Resultados da pesquisa

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Planejamento: projeto de R$ 1,5 milhão da Seec-DF já rendeu R$ 1,2 bilhão de receita

A Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) tem 100 iniciativas estratégicas no seu Planejamento Estratégico Institucional (PEI), sendo 11 destas no Planejamento Estratégico do DF 2023-2026. “A maioria está em andamento ou foi concluída”, destaca o secretário-executivo de Gestão da Estratégia da Seec-DF, Otávio Veríssimo Sobrinho. “São raros os trabalhos que estejam atrasados ou mesmo paralisados”, reforça. Um deles, por sinal, já deu um retorno financeiro significativo para o Tesouro do Distrito Federal. Trata-se do compartilhamento de informações padronizadas e identificação correta dos fatos geradores do ISS, o imposto sobre serviço, no DF. O valor usado dentro do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa dos Municípios Brasileiros, o PNAFM, em sua versão III, foi de apenas R$ 1,5 milhão. “Mas a ação deu um retorno de incremento, no primeiro ano, de R$ 400 milhões — e isso vem se acumulando ano a ano. Assim, já podemos atribuir a esse trabalho específico uma receita extra de R$ 1,2 bilhão”, ressaltou o secretário-executivo de Fazenda da Seec-DF, Anderson Borges Roepke. O sistema de monitoramento e gestão do ISS tem como objetivo fortalecer o combate à sonegação e, assim, aumentar a arrecadação. A iniciativa promoveu maior presença do fisco, redução da litigiosidade e padronização do tratamento tributário. “Com isso, aprimoramos o controle fiscal, agilizamos os processos, dando segurança jurídica aos dados com certificação digital”, atesta Roekpe. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (8) | Foto: Divulgação/Seec-DF Modernização As iniciativas de planejamento estratégico têm origem em todas as áreas da Seec. Os recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) financiam cerca de 50% do PEI e têm como objetivo a modernização e a melhoria da qualidade do gasto. “O Profisco II já desembolsou com nossos projetos R$ 59 milhões”, esclarece Anna Cristina Cypriano de Oliveira Miguel, subsecretária de Processos e de Projetos Institucionais e Inovação (SPPII) da SGE/Seec-DF. “E a execução total já chegou aos 13%, um percentual maior que a média dos programas no primeiro ano”, reforça a gestora. Ela coordena todo o acompanhamento da inclusão das cláusulas obrigatórias (padrões éticos e práticas proibidas) nos contratos vigentes, monitora ativamente os projetos e contratações e ajusta o orçamento para aquisições próximas. Em termos de investimentos, só em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) foram comprados 2,5 mil novos computadores e gastos de R$ 8 milhões na solução de gestão de acessos privilegiados e de programas antispam (R$ 12 milhões). PNAFM III Agora, em dezembro, acaba o PNAFM III. Ele teve valor do contrato fixado em R$ 54,4 milhões (com desembolso de R$ 49 milhões) e contrapartida GDF de R$ 5,5 milhões. Os destaques foram a Atualização Cadastral da Base Cartográfica do Cadastro Territorial Multifinalitário, que traz uma expectativa de aumento na arrecadação do GDF em R$ 135 milhões. A nova Base Cartográfica agora tem localização precisa, delimitação física dos imóveis do DF e identifica áreas em litígio. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (8). Participaram, ainda, a chefe de Gabinete da Secretaria de Economia, Ledamar Rezende; o secretário executivo de Tecnologia e Informação e Comunicação, Wisney de Oliveira; e representantes de outras áreas da Seec-DF e da Controladoria Geral do DF (CGDF).   *Com informações da Seec-DF

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UPA de Planaltina celebra cinco anos com recorde de atendimentos e liderança em pesquisa de satisfação

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Planaltina comemora, nesta segunda-feira (8), cinco anos de funcionamento, celebrando também um marco expressivo: a liderança no Net Promoter Score (NPS), pesquisa semestral que mede a satisfação dos usuários das 13 UPAs administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF).  Com uma aprovação de 91,76% entre abril e setembro deste ano, o resultado evidencia o impacto da gestão humanizada da unidade, considerando itens como tempo de espera, triagem, alimentação, estrutura, atenção multiprofissional, vigilância, recepção e clareza das informações. A UPA de Planaltina tem 91,76% de satisfação na pesquisa semestral que mede a satisfação dos usuários das 13 UPAs administradas pelo IgesDF | Fotos: Bruno Henrique/IgesDF Para o gerente da unidade, Rogério Tavares, o desempenho reflete um trabalho construído lado a lado com os profissionais. “Quando cheguei a Planaltina, há pouco mais de um ano, implementei uma gestão de portas abertas para que os colaboradores se sentissem à vontade para expor suas demandas”, destaca. Segundo ele, valorizar quem está na linha de frente é essencial. “Cuidar da saúde mental do trabalhador também é cuidar dos pacientes. Um colaborador satisfeito tende a prestar um atendimento melhor, o que, muitas vezes, contribui para uma recuperação mais  rápida.” Coordenador médico da UPA há quase quatro anos, Ronan Benecase percorre cerca de 49 quilômetros todos os dias para atuar na unidade, realidade compartilhada por outros colegas. Apesar da distância, o ambiente de trabalho é o que mais pesa na decisão de permanecer. “A UPA de Planaltina se tornou um lugar onde nossa equipe gosta de estar. Há um clima muito positivo e isso faz com que muitos profissionais escolham trabalhar aqui, mesmo morando longe, pelo acolhimento da gestão e da própria população”, afirma. Mais de 1,6 milhão de atendimentos Iuly Duarte: "A população passou a enxergar a UPA como referência em momentos de urgência" [LEIA_TAMBEM]O impacto da unidade também é confirmado pelos moradores da região, que reconhecem a UPA como referência em momentos de urgência. Cosme Pinto, atendido após desmaiar em casa, relata sua experiência: “Os médicos e enfermeiros são ótimos. Quando acordei, estava aqui e fiquei mais tranquilo. Todos os dias a equipe passa para conversar. É uma equipe muito boa, só tenho a agradecer.” A médica plantonista Iuly Duarte reforça o vínculo criado com a comunidade, destacando que o acolhimento é recíproco. “A população passou a enxergar a UPA como referência em momentos de urgência.” Além dos desafios assistenciais, ela afirma que o ambiente acolhedor é o que a mantém na unidade. “Recebemos muitos casos graves, mas o carinho da comunidade nos incentiva. Vim para ficar seis meses, já estou aqui há três anos e sem vontade de sair. Sinto que  me tornei filha de Planaltina”, finaliza a médica. *Com informações do IgesDF  

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Rede Feminina de Combate ao Câncer promove bazar no Hospital de Base para arrecadar fundos

A Rede Feminina de Combate ao Câncer promove, nesta segunda (8) e terça (9), um megabazar com mais de 1.500 itens à venda, entre roupas, sapatos, brinquedos e artigos para o lar, todos com valores reduzidos. A ação é realizada no estacionamento do ambulatório do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF), e busca arrecadar recursos para as atividades da instituição. Larissa Bezerra, coordenadora da Rede, explica que o local foi escolhido para facilitar o acesso de pacientes e acompanhantes. Segundo ela, cerca de mil pessoas devem passar pelo bazar nos dois dias de funcionamento e a expectativa é arrecadar aproximadamente R$ 15 mil. “Esse bazar no final do ano dá a oportunidade para as pessoas levarem presentes para a família. São itens de R$ 5, R$ 10, R$ 15, R$ 20. E não são só coisas usadas, também temos itens novos que foram doados. Fico muito feliz em ver tantas pessoas aproveitando a oportunidade para presentear outros”, afirma. As vendas incluem roupas, utilidades domésticas, brinquedos e acessórios em excelente estado. Ao final da ação, os itens que não forem comercializados serão destinados a outras instituições. Os pagamentos podem ser feitos por crédito, débito, Pix ou dinheiro, com possibilidade de parcelamento em até 10 vezes sem juros. As vendas incluem roupas, utilidades domésticas, brinquedos e acessórios em excelente estado | Foto: Alberto Ruy/IgesDF Entre os visitantes, a técnica de enfermagem Viviane Silva Santos, moradora da Bahia, conheceu o bazar ao levar a sogra para realizar um exame no hospital. “Cheguei e encontrei esse presente. No final do ano, as coisas estão apertadas e não dá para ir a uma loja comprar presente pra todo mundo. Mas aqui eu estou tendo a oportunidade de comprar uma roupa diferente, de ficar bonita”, relata. Ela adquiriu itens para a casa, brinquedos para as crianças e roupas para toda a família. “Estou levando para a família inteira”, comemora. Uma novidade deste ano é o espaço exclusivo com itens doados pela Receita Federal, que incluem perfumes, aparelhos de som, celulares e outros produtos originais apreendidos ao longo do ano. “A Receita pesquisa instituições de trabalho voluntário e faz doações desses itens, e nós fomos contemplados. A venda deles também vai para a Rede Feminina”, explica Larissa. A técnica em medicina nuclear do HBDF, Neide Silvina, aproveitou o bazar para comprar um celular para o filho, que tem necessidades especiais e precisa do aparelho para manter a rotina. “Aproveitei que está mais barato e já comprei. Esse bazar é perfeito, até porque o valor volta para a Rede Feminina, então ele é interessante e necessário”, destaca. *Com informações do IgesDF

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Mais de 120 novos advogados do DF são capacitados para ampliar atendimento jurídico a quem mais precisa

O fim de semana marcou o encerramento do primeiro ciclo do Programa de Mentoria para a Advocacia Dativa, iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) voltada a advogados iniciantes inscritos no Justiça Mais Perto do Cidadão — também coordenado pela pasta — e a estudantes de Direito. O encontro final, realizado no auditório do Uniceub, na Asa Norte, reuniu centenas de participantes para a Palestra de Encerramento – Aula Bônus: “Formei, e Agora?”, conduzida pelo professor Vinicius Fonseca, advogado especialista em Direito Civil, do Consumidor e Legislativo. A advocacia dativa — modalidade em que o Estado nomeia advogados para atuar gratuitamente na defesa de pessoas que não podem pagar por um profissional e que não conseguem ser atendidas pela Defensoria Pública — é um dos pilares do acesso à Justiça. Nesse contexto, o programa de mentoria ofereceu vivência prática, orientação e suporte direto aos desafios que marcam os primeiros passos desses profissionais. Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania: "A advocacia dativa é essencial para garantir acesso à Justiça para quem mais precisa, e isso exige profissionais preparados, seguros e conscientes da responsabilidade que assumem" Ao longo do ciclo, iniciado em setembro, mais de 120 mentorandos concluíram a formação e receberam certificação pelo comparecimento às aulas, que abordaram conteúdos das áreas Cível e Criminal, práticas processuais, rotinas do dia a dia e postura profissional. Após a palestra, a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, conversou com os participantes, fez um balanço do ciclo e reforçou o propósito da iniciativa. “A advocacia dativa é essencial para garantir acesso à Justiça para quem mais precisa, e isso exige profissionais preparados, seguros e conscientes da responsabilidade que assumem. Este ciclo mostrou, na prática, o quanto investir na formação desses jovens advogados transforma não apenas carreiras, mas a vida das pessoas atendidas. É uma entrega direta para a cidadania”, destacou. Uma jornada transformadora [LEIA_TAMBEM]Durante três meses, o Programa de Mentoria discutiu rotinas processuais, organização de escritório, elaboração de peças, estratégias de atendimento e a atuação do advogado no sistema de garantias. As aulas ocorreram quinzenalmente no campus do CEUB e reuniram especialistas, professores e profissionais experientes, como a advogada criminalista Rayssa Escoteguy, a professora Cristiane Damasceno e o professor de Direito Civil Ítalo Zanino, entre outros. Para os mentorandos, o aprendizado ultrapassou a técnica. A recém-formada Mariana Fontelli, moradora do Gama, destacou como o curso supriu lacunas da graduação: “Os professores foram escolhidos a dedo. As aulas eram muito práticas e trouxeram exatamente aquilo que faltou na faculdade. Eles compartilharam experiências reais, do cotidiano. Foi um reforço essencial para minha formação e me fez sentir muito mais preparada para começar a advogar”. Já a nova advogada Jennifer Stephanie de Carvalho, moradora do Recanto das Emas, contou que a mentoria ampliou sua sensibilidade nas relações profissionais: “O curso abriu portas para que eu pudesse olhar o Direito de forma mais humana. Uma aula da professora Cris Damaceno me marcou muito, sobre o nosso papel no apoio às mulheres vítimas de violência. Saio daqui com um olhar mais atento e com vontade de ser um canal para que essas mulheres encontrem justiça e se reconheçam como sujeitas de direitos”. Jennifer Stephanie de Carvalho, advogada: "O curso abriu portas para que eu pudesse olhar o Direito de forma mais humana. Saio daqui com um olhar mais atento e com vontade de ser um canal para que essas mulheres encontrem justiça e se reconheçam como sujeitas de direitos" Encerramento com foco no início da carreira A aula bônus de encerramento apresentou orientações sobre os primeiros passos na advocacia, métodos de organização, postura profissional e estratégias práticas para desenvolver uma atuação sustentável. De maneira objetiva, o professor Vinicius Fonseca compartilhou experiências e exemplos do cotidiano jurídico, estimulando os participantes a iniciarem a trajetória com planejamento e assertividade. Criado dentro do programa Justiça Mais Perto do Cidadão, da Sejus-DF, a mentoria reforça o compromisso da pasta com a formação de profissionais que garantem atendimento jurídico à população de baixa renda. A iniciativa é realizada em parceria com IBDFAM/DF, Abracrim e Uniceub. Ao final do encontro, os participantes que compareceram à maioria das aulas receberam os certificados físicos — entregues exclusivamente durante o evento — e celebraram um ciclo que fortaleceu carreiras, ampliou conhecimentos e consolidou uma rede de apoio e aprendizado contínuo. *Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)

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