenta de mobilidade social”, salienta Érica Martins. “Ao disponibilizar gratuitamente cursos de línguas estrangeiras para jovens da rede pública, a Secretaria de Educação contribui para reduzir o abismo de oportunidades no mercado de trabalho, permitindo que esses estudantes concorram a vagas de estágio e programas de intercâmbio em condições de igualdade com qualquer outro aluno do país.”      

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Águas Claras terá interrupção programada de energia neste sábado (20)

Moradores de Águas Claras devem ficar atentos neste sábado (20). A Neoenergia realizará serviços de melhoria e modernização da rede elétrica, o que exigirá a interrupção temporária do fornecimento de energia em pontos específicos da região. O desligamento está previsto para ocorrer das 9h às 15h, nos endereços localizados na Avenida Araucárias, Lote 1665, Avenida Pau Brasil, Lote 10. De acordo com a companhia, a suspensão temporária é necessária para garantir a segurança das equipes durante os trabalhos e contribuir para um sistema elétrico mais estável e confiável. Caso as atividades sejam concluídas antes do horário previsto, a energia poderá ser restabelecida sem aviso prévio.

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SIA amplia calçadas acessíveis e implanta ciclovias para melhorar mobilidade urbana

A Administração Regional do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) vem registrando avanços expressivos na execução de projetos de arquitetura e urbanismo voltados à qualificação da mobilidade urbana. As iniciativas têm como eixo central a implantação de calçadas acessíveis e seguras, plenamente alinhadas às normas técnicas de acessibilidade, reafirmando o compromisso com o direito de ir e vir, a inclusão social e a valorização dos espaços públicos. O SIA tem melhorado a mobilidade urbana da região com a implantação de calçadas acessíveis e ciclovias | Foto: Divulgação/Administração do SIA As intervenções abrangem trechos estratégicos do SIA, definidos a partir de critérios técnicos e da intensa circulação de trabalhadores, usuários do transporte público e pedestres em geral. Somados, os projetos já implantados e em fase de planejamento correspondem a aproximadamente sete quilômetros de calçadas, com destaque para os trechos 2 e 17 do SIA, além de áreas relevantes do Setor de Abastecimento e Armazenamento Norte (Saan), como as quadras 3 e 4, e do Setor Regimento de Cavalaria de Guardas (RCG). A esse conjunto soma-se ainda a execução de 1,2 quilômetro de novas calçadas no Setor de Oficinas Norte (SOF Norte), ampliando de forma significativa a malha de circulação segura para pedestres. No Trecho 17 do SIA, especialmente na Rua 3, localizada nos fundos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), foram desenvolvidos projetos de calçadas acessíveis ao longo de toda a via, incluindo a conexão com o Trecho 4. A região concentra elevado fluxo diário de pedestres, impulsionado pela presença de pontos de ônibus e de atividades produtivas, e a inexistência de infraestrutura adequada representava riscos constantes à segurança, sobretudo para pessoas com mobilidade reduzida. A implantação das calçadas assegura deslocamentos contínuos, seguros e acessíveis, promovendo mais dignidade, conforto e qualidade de vida aos usuários. [LEIA_TAMBEM]Paralelamente, o Setor de Oficinas Norte (SOF Norte) vem passando por um processo de requalificação urbana, com intervenções coordenadas pela Administração Regional do SIA, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), a Novacap e o programa RenovaDF, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF). As ações têm como foco a melhoria da mobilidade, da acessibilidade e das condições de circulação para moradores, trabalhadores e frequentadores da região. No eixo da mobilidade ativa, a Administração Regional do SIA também tem investido no fortalecimento da integração entre os diferentes modais de transporte. Entre as ações de destaque está a implantação de ciclovia e a duplicação das vias do RCG, que passam a integrar um percurso de aproximadamente 8 quilômetros, conectando o Saan ao RCG e seguindo em direção ao Cruzeiro. A iniciativa amplia as alternativas de deslocamento sustentável, incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte e promove conexões mais seguras e eficientes entre áreas industriais, comerciais e logísticas. “A atuação do DER na implantação da ciclovia no SIA, Saan, SOF Norte e RCG tem como objetivo oferecer uma infraestrutura adequada para a mobilidade ativa, promovendo conexões seguras", esclareceu o presidente do departamento, Fauzi Nacfur Júnior. De acordo com Bruno Oliveira, administrador do SIA, os projetos em andamento na região buscam tornar a mobilidade urbana mais humana, segura e inclusiva: "Estamos priorizando a implantação de calçadas acessíveis, a integração dos modais de transporte e a implantação de ciclovias, garantindo o direito de ir e vir de pedestres, ciclistas e de todos que circulam diariamente pela região". *Com informações da Administração Regional do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA)

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Ação de acolhimento à população em situação de rua ocorre neste fim de semana no Plano Piloto

O Governo do Distrito Federal (GDF) fará a oferta de acolhimento e assistência social a pessoas que estão instaladas em 12 endereços distintos no Plano Piloto. A ação está prevista para ter início às 9h deste sábado (20), é coordenada pela Casa Civil e envolve as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), de Saúde (SES-DF), de Educação (SEEDF), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), de Segurança Pública (SSP-DF), de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Novacap, a Codhab, o Detran-DF, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Tutelar. Em último caso, o governo levará os objetos pessoais ao depósito da DF Legal | Foto: Agência Brasília A DF Legal fará o desmonte das estruturas das pessoas em situação de rua e o transporte dos pertences ao local regular indicado pelo ocupante. Em último caso, o governo levará os objetos pessoais ao depósito da pasta, no SIA Trecho 04, Lotes 1380/1420, para retirada em até 60 dias, sem qualquer custo para o responsável. As pessoas em situação de rua também serão encaminhadas para atendimento da Sedes.   No decorrer de toda a semana, as secretarias realizaram abordagens sociais e atendimentos prévios nos locais, mapeando o público que será atendido e suas demandas.   Veja abaixo os pontos de ação neste sábado (20) e domingo (21) Subsolo da Torre de TV Proximidades da 5ª DP CLN 311, ao lado da Drogasil e em frente à concessionária Plaza Motors; 611 Norte Entre o Eixo L e o Eixão na altura da SQN 213/214 Parque Olhos D'água — 213 Norte Final do Calçadão da Asa Norte (Parque Deck Norte), beira do Lago 601 Norte L2 na altura da 602 Norte, abaixo do Serpro SQN 314 SQN 416 Asa Norte, da quadra 708 à 716 *Com informações da DF Legal  

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Divulgado resultado final do chamamento para serviços de alimentação do Zoológico de Brasília

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) divulgou, nesta sexta-feira (19), o resultado do Chamamento Público nº 04/2025, destinado à seleção de interessados na prestação de serviços de alimentação no parque. O edital teve como objetivo ampliar e qualificar a oferta gastronômica aos visitantes, garantindo diversidade, organização e melhor experiência ao público. Após a análise da documentação apresentada e o julgamento das propostas e da habilitação, foram selecionados os seguintes candidatos, conforme as áreas previstas no edital: Área 01 – Aliny Tomaz Pereira – CNPJ: 60.459.942/0001-64 Área 02 – Josefa Joselita Rolim Tomaz – CNPJ: 22.388.479/0001-18 Área 03 – Andre Vicente dos Santos – CNPJ: 19.906.613/0001-10 Área 04 – Letycia Rodrigues Galeno – CNPJ: 63.471.611/0001-38 Área 05 – Alessandra Luiza Muradas – CNPJ: 48.688.383/0001-69 De acordo com a Comissão responsável pelo chamamento, os candidatos não contemplados ou inabilitados foram desclassificados por meio de sorteio, conforme estabelece o Item 07 do Edital nº 04/2025. O prazo para interposição de recursos segue aberto até o dia 23 de dezembro de 2025. Os interessados devem formalizar o requerimento junto ao protocolo da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), observando os prazos e procedimentos previstos no edital. Acesse o Aviso de Chamamento Público nº 04/2025. *Com informações da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB)

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