Em uma semana, os espaços públicos abertos para a população em situação de rua passar a noite prestaram mais de mil atendimentos. De segunda-feira passada (15) até o último domingo (21), foram registrados 1.012 acolhimentos nos abrigos da Ação contra o Frio – número que, somado ao que já foi feito pela campanha desde seu início, chega a 4.258.

Abrigos do DF podem ser abertos ou fechados, conforme a demanda | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
Atualmente, são dois os locais em funcionamento. O do Centro Integrado de Educação Física (Cief), na 907 Sul, abriu suas portas em 17 de junho e, desde então, prestou 3.510 atendimentos, dos quais 761 foram na última semana. Já o da Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia, na QNM 27, foi aberto no início deste mês e contabiliza, ao todo, 640 atendimentos – só nos últimos sete dias, 251.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), novos espaços podem ser abertos ou fechados conforme a demanda. O abrigo do Gama, no Centro de Convivência (Cecon) da região, funcionou de 20 de junho ao dia 2 deste mês e somou 108 atendimentos.