Para marcar o fim do Setembro Azul — mês da visibilidade à comunidade surda — e o Dia Internacional do Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD-DF) promoveu, nesta segunda-feira (30), uma ação, ofertando uma série de serviços à população na estação 112 Sul do Metrô — onde tradicionalmente é feito o Cadastro da Pessoa com Deficiência (CadPcD).
No local, a população pôde contar, entre outras coisas, com assistência jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal, exames de optometria, palestras e atendimento dos centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Tudo com a intermediação de intérpretes da Central de Interpretação de Libras (CIL).
Flávio Santos: “Nós temos um programa muito importante para o segmento que é o DF Libras, que traz interpretação de Libras para todos os surdos em todos os órgãos do GDF” | Foto: Matheus H. Souza/ Agência Brasília
“Hoje é um dia marcante para esse segmento, porque essa área da comunicação acessível, principalmente na questão de Libras, é muito importante para que haja mais inclusão para as pessoas surdas. O governo tem essa preocupação há muitos anos e, hoje, nós temos um programa muito importante para o segmento que é o DF Libras, que traz interpretação de Libras para todos os surdos em todos os órgãos do GDF”, apontou o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Santos. “[Essa ação] que comemora o Dia Nacional do Surdo [26 de setembro] e o Dia Internacional do Intérprete serve para marcar a importância dessa área de atuação do nosso governo em prol das pessoas com deficiência, mais especificamente dos surdos”, acrescentou.
Já o diretor de Acessibilidade Comunicacional da SPED, Waldimar Carvalho, destacou que a ação é uma oportunidade de “trazer as pessoas surdas para mais perto” dos serviços oferecidos pelo GDF: “Trazer para uma área mais central, com a Defensoria Pública, com os Cras, os Creas, trazendo o profissional e trazendo a tradução. São mais de 40 pessoas que estão aqui hoje para esses atendimentos. Esse é um projeto que a gente quer que cresça cada vez mais dentro da secretaria, para que traga mais visibilidade e traga o surdo para os atendimentos que são necessários.”
