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SETEMBRO 2023

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Projeto capacita 60 empreendedores do DF em atendimento online e práticas digitais

Uma imersão em práticas modernas de atendimento digital marcou os dois dias do Projeto de Capacitação em Gestão de Atendimento Online, concluído nessa terça-feira (3) no CEU das Artes, em Ceilândia Norte. A iniciativa reuniu 60 empreendedores de diversas regiões do Distrito Federal interessados em fortalecer a presença digital de seus negócios e aperfeiçoar a relação com clientes em um mercado cada vez mais competitivo. Empreendedores de diversas regiões do DF participaram do Projeto de Capacitação em Gestão de Atendimento Online nessa terça (2) | Fotos: João Marcos Teixeira/Sejus-DF Oferecida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial (Subdhir), a formação foi ministrada pela empresária Leyslane de Paula, especialista em gestão de atendimentos e CEO da Connect Office Secretárias Online. Ao longo das atividades, ela abordou temas como posicionamento profissional, comunicação estratégica, gestão e fidelização de clientes, organização do tempo e da rotina, formalização e sustentabilidade dos negócios. “Fiquei muito feliz ao perceber nos inscritos um interesse real em crescer. Minha expectativa era entregar conhecimentos que realmente façam diferença no dia a dia e na carreira de cada uma dessas pessoas”, afirmou. Entre os participantes, a empresária Marina Oliveira, 32 anos, sócia de uma escola de moda em Águas Claras, destacou a importância do conteúdo para quem atua diretamente com atendimento ao público: “Hoje tudo é muito automatizado, e as pessoas buscam proximidade e acolhimento ao comprar. Humanizar esse contato é essencial. Esse curso trouxe ferramentas reais para melhorar o nosso atendimento online”. Marina Oliveira, empresária: "Hoje tudo é muito automatizado, e as pessoas buscam proximidade e acolhimento ao comprar. Esse curso trouxe ferramentas reais para melhorar o nosso atendimento online" Com carga total de sete horas, a capacitação desenvolveu cinco grandes eixos: mentalidade e posicionamento profissional; estrutura, formalização e definição de nicho; organização do processo de atendimento e gestão de clientes; planejamento de tempo, rotina e prospecção; e modelos e recursos práticos aplicáveis ao cotidiano dos empreendimentos. A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, reforçou o impacto da ação: “Investir na qualificação dos empreendedores fortalece a economia, amplia oportunidades e ajuda a reduzir desigualdades. Essa formação mostra como o conhecimento pode transformar negócios e trajetórias”. O subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Juvenal Araújo, complementou: “É um passo importante para que esses empreendedores avancem com mais segurança e autonomia”. *Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF)

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JULHO 2023

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Mulheres podem se inscrever para curso de mecânica no Detran-DF

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SETEMBRO 2015

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Calendário escolar de 2026 já está disponível para a rede pública do DF

Já está disponível, no site da Secretaria de Educação Federal (SEEDF), o calendário escolar de 2026, documento que orienta o planejamento das escolas da rede pública, das famílias e dos estudantes. O cronograma estabelece o início das aulas em 12 de fevereiro e o encerramento em 21 de dezembro, além de detalhar as datas específicas das instituições educacionais parceiras (IEPs), dos centros integrados de línguas (CILs), da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional e Tecnológica. Nas unidades do Centro Interescolar de Línguas (CIL), as aulas serão divididas em dois períodos durante o ano | Foto: Divulgação Nas IEPs da educação infantil, as atividades vão de 9 de fevereiro a 23 de dezembro. Nos CILs, o ano será dividido em dois semestres: de 12 de fevereiro a 10 de julho e de 28 de julho a 22 de dezembro. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) segue o mesmo formato semestral, com datas aplicadas também à Educação Profissional e Tecnológica. “A divulgação do calendário com antecedência permite que mães, pais e responsáveis programem suas rotinas e acompanhem mais de perto a trajetória escolar dos estudantes” Francis Ferreira, subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Com a chegada de um novo ano letivo, o calendário de 2026 se torna um instrumento importante de organização e planejamento para toda a rede, incluindo escolas, estudantes e familiares “A divulgação do calendário com antecedência permite que mães, pais e responsáveis programem suas rotinas e acompanhem mais de perto a trajetória escolar dos estudantes, fortalecendo a parceria entre famílias e escola e garantindo acolhimento e melhores condições de aprendizagem”, explica a subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, Francis Ferreira. Dias flexíveis [LEIA_TAMBEM]O calendário inclui quatro dias letivos móveis: 20 de abril, 5 de junho, 16 e 28 de outubro. São datas flexíveis que fazem parte da carga obrigatória, mas podem ser organizados por cada escola conforme suas necessidades, sendo usados para projetos, avaliações, formações ou reposição de atividades. As datas não se aplicam às IEPs e aos centros de educação da primeira infância (Cepis). Entre os recessos e feriados previstos estão o Carnaval, de 16 a 18 de fevereiro; Corpus Christi, em 4 de junho; e o recesso de meio de ano, de 11 a 26 de julho. Os feriados nacionais incluem Tiradentes e o Aniversário de Brasília (21 de abril), Independência (7 de setembro), Proclamação da República (15 de novembro) e o Dia da Consciência Negra (20 de novembro). *Com informações da Secretaria de Educação    

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Audiência pública debate alteração da Base de Ativos Regulatória do saneamento

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará, na segunda-feira (8), a audiência pública nº 005/2025, para obter subsídios e informações adicionais sobre a minuta de resolução que altera o Módulo I do Manual de Revisão Tarifária Periódica (MRT) dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Distrito Federal, especificamente no que se refere à Base de Ativos Regulatória (BAR). Audiência, no dia 8, debaterá proposta que altera critérios da Base de Ativos usada nas revisões tarifárias de água e esgoto | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília A BAR é o conjunto de bens e investimentos utilizados na prestação dos serviços públicos de saneamento e serve de referência para a remuneração da concessionária e para a definição das tarifas. A proposta de alteração do MRT busca aperfeiçoar os critérios de cálculo e atualização dessa base de ativos, a fim de garantir maior transparência, previsibilidade e equilíbrio econômico-financeiro da concessão, preservando a qualidade e a continuidade dos serviços prestados à população. [LEIA_TAMBEM]A audiência pública ocorrerá no auditório Humberto Ludovico, na sede da Adasa (SAIN, antiga Estação Rodoferroviária, térreo), com início às 10h. Os interessados poderão participar presencialmente ou à distância, por meio de transmissão simultânea por videoconferência. Os participantes poderão enviar contribuições por escrito para o e-mail AP-005-2025@adasa.df.gov.br até as 18h do dia 8. A minuta de resolução e os documentos que a fundamentam estarão disponíveis no site da Adasa, na seção “Audiências Públicas 2025”. O evento será gravado, e a gravação ficará disponível na mesma página da audiência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3961-4900 ou no site da Adasa.   *Com informações da Adasa

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Novas turmas de guardiões ambientais se formam

Na segunda (1º) e na terça-feira (2), policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), pertencente ao Comando de Policiamento Especializado (CPEsp), promoveram solenidades de formatura do Programa de Educação Ambiental Lobo-Guará (Prealg) em três escolas públicas do DF: EC 11 de Ceilândia, EC 13 de Taguatinga e EC 03 do Gama. Participaram estudantes do 5º ano do ensino fundamental. Novos guardiões vão atuar como multiplicadores de conscientização ambiental | Foto: Divulgação/PMDF No primeiro dia, na EC 11 de Ceilândia, 43 estudantes da turma Canela-de-Ema receberam certificados em uma cerimônia marcada pelo entusiasmo das crianças e da comunidade escolar. A seguir foi a vez da EC 13 de Taguatinga, onde 44 estudantes da turma Pitomba foram certificados como novos guardiões ambientais. Já no dia 2, na EC 3 do Gama, 101 estudantes da turma Embiruçu concluíram o ciclo de atividades. [LEIA_TAMBEM]Durante todo o período do curso, os alunos foram orientados sobre cuidados essenciais com o meio ambiente, responsabilidade coletiva e a importância da prevenção primária aos crimes ambientais, com foco na conscientização sobre a importância de coibir a criação irregular de animais silvestres. Além disso, tornaram-se multiplicadores de conhecimento em suas comunidades, ampliando o alcance das ações de preservação. O Programa Lobo-Guará tem como referência a Lei nº 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais) e atua de forma preventiva junto a instituições de ensino fundamental do DF. Desde sua criação, mais de 14 mil estudantes já se tornaram guardiões ambientais e mais de 700 mil pessoas foram alcançadas pelas atividades educativas promovidas pelo BPMA. As três solenidades reuniram, ao todo, 87 estudantes formados em Ceilândia e Taguatinga, 101 estudantes formados no Gama. *Com informações da Polícia Militar do DF

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