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Estudante de escola pública do DF discursa para ministros da Educação do Mercosul

A estudante Cecília Lopes, de 17 anos, do Centro de Ensino Médio Ave Branca (Cemab) de Taguatinga, alcançou um importante destaque internacional ao representar o Distrito Federal na etapa internacional do Programa Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Seu protagonismo foi evidenciado no dia 22 de outubro, quando teve a honra de realizar a leitura da Declaração Final do PJM Etapa Internacional 2024/2026 perante os ministros da Educação e diversas autoridades presentes. O evento ocorreu durante a LXVII Reunião de Ministros da Educação dos Países do Mercosul, realizada na Sala de Atos do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. A escolha da discente do DF para ler a declaração, em um encontro estratégico que marcou a conclusão da Presidência Pro Tempore brasileira, é um reconhecimento direto da voz e das propostas da juventude do Mercosul. Estudante Cecília Lopes, do Cemab de Taguatinga, faz a leitura da Declaração Final do PJM Etapa Internacional 2024/2026 durante a Reunião de Ministros da Educação do Mercosul, em Brasília | Fotos: Divulgação A Declaração Final, resultado da reunião dos Parlamentares Juvenis do Brasil e Uruguai, apresenta propostas inovadoras organizadas em cinco eixos, com forte ênfase na integração regional e na modernização dos sistemas educacionais por meio da tecnologia e da inteligência artificial (IA). Entre as principais propostas destacadas, o documento defende: Participação Cidadã e Acesso Tecnológico: Propõe-se a criação de uma plataforma digital para estimular a inovação e buscar soluções educacionais conjuntas. Além disso, sugerem-se medidas para garantir o acesso a dispositivos eletrônicos e internet para todos os estudantes, como a criação de centros físicos equipados, em reconhecimento às limitações existentes em países como Brasil e Argentina; Educação Inclusiva com IA: O documento propõe combater as desigualdades educacionais. As propostas incluem o acesso gratuito a sites essenciais de ensino sem a utilização obrigatória de internet (tecnologia zero-rating); o desenvolvimento de uma inteligência artificial para auxiliar estudantes com deficiência; a adaptação de salas de aula para ambientes inteligentes; e a formação contínua de docentes para atender estudantes neurodivergentes; Integração Regional e Tecnológica: Propõe a inclusão da educação tecnológica como disciplina obrigatória e a realização de olimpíadas entre estudantes do Mercosul para promover a cooperação e o desenvolvimento científico e tecnológico; Direitos Humanos e Informação: Sugere-se a criação de uma IA treinada com informações oficiais do Mercosul e depoimentos de migrantes, a fim de garantir integração adequada, acesso a informações padronizadas e confiáveis, e oferecer cursos com certificações oficiais. [LEIA_TAMBEM]Protagonismo juvenil A participação de Cecília Lopes neste contexto de alto nível, lendo as propostas da juventude do bloco diante das maiores autoridades educacionais do Mercosul, reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) e da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) com o protagonismo juvenil e a participação cidadã. Cecília Lopes, de 17 anos, participou do Programa Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), representando o Distrito Federal Ao apoiar a estudante do Cemab em todas as etapas do PJM, a SEEDF demonstra seu papel ativo na promoção da excelência, a integração regional e a formação de líderes capazes de debater e propor soluções inovadoras em fóruns internacionais. O Distrito Federal consolida-se, assim, como um polo de incentivo à cidadania e à projeção global de seus estudantes. O evento contou com a presença de diversas autoridades nacionais e internacionais, incluindo Leonardo Barchini (ministro da Educação em exercício, Brasil), Nicolás Cataldo (ministro da Educação, Chile), David Seiferheld (vice-ministro da Educação, Paraguai), Gabriela Verde (vice-ministra da Educação, Uruguai), além de representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), União Nacional dos Estudantes (UNE) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).   *Com informações da SEEDF

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