Quadra de esporte é totalmente reformada em Ceilândia
Mais um espaço de lazer na maior cidade do DF foi totalmente reformado em Ceilândia. A quadra poliesportiva da QNM 10, em Ceilândia Norte, está de cara nova. O espaço tradicional por receber torneios esportivos ganhou pintura nova, alambrados, instalação de traves e redes novas, além da obra na área externa. A demanda foi atendida depois que à população pediu novos reparos da administração regional, que, por meio do programa RenovaDF da Secretaria do Trabalho e Renda (Sedet), realizou as benfeitorias no local. O administrador de Ceilândia, Dilson Resende, explica que constantemente tem realizado reuniões de trabalho com a Secretaria de Esporte e Lazer para viabilizar as reformas dos equipamentos esportivos em Ceilândia, além da parceria com o programa RenovaDF. “A administração regional já mapeou diversos outros pontos que também serão contemplados com serviços de serralheria, pintura e recuperação de alambrados, além de parquinhos. A intenção é que os locais sejam reformados com a parceria com o RenovaDF”, ressaltou o administrador. Ele também diz que uma das prioridades na maior região do DF é fomentar e desenvolver o esporte, além de oferecer o acesso a estruturas adequadas para a comunidade. “ O esporte e a educação são ferramentas de transformação social. É importante que o governo promova o acesso às modalidades esportivas na cidade, por meio de políticas públicas, além de promover o desenvolvimento educacional, o bem-estar físico e também a saúde mental dos moradores de Ceilândia”, enfatizou o administrador. A parceria entre a administração regional e a Secretaria de Esportes do DF prevê a reforma das quadras esportivas de Ceilândia | Foto: Divulgação/Administração Regional de Ceilândia O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, ressalta a importância da parceria entre as administrações do DF. “A gente sabe do impacto que isso tem na vida das crianças, dos jovens e das escolinhas que utilizam esses espaços para treinar e se desenvolver. Esses locais são fundamentais na formação de cidadãos. Quanto mais oportunidades de prática esportiva tivermos, mais segurança haverá nas regiões e mais chances de crescimento surgirão — porque o esporte é um grande incentivador de sonhos e conquistas”, reforçou o secretário. A parceria entre a administração regional e a Secretaria de Esportes do DF prevê a reforma das quadras esportivas de Ceilândia. Os espaços serão contemplados com benfeitorias entre elas, troca de alambrados, pintura, instalação de traves e redes, além da manutenção das quadras de areia. Reformas Mais de 65 equipamentos públicos já foram contemplados em Ceilândia pelo RenovaDF neste ano, com participação de cerca de 2,1 mil alunos. As práticas são instruídas por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai) e fiscalizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), que coordena o programa. *Com informações da Administração Regional de Ceilândia
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Novos ônibus elétricos do DF têm chegada prevista para março de 2026
O Distrito Federal se prepara para dar um salto na qualidade do transporte público coletivo, com a ampliação da frota de ônibus elétricos. O objetivo é que, em 2026, Brasília passe a contar com 90 ônibus elétricos em operação. A expansão representa a modernização do transporte coletivo de forma sustentável e com melhor qualidade de vida para os cidadãos. Os veículos estão sendo fabricados pela empresa chinesa CRRC (China Railway Rolling Stock Corporation). As negociações, conduzidas pela empresa Piracicabana, já foram finalizadas, e a montagem dos ônibus ocorre na cidade de Qingdao. Um dos veículos dessa nova frota já está passando por fase de testes e sua chegada a Brasília está prevista para o final de janeiro de 2026. As demais unidades começarão a desembarcar no Brasil a partir de março de 2026. Em 2026, Brasília deve passar a contar com 90 ônibus elétricos em operação | Fotos: Divulgação/Semob-DF A transição para a mobilidade elétrica exige altos investimentos. Cada ônibus elétrico representa um custo médio de R$ 3,4 milhões, valor cerca de cinco vezes superior ao de um ônibus convencional e aproximadamente três vezes o custo de um veículo com tecnologia Euro 6. Além disso, a implementação de infraestrutura de carregamento é robusta; apenas para instalar 12 carregadores em uma garagem, os custos podem girar em torno de R$ 20 milhões. A empresa Piracicabana iniciará em breve a construção da estrutura de garagem e abastecimento próximo ao Terminal da Asa Sul (TAS). Com a chegada da nova frota, a previsão é que cerca de 60 mil passageiros sejam atendidos diariamente nas linhas que ligam a Rodoviária do Plano Piloto ao Terminal da Asa Sul, além da Esplanada dos Ministérios, Setor de Autarquias e Tribunais, UnB, Noroeste, W3 e L2 Sul e Norte, e o Aeroporto. Atualmente, o DF já conta com seis veículos elétricos que circulam pelas linhas 109.3 e 109.4, transportando mais de 100 mil passageiros por mês e contribuindo para a redução de 3,2 mil toneladas de CO2 na atmosfera. "Com os ônibus elétricos, teremos um transporte mais eficiente, contribuindo para a qualidade do ar e construindo um legado de sustentabilidade e inovação para nossa capital" Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade Para o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, a ampliação da frota é um marco no transporte público de Brasília. “A eletrificação traz ganhos importantes também para a saúde pública e o meio ambiente. Com os ônibus elétricos, teremos um transporte mais eficiente, contribuindo para a qualidade do ar e construindo um legado de sustentabilidade e inovação para nossa capital”, afirmou. Além dos benefícios diretos para a mobilidade urbana, os ônibus elétricos desempenham um papel fundamental na promoção da qualidade do ar e na mitigação dos danos à saúde humana e ao clima. A poluição do ar tem causado um aumento alarmante de doenças respiratórias, e o trânsito é um dos maiores emissores de gases de efeito estufa. Ao serem impulsionados por motores elétricos e um sistema inteligente de baterias, os ônibus elétricos não emitem poluentes, o que, segundo o fabricante, equivale a evitar a emissão de 125 toneladas de CO2 por ano para cada ônibus, ou o plantio de 892 árvores. *Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF
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Autódromo de Brasília: Vocação automobilística da capital nasceu antes mesmo da inauguração
A história do automobilismo em Brasília começou muito antes de a cidade ter, de fato, um autódromo. Essa relação surgiu durante o planejamento da nova capital, seja pelo plano de desenvolvimento de Juscelino Kubitschek de estímulo à entrada da indústria automobilística ao Brasil, seja pelo traçado viário e arquitetônico de Brasília, ou até mesmo pelo entusiasmo dos pioneiros por carros e velocidade. A primeira menção a uma corrida na cidade é de 1958, dois anos antes da inauguração. Segundo o historiador Elias Manoel da Silva, do Arquivo Público do Distrito Federal (ArpDF), a ideia foi levada até JK por Joaquim Tavares, à época diretor do Departamento de Terras e Agricultura da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Elias Manoel da Silva revela que "a primeira vez que se ventila a ideia de uma corrida em Brasília é durante a construção" | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília “A primeira vez que se ventila a ideia de uma corrida em Brasília é durante a construção”, conta o historiador. “Em 1958, Joaquim Tavares vai criar uma estrada de mais ou menos 120 km, a chamada Avenida do Contorno [hoje Estrada Parque do Contorno, EPCT], uma faixa sanitária onde ficam dentro todos os córregos que alimentam o Paranoá. Ele achou tão incrível a faixa larga sem nenhuma curva e ovalada, que foi falar com o JK sobre fazer uma corrida nesta estrada”, completa. Apesar da aprovação de JK, a corrida não ocorreu devido à negativa do presidente da Novacap no período, Israel Pinheiro. Mas a ideia, provavelmente, não saiu mais da cabeça de Juscelino. Entusiasta do automobilismo — ele organizou corridas na Pampulha durante seu mandato como prefeito de Belo Horizonte —, JK incluiu o esporte na programação oficial da inauguração da nova capital com o Grande Prêmio Juscelino Kubitschek, que encerrou as comemorações em 23 de abril de 1960. “Ele decide finalizar as celebrações da cidade com essa corrida, que era para ser uma coisa simples, mas é um dos marcos importantes do automobilismo brasileiro”, revela Victor Hugo Tambelini, também historiador do ArpDF. O Grande Prêmio Juscelino Kubitschek encerrou as comemorações pela inauguração da nova capital, em abril de 1960 | Foto: Arquivo Público O trajeto foi escolhido pelo próprio presidente, que rascunhou o traçado em um papel que estava no bolso. “É uma cena de filme. Ele tira um envelope do bolso, pega uma caneta e fala assim: 'Pronto, já sei qual vai ser o trajeto'. Ele traceja um croqui com o triângulo, símbolo da Praça dos Três Poderes, e os dois eixos que a gente já conhece. Então é justamente o trecho da Praça dos Três Poderes e a Rodoviária com o Eixão Sul, que seria uma triangulação, com largada e chegada ali na Rodoviária, onde todas aquelas pessoas ficam dispostas”, completa Tambelini. Assim, no terceiro dia de celebrações da nova capital, 55 pilotos e 47 veículos participaram de três provas com quatro voltas saindo da Rodoviária do Plano Piloto em direção ao Eixão Sul passando pela Praça dos Três Poderes e voltando ao trajeto inicial. O grande vencedor foi o paulista Jean L. Lacerda, pilotando uma Ferrari. Ele recebeu o troféu das mãos do argentino Juan Manuel Fangio, pentacampeão de Fórmula 1 que tinha vindo para a inauguração da cidade. A partir daí, a capital começou a ser cenário de corridas de rua, estimuladas pelas avenidas largas do projeto arquitetônico de Lucio Costa e Oscar Niemeyer, como os 500 km e os 1.000 km de Brasília, cujas provas chegaram a ser apontadas entre as maiores de automobilismo do final dos anos 1960. “Brasília, desde o início, já era uma pista de corrida. Era uma cidade convidativa para correr" João Luiz da Fonseca, ex-piloto “Brasília, desde o início, já era uma pista de corrida. Era uma cidade convidativa para correr. Naquela época, ainda não havia sinal, cruzamento. Você andava a toda velocidade. Nesse conceito, foram criadas as corridas de rua, sempre em volta da rodoviária, da W3, sempre por ali. E Brasília ficou conhecida pelo Brasil inteiro, depois pelo mundo, como a cidade do automobilismo, da velocidade”, explica o ex-piloto e jornalista especialista em automobilismo João Luiz da Fonseca. Contexto histórico Essa vocação natural se juntou a fatores políticos e econômicos e ao efeito Fittipaldi — o primeiro piloto brasileiro a vencer uma corrida de Fórmula 1 — para que o automobilismo passasse a ter uma casa definitiva no centro do país: o Autódromo Internacional de Brasília. O contexto socioeconômico do país era propício à inauguração do Autódromo de Brasília, em fevereiro de 1974 | Foto: Arquivo Público Inaugurado em 3 de fevereiro de 1974, o espaço começou a ser construído em 1972, durante a presidência do militar Emílio Garrastazu Médici e o governo local de Hélio Prates. “Vamos lembrar que, na década de 1970, há algumas peculiaridades que quase desaguam na construção do autódromo. A primeira é que o Brasil estava passando por um boom econômico. Naquele contexto se tornava muito conveniente criar um autódromo, porque se criariam condições de visibilidade internacional. Portanto, essa é uma das primeiras motivações”, lembra Elias Manoel da Silva. O historiador destaca também que, em 1972, Emerson Fittipaldi vinha em uma crescente, que resultaria no primeiro título do país na Fórmula 1. Essa liderança do piloto foi outro fator importante para a decisão de erguer um autódromo na capital federal. “Nós tínhamos um herói nacional, representando aquilo que o Brasil mais gosta de ter, que é ganhar pódio, estar em primeiro lugar. Então, ao construir o autódromo, a gente não pega só o contexto do milagre econômico, o contexto político, vai aproveitar também esse efeito Fittipaldi, essa liderança e essa visibilidade internacional para trazer também para dentro do nosso país”, acrescenta o historiador do Arquivo Público do DF. Emerson Fittipaldi, no auge da carreira, foi o grande vencedor da corrida inaugural do Autódromo Internacional de Brasília | Foto: Arquivo Público Coincidência ou não, Emerson Fittipaldi foi o vencedor da corrida inaugural do Autódromo Internacional de Brasília, uma disputa extra, que não valia pontos para o campeonato da Fórmula 1. A vitória consagrou o triunfo do brasileiro, que, no fim de semana anterior, havia vencido o GP de Interlagos e acabou se firmando como bicampeão da F1 naquele ano. Dentro dos boxes do GP de Brasília também estaria o maior piloto da história da capital: Nelson Piquet, o tricampeão mundial de Fórmula 1, que depois daria nome ao autódromo. Na época, ainda como mecânico, Piquet assistiu à disputa dos boxes contratado pela Brabham do argentino Carlos Reutemann, maior rival de Fittipaldi. “Foram 14 anos até a consolidação do autódromo. Infelizmente, JK não esteve presente para viver isso. Mas temos um volume tão grande de histórias, desde antes da construção de Brasília, que é quase como se esse começo do autódromo desse vazão para todos esses pilotos e pessoas envolvidas com o automobilismo, porque começamos a viver o momento de ouro do automobilismo brasileiro, com a sequência de Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e, em não muito tempo, Ayrton Senna. Então, é uma história muito bonita formada aqui em Brasília”, analisa Tambelini. Detalhes da construção "O Autódromo de Brasília estava fechado há cerca de 11 anos, e, agora, a população volta a ter acesso a um importante local de entretenimento que foi palco de grandes eventos históricos e de grandes shows" Adalberto Scigliano, superintendente do Arquivo Público do DF O complexo automobilístico de Brasília começou a ganhar forma no fim da década de 1960, quando o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), então presidido por Cláudio Starling, deu início à construção do autódromo. O projeto, assinado pelo engenheiro Samuel Dias, nasceu de uma pesquisa realizada pela equipe técnica durante o Grande Prêmio da Argentina de Fórmula 1, ocasião em que dirigentes e profissionais do automobilismo foram ouvidos para identificar as melhores características de uma pista moderna e competitiva. Entre as lições colhidas, destacou-se a importância de um traçado extenso e veloz, conceito que orientou a criação, resultando em um circuito inovador e que, há 50 anos, já emulava as dimensões oficiais dos dias de hoje: são 5.384 metros de extensão. Passadas quase cinco décadas, o traçado original foi modernizado pela primeira vez, em uma reforma estrutural promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF), que investiu R$ 60 milhões. [LEIA_TAMBEM]A reabertura oficial, marcada para o dia 30 deste mês, carrega um simbolismo histórico: assim como em 1974, o retorno das atividades no autódromo ocorrerá poucos dias após o Grande Prêmio de Interlagos de Fórmula 1, em São Paulo. Dessa vez, no entanto, quem vai acelerar na pista brasiliense será a Stock Car, com a penúltima etapa nacional da temporada 2025. “Acima de tudo, isso revela um compromisso da atual administração em resgatar eventos e locais históricos para a história de Brasília. O Autódromo de Brasília estava fechado há cerca de 11 anos e, agora, a população volta a ter acesso num importante local de entretenimento que foi palco de grandes eventos históricos e de grandes shows. Acho que isso é que é importante: resgatar e trazer a uma geração que desconhecia a importância do autódromo, que desconhecia o que aconteceu nesse autódromo; e, com isso, a gente retorna a mais uma parte importante, que vai trazer ainda muitas alegrias para o Distrito Federal”, destaca o superintendente do Arquivo Público do Distrito Federal, Adalberto Scigliano. *Colaborou Geovanna Gravia
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Operação Sossego intensifica fiscalização em Águas Claras
Na noite desta terça-feira (11), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promoveu mais uma edição da Operação Sossego, desta vez na Região Administrativa de Águas Claras. A ação ocorreu entre as 21h e as 23h, com apoio da Polícia Militar (PMDF) e participação de 20 agentes de trânsito, distribuídos em dez viaturas. Objetivo da operação é retirar de circulação motocicletas irregulares, principalmente as que estão com descarga livre | Foto: Divulgação/Detran-DF Durante a operação, as equipes de fiscalização de trânsito abordaram 160 motociclistas. Foram registrados cinco casos de alcoolemia, cinco condutores inabilitados, dois com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida e dois cujas motocicletas tinham alteração de característica original. Os agentes também autuaram um condutor por conduzir com a viseira do capacete em desacordo com a legislação, além de dez condutores por outras infrações. Entre as irregularidades mais recorrentes, destacaram-se dez motocicletas com o sistema de iluminação alterado e 13 com escapamento irregular. A Operação Sossego é uma iniciativa do Detran-DF que tem como objetivo retirar de circulação motocicletas com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, que provocam ruído excessivo e comprometem a segurança no trânsito. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo com escapamento irregular é infração grave, sujeita à multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização. *Com informações do Detran-DF
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Absorva o Bem amplia alcance com instalação de novos pontos solidários na Rodoviária do Plano Piloto
Nesta quarta-feira (12), a Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac-DF) instalou quatro pontos solidários do projeto Absorva o Bem nos banheiros da Rodoviária do Plano Piloto, um dos locais de maior circulação de pessoas em Brasília. Com essa ação, o programa alcança a marca de 202 pontos solidários em diferentes pontos do Distrito Federal. Criado pela Seac-DF, o projeto tem como lema “Se precisar, pegue; se puder, doe”. A proposta é promover a dignidade menstrual e fortalecer a solidariedade comunitária, garantindo que absorventes higiênicos estejam disponíveis para todas as pessoas que menstruam. A secretária de Atendimento à Comunidade, Clara Roriz, destaca que o objetivo do Absorva o Bem é unir empatia e cidadania. “Cada ponto solidário representa um gesto coletivo de cuidado. Queremos que ninguém precise interromper suas atividades por falta de um item básico. É uma iniciativa que une poder público e sociedade em torno da solidariedade e da dignidade”, afirma. A secretária de Atendimento à Comunidade, Clara Roriz, destaca que o objetivo do Absorva o Bem é unir empatia e cidadania | Foto: Divulgação/Seac-DF Desde o lançamento, em maio de 2025, o projeto tem mobilizado órgãos públicos, empresas e voluntários. Os pontos são abastecidos com absorventes arrecadados por meio de campanhas solidárias e estão sendo instaladas em locais estratégicos de grande circulação. Além da disponibilização dos produtos, o Absorva o Bem também atua com ações educativas sobre saúde menstrual e autocuidado, incentivando o uso consciente dos absorventes e a manutenção dos pontos solidários. Com a ampliação do projeto, a Seac-DF reforça o compromisso do GDF com a equidade, o cuidado e a corresponsabilidade social, promovendo um Distrito Federal mais justo e acolhedor para todas as pessoas. Como participar Quem desejar contribuir com o projeto pode doar absorventes higiênicos nos pontos solidários instalados em órgãos públicos e administrações regionais do DF. As doações também podem ser encaminhadas à Seac-DF, no Anexo do Palácio do Buriti, térreo, Sala 104. *Com informações da Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac-DF)
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Ações de apoio às famílias serão incluídas em projetos do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente
Com o objetivo de garantir cuidado e proteção para crianças e adolescentes do Distrito Federal, foi estabelecido que, a partir de 2026, todos os projetos financiados pelo Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA/DF), gerido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), vão incluir ações que ajudem a fortalecer a parentalidade positiva e prevenir a violência. A Resolução Normativa nº 119/2025 foi divulgada nesta quarta-feira (12), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O documento estabelece que cada iniciativa ofereça pelo menos dez horas ao ano de atividades para as famílias, por meio de oficinas, encontros, conversas ou capacitações. Atividades devem abordar temas ligados à educação parental, voltadas ao fortalecimento dos laços familiares, comunicação afetiva e escuta empática, cuidado e disciplina sem violência | Foto: Divulgação/Sejus-DF Essas atividades devem abordar temas ligados à educação parental, voltadas ao fortalecimento dos laços familiares, comunicação afetiva e escuta empática, cuidado e disciplina sem violência, valorização da diversidade cultural, social e religiosa, e prevenção da violência sexual infantil, com orientação às famílias para que reconheçam sinais de perigo e saibam como proteger. As organizações da sociedade civil (OSCs) responsáveis deverão apresentar comprovações das atividades realizadas, bem como avaliações que mensurem a satisfação das famílias participantes nos relatórios finais. Caso não sejam cumpridas as exigências, a prestação de contas poderá ser reprovada. *Com informações da Sejus-DF
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Detran-DF realiza operação para coibir estacionamento irregular em Águas Claras
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GDF faz mutirão de limpeza e distribui 35 novos contêineres para descarte de lixo no Riacho Fundo II
O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e da Administração Regional do Riacho Fundo II, fez, nesta quarta-feira (12), um mutirão de limpeza com a instalação de 35 novos contêineres para o descarte adequado de lixo. A ação busca eliminar pontos críticos de acúmulo de resíduos e reforçar as medidas de prevenção contra o Aedes aegypti, cuja incidência aumenta com a chegada do período chuvoso. A medida visa a facilitar o descarte adequado de resíduos e reduzir riscos de acúmulo de lixo em vias públicas, um dos principais fatores de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Durante todo o dia, equipes da administração e do SLU percorreram as avenidas principais recolhendo entulhos, inservíveis e resíduos volumosos. A administradora regional Ana Maria da Silva explica que os contêineres foram distribuídos após um levantamento técnico feito pela equipe da administração regional e pelo SLU, que identificou os locais com maior acúmulo de lixo. “A instalação, além de atender ao pedido da vice-governadora e da Secretaria de Governo, integra o plano preventivo de combate à dengue, com limpeza de bacias de contenção, bocas de lobo e praças de esporte”, disse. “Nós já vínhamos cuidando dessas áreas durante o tempo seco. Agora, com o período de chuvas, é fundamental garantir a limpeza e a desobstrução dos locais onde a água se acumula”. A medida visa a facilitar o descarte adequado de resíduos e reduzir riscos de acúmulo de lixo em vias públicas, um dos principais fatores de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília Segundo o subdiretor de Limpeza Urbana do SLU, Everaldo Araújo, o GDF investiu R$ 1,35 milhão na compra de 1.200 contêineres para todas as regiões administrativas do DF, sendo 35 destinados ao Riacho Fundo II. A substituição dos equipamentos danificados e a implantação dos novos pontos devem beneficiar diretamente moradores e comerciantes locais. Segundo Ana Maria, a força-tarefa entre os órgãos do governo agiliza o trabalho e ajuda a manter a cidade limpa e organizada. “Quando cheguei aqui, em 2019, havia vários pontos críticos de descarte. Hoje já eliminamos dez locais, e agora o SLU traz a novidade do programa De Cara Nova, que recupera essas áreas e as transforma em espaços de convivência”, destacou. De Cara Nova O SLU entregou em outubro, no Riacho Fundo II, mais um espaço reformado pelo programa De Cara Nova. A iniciativa recupera áreas degradadas pelo descarte irregular. No novo ponto, cerca de 25 toneladas de resíduos foram removidas para dar lugar a um Ponto de Encontro Comunitário (PEC), uma horta comunitária e o plantio de árvores e grama, transformando o local, antes repleto de lixo, em um espaço voltado ao lazer e à convivência dos moradores. O subdiretor de Limpeza Urbana do SLU, Everaldo Araújo, explica que o projeto De Cara Nova busca recuperar áreas, trazendo de volta o uso comunitário. “Quando o espaço é ocupado, ele é preservado. Já implantamos hortas e equipamentos de ginástica, e a própria população ajuda a cuidar e manter limpo”, ressaltou. A autônoma Mara Meire, moradora há 15 anos do Riacho Fundo II, destacou a importância da conscientização da população no descarte do lixo Conscientização da população Além da estrutura de limpeza e coleta, o mutirão tem caráter educativo. As equipes orientam os moradores sobre o descarte correto de lixo domiciliar e volumoso, como móveis e eletrodomésticos, que devem ser levados aos papa-entulhos do SLU. “Pedimos à população que não descarte lixo em áreas públicas, porque isso é crime ambiental. As chuvas já começaram, e o lixo acumulado é um foco certo para o mosquito da dengue. Se cada morador fizer sua parte, colocando o lixo no horário certo e no local adequado, evitamos doenças e mantemos a cidade saudável”, reforçou Everaldo. Voz da comunidade Para os moradores, a chegada dos contêineres representa uma mudança visível no cotidiano do Riacho Fundo II. A cozinheira Regilane Souza da Silva, moradora desde 2014, comemorou o reforço na limpeza. “Tava feio demais. A cidade é bonita, mas o lixo deixava um aspecto ruim. Agora, com os contêineres e o trabalho da administração, dá gosto de ver. Só falta a população colaborar”, relatou. A autônoma Mara Meire, moradora há 15 anos, também destacou a importância da conscientização. “Não adianta o governo recolher o lixo três vezes por semana se as pessoas não respeitam o dia da coleta. Tem que ter educação e fiscalização. A limpeza é responsabilidade de todos”, frisou.
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